Blog Top Society - Karla Cruz

Óculos de grau: dicas para facilitar a adaptação

14/07/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3591_post_12186.png
mudança de hábitos e costumes é um processo que envolve paciência e persistência. Incorporar uma nova rotina e nos adaptarmos a alguma novidade nem sempre é uma tarefa fácil. É assim em diversas áreas da nossa vida, o começo de um novo emprego, a prática de uma atividade física e até ao começar a utilizar óculos de grau.

Em um primeiro momento há uma sensação de desconforto e irritação ao precisar utilizar um acessório de modo constante no rosto, mas com um pouco de persistência é possível se adaptar ao uso.

A vendedora da Joalheria e O?tica Authentika, Katia Cuzik, separou algumas dicas para auxiliar na adaptação dos óculos de grau.
 
Mudança de hábitos
O processo de se habituar com o uso de óculos de grau pode ser um pouco trabalhoso, especialmente se você nunca usou antes. É comum sair de casa e esquecê-los ou mesmo sentir alguns incômodos, como tontura, vertigem e dor de cabeça. No entanto, nada disso pode ser desculpa para deixar de utilizá-los.
 
Adaptação
Katia explica que para uma boa adaptação é preciso uma boa lente, ela será essencial para um melhor uso do acessório. “O tempo de adaptação varia de pessoa para pessoa, por isso, somente o tempo poderá melhorar o uso. É muito importante não desistir e pensar que o uso do óculos de grau é para a sua saúde e bem-estar”, comenta.
 
Armação
A escolha da armação é um item essencial para um bom uso do óculos de grau. A armação deve ser adequada para o seu rosto, no tamanho correto e com a qual você se sinta confortável.
 
Lembrete
Segundo pesquisas, é necessário, em média, 28 dias para que o nosso cérebro crie um novo hábito. Portanto, até você criar o hábito de utilizar os óculos constantemente, use lembretes para te ajudar a não esquecer de colocar os óculos.
 
Mova a cabeça e não os olhos
É normal ao começar a utilizar óculos que a pessoa sinta tontura, por conta da rapidez com que a pessoa move os olhos. “Para resolver este quadro é preciso mover a cabeça e não somente os olhos, assim a sensação de desconforto irá diminuir”, ressalta a especialista.
 
Qual material de lente devo escolher?
As lentes de óculos podem ser feitas de vários materiais diferentes, entre eles:

Vidro ou cristal: é um material resistente a riscos, porém muito pesado e pode quebrar comfacilidade.

Resina: é a lente mais comum e mais utilizada. É boa para graus baixos.
Policarbonato: é uma lente muito resistente e leve e por isso é a preferida para crianças e esportistas.

Trivex: é um material novo no mercado. É ainda mais resistente do que o policarbonato e ainda assim são lentes leves.

Alto índice: são lentes com alto índice de refração o que faz com que sejam lentes finas e leves. São boas para serem usadas em graus altos.
 
Limpeza
Por último, a limpeza das lentes deve ser feita com regularidade. Elas devem ser limpas com detergente neutro e um pano de microfibra, para não arranhar. E, ao longo do dia as lentes devem se manter limpas, proporcionando mais conforto
 
Dica
A Joalheria e O?tica Authentika está com uma promoção de lente mais armação a partir de R$ 130,00. A promoção vale para lentes de visão simples de até dois graus.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página