Blog Top Society - Karla Cruz

O que diferencia as marcas líderes de mercado?

14/07/2020    Gustavo Siqueira

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Pode-se observar que em todos os segmentos de mercado sempre existem marcas que se destacam mais. Algumas saem na frente em todos os sentidos e conseguem chamar a atenção das pessoas, criando laços com seus consumidores e dominando o seu segmento. Mas, afinal, o que faz as pessoas se apaixonarem pelas marcas e se tornarem embaixadores de produtos e serviços, defendendo o que uma empresa oferece?
 
Para D.J. Castro, especialista em branding e fundador da Nexia Branding — empresa de consultoria estratégica focada na criação, construção e transformação de marcas —, não existe um segredo, porém existem pontos em comum entre as grandes marcas líderes.  “Hoje, as marcas líderes, são as que conseguem se conectar com a mente e o coração das pessoas e que constroem relacionamentos de longo prazo com os consumidores. E para isso, é preciso que a marca tenha um propósito claro e definido”, aponta.
 
Por isso, o especialista em branding os principais pontos e ações de algumas marcas líderes de mercado e dá dicas de como se tornar uma:

Propósito da marca: De acordo com Castro, o propósito de uma marca é uma afirmação clara do motivo fundamental dela existir. “É uma declaração de intenção de como ela quer influenciar positivamente as pessoas e transformar a realidade e o mercado. Ele também mostra o motivo da marca existir e que diferença ela quer fazer na vida das pessoas e, em consequência, no mundo. E isso é algo poderoso, que engaja e motiva todos que tem contato com ela”. 
 
Propósito Massivo: “Uma abordagem ampliada do propósito utilizado por empresas que realmente querem gerar impacto positivo na sociedade, consiste em definir um Propósito Massivo Transformador, ou seja, um grande objetivo de longo prazo e de grande abrangência que a empresa vai perseguir para revolucionar a sua área de atuação”. Castro informa que as marcas que lideram com propósito conseguem construir relacionamentos verdadeiros e conquistar lealdade, consistência e relevância ao longo da vida dos seus consumidores.
 
“Mais do que definir o propósito, a marca precisa praticá-lo diariamente com mensagens e ações que geram as percepções corretas nas pessoas, produzindo impacto positivo na sociedade como um todo e isso chamamos de propósito massivo”.  D.J. Castro revela que todos os stakeholders, ou sejam, quem tem contato com a marca - colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes, consumidores finais, influenciadores e eco - precisam compreender a razão de existência da empresa e conectar-se com seu propósito, contribuindo para sua realização.
 
Princípios fundamentais: O especialista em branding informa que para realizar o propósito não adianta fazer qualquer coisa e a qualquer custo, é imprescindível que haja parâmetros que guiem a atuação da empresa e orientem as pessoas.  “Princípios são conceitos dos quais a empresa não abre mão. Eles são a base para a tomada de decisão em todos os sentidos”.
 
Na análise de Castro, é muito comum as marcas terem uma lista de termos que em algum momento da sua história foram definidos. “Eles vão além de uma lista de itens, cada um precisa ter um motivo sólido para existir e estar alinhado ao propósito da marca, conceitos e objetivos de marketing. A definição de princípios é parte primordial na construção de uma marca líder”.
 
Resistência: “Marcas fortes resistem melhor às crises”, aponta Castro. Com a pandemia do novo Covid-19 foi possível ver várias marcas se destacando no senário atual, positivamente e outras negativamente. Então o que diferencia as marcas que se destacam positivamente? “A capacidade de entender o zeitgeist e se adaptar sem perder o foco, ou seja, a compreensão clara do seu papel, buscando atender as pessoas, se tornando próxima, além de informá-las antes de tentar vender a qualquer custo”, informa Castro.
 
“E o que destacou negativamente algumas marcas foi a ganância exagerada, a vontade de vender sem medir as consequências e a falta de empatia. Nesse tempo complexo em que vivemos, as marcas precisam estar totalmente conectadas com a realidade que as cercam, exercitando a empatia, compreendendo as necessidades, desejos e desafios das pessoas, para poder traçar planos estratégicos, táticos e operacionais e para se adaptar, reinventar, evoluir e contribuir para fazer um mundo melhor para todos”.
 
De acordo com o especialista em branding, esses pontos e atitudes positivas geram conexões humanas que fortalecem as marcas. “Quando a crise econômica causada pela pandemia do novo Covid-19 passar, as marcas que agiram e agirem nesse sentido colherão os frutos do relacionamento construído nos tempos difíceis. É um grande desafio, mas vale a pena”, finaliza D.J. Castro.

