Blog Top Society - Karla Cruz

Santa Catarina terá empreendimento inédito no Brasil

25/08/2020    Alex Ferrer

Vinícola Pericó e Pioneira Empreendimentos apresentam o primeiro “Residencial Temático do Vinho Brasileiro”, que será construído em Balneário Camboriú
img/topsocie_blog/3878_post_13806.jpg
 
O empreendimento já tem nome e será lançado em breve na região. O “Pericó Residence”, empreendimento imobiliário com temática toda sobre vinhos será o único no país neste estilo, misturando habitação, cave subterrânea (abaixo do nível do mar), restaurantes e uma decoração inspirada em uma das bebidas mais consumidas e populares no mundo.
Localizado na Barra Sul, em Balneário Camboriú o Pericó Residence terá 46 apartamentos, sendo dois por andar. Construído numa parceria entre a Vinícola Pericó, de São Joaquim e a Pioneira Empreendimentos, a previsão de entrega é 2024. Assinam o projeto arquitetônico os escritórios ZS. Arquitetura e Grupo Tauari Design e Arquitetura.
img/topsocie_blog/3878_post_5933.jpg

Em uma relação antiga com o mercado imobiliário da região, o empresário Diego Censi, Diretor da Vinícola Pericó afirma que Balneário Camboriú é um dos principais pontos de desenvolvimento econômico do setor imobiliário no país e perfeita para receber um empreendimento inédito como este. Há dois anos trabalhando no projeto, ele e os parceiros da Pioneira Empreendimentos, Altamir Osni Teixeira e Claudio Márcio de Souza esperam surpreender o público e o mercado. “Seguimos uma tendência mundial, que é a de associar grandes marcas aos empreendimentos, assim como acontece na cidade com projetos assinados por Pininfarina, Tonino Lamborghini e Porsche Design. A ideia é trazer para os edifícios o status de grife”, pontuou Diego.
img/topsocie_blog/3878_post_5412.jpg

Segundo o empresário, aliado ao consumo de vinhos, que subiu durante a pandemia e a necessidade de criar novos projetos trabalhando remotamente, ele e os sócios perceberam que este é um nicho de mercado com grande potencial a ser explorado, valorizando o mercado de vinhos brasileiros, que cresce a cada ano e que, devido à alta do dólar ganhou ainda mais espaço nos lares brasileiros.
O Pericó Residence terá as áreas de lazer e áreas comum todas com temática voltada para os vinhos, com adegas individuais por apartamento e toda a arquitetura e design pensados na bebida, como as cores da piscina e os ambientes da churrasqueira, que levam nomes de variedades de uvas e rótulos da Vinícola. Entre as novidades o empreendimento terá uma loja no subsolo, primeira no Brasil, abaixo do nível do mar, que terá entre 1.200 e 1.300 m². “O objetivo é criar uma loja conceito, com vinhos, delicatessen, espaço para restaurantes que valorizem a nossa região, inclusive com chefs locais, que tenham identidade com o mercado daqui”, explicou o empresário.
img/topsocie_blog/3878_post_14479.jpg

Este será o primeiro empreendimento do gênero no mundo, que aloque num só local residencial e comércio, com toda a infraestrutura tematizada. “Existe no Uruguai um hotel temático e outros neste segmento na Serra Gaúcha, mas como residencial seremos pioneiros”, afirmou Diego Censi.

Fotos: Divulgação / Pericó

Compartilhe nas redes sociais:

Testes de túnel de vento garantem segurança dos grandes edifícios mesmo diante de um ciclone

25/08/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3877_post_6254.jpg
Os fenômenos naturais que passaram recentemente por Santa Catarina trouxeram à tona a importância dos ensaios de túnel de vento e análises de rajadas das grandes edificações que existem ao longo da costa de Balneário Camboriú (SC) e integram a lista de maiores prédios do país. Além da estrutura, testes de fachada também são necessários e garantem a eficácia de vedação, resistência e segurança da parte envidraçada que recobre os arranha-céus.

O engenheiro da Pasqualotto&GT, Davi Rotilli comenta que, apesar de estarem na cidade os maiores prédios do Brasil, foram estes os que praticamente nem sentiram o impacto das rajadas de vento. Balançar é regra! “Independentemente da sua altura, todas as edificações balançam ao serem atingidas pelas forças de vento, embora muitas vezes essa movimentação não seja percebida. A percepção é muito relativa. Depende de cada pessoa, da posição em que ela se encontra em relação à edificação, se ela está sentada, deitada, se tem labirintite, entre outras”, justifica o engenheiro.

Escolher fazer testes em túneis de vento é uma medida importante e reforça a grandiosidade dos empreendimentos, como o YACHTHOUSE by Pininfarina, o maior edifício residencial da América Latina. Com 81 andares e 281 metros de altura, o projeto teve todos os ensaios laboratoriais do túnel de vento realizados na Inglaterra pela B.R.E. e no Canadá pela RWDI. Além disso, foi realizado um estudo de análise de rajadas e dimensionamento do projeto no Panamá, com a coordenação de Oscar Ramires. No país da América Latina, foi analisada a dinâmica das rajadas de curta e de longa duração, com esforços que variam com a intensidade do vento, com a altura da obra, com o local onde o edifício está situado, com a forma do projeto e com a forma e densidade das edificações do entorno, com a topografia, entre outros.

Tudo isso para que o YACHTOUSE by Pininfarina não se tornasse sensível aos ocupantes. Da mesma forma, foram analisadas as acelerações que poderão ocorrer em diversos pontos da estrutura. As normas estabelecem limites para as acelerações de maneira a não causar desconforto para a grande maioria dos usuários, no período de vida do edifício.

