Blog Top Society - Karla Cruz

Você sabe o que significa Mansplaining?

30/03/2020    Maristela Brites

Entre as  notícias interessantes da quarentena, a mais comentada  foi a saída da comentarista da CNN, a advogada Gabriela Priolli. 

Com isso surgem várias interpretações no meio jornalístico e entre os que acompanham o " Grande Debate".

   

Entre tantos comentários e análises, surgiu a expressão " mansplaining "  , para entender melhor vamos explicar os termos gaslighting, mansplaining, manterrupting e bropriating.





 
img/topsocie_blog/2955_post_1725.jpg

Na manhã do domingo (29), a comentarista política Gabriela Prioli, 34, fez um desabafo em suas redes sociais e sinalizou que poderá sair da CNN. “Não consigo atingir o meu objetivo se for constrangida e não posso seguir participando do debate sem que a convicção sobre a gravidade do constrangimento não seja só minha, mas de todos os envolvidos, na frente e atrás das câmeras”, escreveu Gabriela. 
Segundo relatos de profissionais da CNN, o atrito que ela teve ao vivo no debate na sexta (27) com o apresentador Reinaldo Gottino continuou nos bastidores.
 O tema da bancada, atualmente composta pelo empresário Tomé Abduch, substuindo temporariamente o incrível Caio Copolla, era sobre a prisão domiciliar de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, mas a conversa desandou sobre outros assuntos, até política sobre drogas.
A advogada demonstrou ter sido constrangida, enquanto rebatia que preferia alimentar a discussão com informações técnicas, havia se preparado para o debate e os assuntos abordados ao vivo fugiam completamente do tema.
Então vamos conhecer mais sobre estas expressões:
Imagine o seguinte cenário: você está explicando uma idéia e acaba sendo interrompida (várias vezes), sem terminar a frase. Agora, você está defendendo uma idéia em uma reunião e ninguém dá ouvidos. Logo em seguida, uma outra pessoa repete exatamente a sua idéia e ela é aprovada por todos.
Como se sentiria no lugar da pessoa que é interrompida ou que tenha copiado  a ideia ? Essas situações são mais comuns do que você imagina, e elas já têm seus respectivos nomes.
Esses termos manterruptingbropriatinggaslighting e mansplaining são alguns dos termos criados para sinalizar o "machismo" nas relações e qualificar o comportamento masculino em relação a uma mulher em diferentes situações. Ao saber do significado, fica mais fácil que homens e mulheres conscientes se articulem para evitar situações frequentes pelas quais muitas mulheres passam.
Seguem, abaixo, algumas dessas expressões e o que elas significam:

Manterrupting

Quando um homem interrompe constantemente uma mulher, de maneira desnecessária, não permitindo que ela consiga concluir sua frase.
A palavra é uma junção de “man” (homem) e “interrupting” (interrupção) e, em tradução livre, quer dizer “homens que interrompem”. Esse comportamento é muito comum em reuniões e palestras mistas, quando uma mulher não consegue concluir sua frase por ser constantemente interrompida pelos homens ao redor.
Segundo o Nexo Jornal, o termo surgiu em 2015, com o artigo “Speaking while Female, and at a Disadvantage” (falando enquanto mulher, e em desvantagem), publicado no “The New York Times”. O texto foi escrito por Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, e Adam Grant, professor da escola de negócios da University of Pennsylvania. Eles citaram um estudo de psicólogos de Yale que mostra como senadoras americanas se pronunciam significativamente menos do que seus colegas masculinos de posições inferiores.

Mansplaining

Quando um homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. O termo é uma junção de “man” (homem) e “explaining” (explicar).
Em atos de mansplaining, um homem acha que sabe mais sobre um tópico do que uma mulher. Muitas vezes, essa expressão está ligada ao manterrupting – nesses casos, o homem interrompe a mulher para mostrar que sabe mais do que ela.
De acordo com artigos da Think Olga ONG feminista criada para empodeirar as mulheres através de informações, afirmam que  a verdadeira intenção do mansplaining é desmerecer o conhecimento de uma mulher. “É tirar dela a confiança, autoridade e o respeito sobre o que ela está falando. É tratá-la como inferior e menos capaz intelectualmente. 
 Pesquisas  mostram que homens dominam 75% da conversação em grupos de tomada de decisão. E, quando as mulheres estão falando, elas são mais interrompidas. Eles mostram uma compilação de situações reais que envolvem mansplaining..

Bropriating

Quando um homem se apropria da mesma ideia já expressa por uma mulher, levando os créditos por ela. O termo é uma junção de “bro” (de brother, irmão, mano) e “appropriating” (apropriação). É algo que acontece muito em reuniões.
Segundo a ONG Think Olga, o bropriating ajuda a explicar por que existem tão poucas mulheres nas lideranças das empresas. “Além das supostas desvantagens mercadológicas e o preconceito de gênero, ainda servimos de plataforma para o crescimento de colegas homens, pelo simples fato de sermos menos ouvidas e levadas a sério.”

Gaslighting

Gaslighting (derivado do termo inglês Gaslight, ‘a luz [inconstante] do candeeiro a gás’) é um dos tipos de abuso psicológico que leva a mulher a achar que enlouqueceu ou está equivocada sobre um assunto, sendo que está originalmente certa. É um jeito de fazer a mulher duvidar do seu senso de percepção, raciocínio, memórias e sanidade.
No dia a dia, algumas frases são características deste tipo de comportamento: “Você está exagerando”; “Pare de surtar”; “Não aceita nem uma brincadeira?”; “Você está louca”; entre outras. É um comportamento que afeta homens e mulheres, mas as mulheres são vítimas culturalmente mais fáceis.
Na matéria “Por que as mulheres não estão loucas”, o autor Yashar Ali explica que gaslighting é um termo usado com frequência por profissionais da área da saúde mental para descrever comportamento manipulador usado para induzir pessoas a pensarem que suas reações são tão insanas que só podem estar malucas. Yashar explica também a origem do termo.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página