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Óculos de grau: dicas para facilitar a adaptação

14/07/2020    Gustavo Siqueira

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mudança de hábitos e costumes é um processo que envolve paciência e persistência. Incorporar uma nova rotina e nos adaptarmos a alguma novidade nem sempre é uma tarefa fácil. É assim em diversas áreas da nossa vida, o começo de um novo emprego, a prática de uma atividade física e até ao começar a utilizar óculos de grau.

Em um primeiro momento há uma sensação de desconforto e irritação ao precisar utilizar um acessório de modo constante no rosto, mas com um pouco de persistência é possível se adaptar ao uso.

A vendedora da Joalheria e O?tica Authentika, Katia Cuzik, separou algumas dicas para auxiliar na adaptação dos óculos de grau.
 
Mudança de hábitos
O processo de se habituar com o uso de óculos de grau pode ser um pouco trabalhoso, especialmente se você nunca usou antes. É comum sair de casa e esquecê-los ou mesmo sentir alguns incômodos, como tontura, vertigem e dor de cabeça. No entanto, nada disso pode ser desculpa para deixar de utilizá-los.
 
Adaptação
Katia explica que para uma boa adaptação é preciso uma boa lente, ela será essencial para um melhor uso do acessório. “O tempo de adaptação varia de pessoa para pessoa, por isso, somente o tempo poderá melhorar o uso. É muito importante não desistir e pensar que o uso do óculos de grau é para a sua saúde e bem-estar”, comenta.
 
Armação
A escolha da armação é um item essencial para um bom uso do óculos de grau. A armação deve ser adequada para o seu rosto, no tamanho correto e com a qual você se sinta confortável.
 
Lembrete
Segundo pesquisas, é necessário, em média, 28 dias para que o nosso cérebro crie um novo hábito. Portanto, até você criar o hábito de utilizar os óculos constantemente, use lembretes para te ajudar a não esquecer de colocar os óculos.
 
Mova a cabeça e não os olhos
É normal ao começar a utilizar óculos que a pessoa sinta tontura, por conta da rapidez com que a pessoa move os olhos. “Para resolver este quadro é preciso mover a cabeça e não somente os olhos, assim a sensação de desconforto irá diminuir”, ressalta a especialista.
 
Qual material de lente devo escolher?
As lentes de óculos podem ser feitas de vários materiais diferentes, entre eles:

Vidro ou cristal: é um material resistente a riscos, porém muito pesado e pode quebrar comfacilidade.

Resina: é a lente mais comum e mais utilizada. É boa para graus baixos.
Policarbonato: é uma lente muito resistente e leve e por isso é a preferida para crianças e esportistas.

Trivex: é um material novo no mercado. É ainda mais resistente do que o policarbonato e ainda assim são lentes leves.

Alto índice: são lentes com alto índice de refração o que faz com que sejam lentes finas e leves. São boas para serem usadas em graus altos.
 
Limpeza
Por último, a limpeza das lentes deve ser feita com regularidade. Elas devem ser limpas com detergente neutro e um pano de microfibra, para não arranhar. E, ao longo do dia as lentes devem se manter limpas, proporcionando mais conforto
 
Dica
A Joalheria e O?tica Authentika está com uma promoção de lente mais armação a partir de R$ 130,00. A promoção vale para lentes de visão simples de até dois graus.

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CartonDruck e seus colaboradores se unem em ação solidária

14/07/2020    Gustavo Siqueira

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O mês de junho foi movido pela solidariedade na CartonDruck Gráfica. Nos últimos 30 dias, os 200 colaboradores participaram de uma campanha solidária em prol da comunidade onde a fábrica está inserida em Blumenau. Para cada alimento não perecível ou materiais de limpeza e higiene arrecadados entre os funcionários, a empresa doou mais três produtos, triplicando o total de doações.

“Um dos braços de atuação da CartonDruck Gráfica é a responsabilidade social. Sempre buscamos ajudar o próximo, seja através de donativos ou apoios financeiros. Em meio à pandemia, queríamos continuar auxiliando quem precisa e, então, seguimos com as doações. Em junho, a pedido dos próprios colaboradores que gostariam de contribuir, incluímos eles na ação e a campanha se estendeu. Dessa forma, todos que trabalham aqui foram incentivados a amparar quem está em situação de vulnerabilidade”, ressalta Ticiana Baumgarten, diretora da CartonDruck.

Os agasalhos coletados e os produtos, que se tornaram cestas básicas, serão encaminhados para a Escola de Educação Básica Municipal Olga Rutzen, localizada no bairro Itoupavazinha. “Temos uma parceria muito bacana com a escola e, por isso, vamos entregar todo o material para eles, que ficarão responsáveis pela distribuição nas famílias da comunidade local que necessitam de apoio nesse momento”, comenta Aline Taynara Budag, responsável pela Responsabilidade Social da CartonDruck

CartonDruck

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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