“No caso específico do YACHTHOUSE by Pininfarina, todos os procedimentos foram feitos de maneira a garantir a segurança e o conforto dos futuros moradores. E os estudos mostraram a necessidade de enrijecimento da estrutura de forma que os deslocamentos no topo da edificação ficassem dentro dos limites estabelecidos pelas normas nacionais e internacionais. Foram, então, implementados nos pavimentos 30 e 53, dois níveis de outriggers, que consistem em grandes vigas fortemente armadas que aumentam a rigidez da estrutura e controlam os deslocamentos frente aos esforços de vento”, explica o engenheiro. Vale destacar ainda os testes feitos com a fachada que tiveram como resultado uma aprovação da pele de vidro com notas acima das exigidas pelas normas de regulamentação.
 
Como funciona um ensaio de túnel de vento
·       Inicialmente estimam-se cargas de vento baseadas em velocidades de vento de projeto, explicitadas em normas técnicas. Estas velocidades são resultado da análise estatística dos dados colhidos durante várias décadas nas estações meteorológicas espalhadas pelo país.
·       Com as forças de vento estimadas, estabelece-se o sistema estrutural e dimensiona-se preliminarmente os elementos estruturais de tal maneira a limitar os deslocamentos no topo do edifício e não haja perigo de tombamento.
·       Definida a solução estrutural preliminar, parte-se, então, para ensaios em que são construídos modelos em escala do edifício em estudo e dos edifícios do entorno.
·       Então submetem-se esse modelo a um ensaio de túnel de vento onde se aplicam velocidades de vento compatíveis com as velocidades de vento de projeto, definidas nos estudos estatísticos mencionados acima.
·       Os dados retirados dos ensaios no túnel de vento fornecem uma previsão mais precisa dos esforços que a estrutura será submetida ao longo do tempo. Com esses esforços, é então feita a verificação dos elementos estruturais que haviam sido pré-dimensionados na primeira fase do projeto e, se necessário, feitos ajustes obtendo-se a segunda versão do modelo estrutural, agora mais preciso.
 

Pasqualotto&GT é a construtora de empreendimentos de luxo, como o YACHTHOUSE by Pininfarina, o maior residencial da América Latina, com 81 andares e 281 metros de altura. Com vocação para edifícios verticais acima de 50 andares, também possui outros empreendimentos em parceria by Pininfarina como o Vitra, reconhecido na América e Europa como ícone da arquitetura internacional.
 
Pasqualotto&GT Empreendimentos

Compartilhe nas redes sociais:

Um brinde ao vinho brasileiro: confira algumas sugestões da bebida que está sendo mais consumida durante a quarentena

25/08/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3876_post_1561.jpg
Em meio à pandemia de Coronavírus, o isolamento social está promovendo novos hábitos nos consumidores, como o aumento do consumo de vinhos em casa, principalmente, de rótulos nacionais. É o que apontou o levantamento da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), que mostrou que a venda de vinhos brasileiros aumentou mais de 39% somente no primeiro semestre deste ano, quando comparada ao mesmo período em 2019.  

Além das medidas de distanciamento social, a explicação para o aumento das vendas dos rótulos nacionais é devido a valorização e maior oferta do produtor brasileiro, considerando que o dólar está em alta e a importação de vinhos sofreu com alguns problemas de logística. Para os que já consumiam a bebida antes da pandemia, o consumo apenas aumentou.

“É preciso valorizar a produção nacional. Ainda existe uma desconfiança muito grande baseada de que nosso país não tem tradição na produção, nem qualidade. Um exemplo que prova o contrário, em sua última edição o Guía Descorchados, mais importante guia de vinhos da América Latina que afirma que o Brasil faz os melhores espumantes da América do Sul e conferiu ao espumante nacional Lírica Crua, da Vinícola Hermann cinco indicações, ou seja, coloca nosso vinho em igualdade com os chilenos, argentinos e uruguaios, maiores produtores de vinhos na América do Sul”, aponta o sommelier da Decanter Blumenau, Sidney Lucas.

Portanto, nada melhor do que conhecer alguns rótulos brasileiros para degustar na quarentena. Para ajudar na hora na escolha, o sommelier da Decanter separou três sugestões de vinhos nacionais. Confira:

A primeira sugestão do sommelier é o tinto Quinta da Neve Pinot Noir 2014. "O vinho brasileiro pode ser saboreado ao lado de um delicioso salmão grelhado, servido com redução de pinot e mini-legumes no vapor, cogumelos silvestres, ervas e especiarias, ou um pappardelle ao ragù de codornas”, afirma o sommelier.

Para os amantes de uma bebida mais leve, o espumante Vinícola Hermann Bossa N° 1 Brut, natural da Serra Gaúcha, é a escolha perfeita. “Com aromas de frutas cítricas e florais, o espumante possui grande versatilidade à mesa. É excelente para aperitivos, além disso, é uma ótima opção para ser harmonizado com sashimis ou escalopes suínos grelhados, servidos ao creme delicado de cogumelos frescos”, revela Lucas.

O vinho branco de São Joaquim, em Santa Catarina, Quinta Da Neve Quinta Essência Sauvignon Blanc 2018 é a última sugestão do sommelier. “A região é caracterizada por verões amenos, com chuvas passageiras, invernos rigorosos e secos, outono seco, propiciando boa maturação e primavera com risco de geadas tardias. O vinho harmoniza muito bem com peixes brancos cozidos ou assados”, conclui Lucas.
 
Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página