Blog Top Society - Karla Cruz

Orion Parque Inaugura Espaço Público de Coworking

04/02/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/4970_post_11265.png
Claiton Camargo, diretor-executivo do Orion Parque.

Primeiro do gênero da região, parceria do Orion e Prefeitura de Lages, iniciativa possibilita o uso do espaço - com mesas de escritório com tomadas, cadeiras e wifi gratuito - para toda a comunidade.
Após um período em que os espaços públicos do Orion Parque foram alargados para mais pessoas, possibilitando o fácil acesso a empresários, empreendedores, profissionais liberais, estudantes e público em geral, o Centro de Inovação apresenta uma estrutura que possibilitará a versatilidade de coworking com a adaptação de mesas para utilização de trabalho compartilhado - até mesmo eventos em geral.

img/topsocie_blog/4970_post_12435.jpg
Cerca de 50 novos espaços de coworking estão disponíveis no hall de entrada do Centro de Inovação, no Orion Parque, com acesso e utilização gratuitos para a comunidade em geral. Todos os cuidados possíveis para diminuir a chance de propagação do novo coronavírus foram tomados.
“Inicialmente ele será disponibilizado com 50% de sua capacidade para mantermos as normas de segurança” ressalta Claiton Camargo, diretor-executivo do Orion Parque.

“Com a implantação do Plano de Mitigação em 2020, com o intuito de amenizar os efeitos da COVID-19, aderimos à ideia de Coworking Público, mediante a percepção de uma carência desse tipo de utilização no Ecossistema, para que pequenos negócios e empreendedores, além de negócios locais, pudessem manter suas atividades com intuito de aproximação da comunidade ao Ecossistema e também às atividades do Orion. Atualmente o Orion Parque possui condições de manter um Coworking Público estruturado, totalmente gratuito e em parceria da Prefeitura Municipal de Lages”, lembra Claiton.
img/topsocie_blog/4970_post_5004.jpg
As mesas coletivas possuem cadeiras tipo escritório e tomada para uso de notebooks. O Orion Parque conta com wifi gratuito, mediante cadastro. Também há possiblidade de empréstimo de computadores pelo Centro de Inovação, sob reserva, que deve ser feita através deste link - também  para uso do coworking.
img/topsocie_blog/4970_post_242.jpg
Aproximação entre empreendedores e entidades
Em dezembro de 2020, o Orion Parque apresentou o balanço do Programa de apoio e reestruturação de pequenos negócios locais para retomada econômica e mitigação dos efeitos da crise causada pela COVID-19, chamado de Plano de mitigação, também realizado em parceria com a Prefeitura de Lages. Lançado em abril, o principal objetivo da iniciativa era ajudar a comunidade neste momento de pandemia, atuando em múltiplas frentes.
img/topsocie_blog/4970_post_4469.jpg
Uma delas foi justamente o uso facilitado dos espaços do Centro de Inovação, com a abertura de um Coworking Público, com acesso aos serviços oferecidos às empresas do Orion e a disponibilização de espaços para negócios locais com dificuldades de manter seus atuais espaços.
Em sete meses foram mais de 130 pessoas usando o coworking público oferecido e mais 15 pontos de vinculação para empresas, que utilizaram as salas do Centro de Inovação. Destes empreendedores que usaram os espaços, seis são acompanhados para submissão futura ao edital OrionLab.

O Plano de mitigação deu tanto resultado que agora o Orion oferece ainda mais opções de trabalho compartilhado.
“O principal objetivo desse novo espaço é que os pequenos negócios e negócios locais tenham onde continuar suas atividades, considerando as consequências causadas pela pandemia, além de aproximar as pessoas ao Orion e ao Ecossistema de Inovação”, aponta Thais Lima, uma das responsáveis pelo novo espaço no Centro de Inovação. 

Para ela, um dos nossos objetivos é que a população seja mais próxima ao Centro, enxerguem nosso espaço como um local acessível para todos, como de fato é.
“Acredito que com a interação através do Orion as pessoas possam conhecer outras entidades locais e estaduais, as quais fazemos parte, como ACATE, ACIL e rede de Centros de Inovação, FAPESC, entre outras. Então para aqueles que não estão diretamente inseridos nesse meio, pode funcionar como uma porta de entrada”, diz.
O agendamento para uso do Coworking Público poderá ser feito no formulário no site do Orion Parque ou através do WhatsApp no número (49) 3191-0762 . O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 13h.
Assessoria de Comunicação e Impresa - Orion Parque Tecnológico 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página