Blog Top Society - Karla Cruz

Instalado o primeiro ecoponto para coleta de lixo reciclável

21/07/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/6351_post_8857.jpg
 
O projeto foi idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages e desenvolvido pela Secretária de Águas e Saneamento (Semasa), sendo uma ação conjunta do poder executivo em relação às questões ambientais e a destinação correta do lixo.
img/topsocie_blog/6351_post_473.jpg
 
O container é dividido por compartimentos e representado por cores diferentes para cada tipo de material a ser descartado, como: metais e alumínio, plástico, papel, vidros e eletrônicos. O primeiro ecoponto foi instalado na Avenida 31 de Março, bairro Guarujá, e foi entregue à população nesta quarta-feira (21), com a presença de moradores, lideranças comunitárias, gestores públicos e as seguintes autoridades: prefeito de Lages Antonio Ceron (PSD), vice-prefeito Juliano Polese (Progressistas), presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Omar dos Santos (PSD),secretários de Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues; Jean Pierre Ezequiel, de Assistência Social e Habitação; e Jurandi Agustini, de Águas e Saneamento.
 
img/topsocie_blog/6351_post_8903.jpg
Segundo o diretor de resíduos sólidos da Semasa, Milton Matias, as responsabilidades e a conscientização devem ser iguais para todos na busca por melhor qualidade de vida e de maneira sustentável, por isso, o sistema será instalado em outros pontos da cidade. “A Prefeitura está fazendo a sua parte, nosso intuito é motivar a participação das pessoas na separação e destinação correta do lixo, precisamos da colaboração e entendimento de toda a sociedade, teremos oito ecopontos instalados estrategicamente. Já está definido um no bairro Coral nas proximidades do ginásio Ivo Silveira, um no Universitário, próximo ao Jones Minosso, e estamos fazendo o estudo para definição dos demais”, declarou o diretor.
img/topsocie_blog/6351_post_14531.jpg
 
Para o secretário Jurandi Agustini, “É possível entender que parte do lixo é reaproveitável, reciclável e sempre tivemos dificuldades na coleta devido a não separação dos mesmos. Esse projeto proporciona às pessoas terem onde descartar e facilita a coleta por parte das empresas especializadas, isto é, uma cidade mais limpa e um meio ambiente melhor para cada um de nós”.
img/topsocie_blog/6351_post_6563.jpg
 
Eroni Delfes destacou outras novas parcerias entre as pastas do colegiado da Prefeitura. “Estamos elaborando um projeto desta vez com a Secretaria de Educação, afim de levarmos o tema para a sala, promover a conscientização junto as crianças e os jovens, a cada 15 dias faremos atividades referentes a importância de cada um fazer a sua parte” concluiu Delfes.
img/topsocie_blog/6351_post_8217.jpg
 
Na opinião de Antonio Ceron, prefeito do município, a obrigação do gestor público é de liderar a busca por soluções, mas precisa convencer a população de que é possível fazer. “ A gente fica feliz por entregar um projeto que pode refletir na saúde das pessoas, na preservação da vida, do meio ambiente, hoje, além do ato, fica a mensagem de que esses cuidados nos fazem bem, nosso papel institucional é devolver à sociedade um trabalho amplo e responsável, porém só terá sucesso se for aceito, entendido e tenha adesão da comunidade como um todo”.
img/topsocie_blog/6351_post_13181.jpg
 
Presidente do Legislativo Lageano, Gerson Omar observou o aspecto econômico como um dos benefícios que resultarão. “Estou feliz pela iniciativa da Prefeitura, vejo com otimismo os resultados futuros, pois, além de um meio ambiente mais saudável, o sistema gera emprego e renda para quem vive da atividade de recicláveis” ressaltou o vereador.
 
Semanalmente as empresas Eco Centro Sul e Cooperlages passarão pelos ecopontos fazendo a coleta. 
 
Texto e fotos: Alex Branco

Compartilhe nas redes sociais:

Chef Gino Contin ensina a preparar seu delicioso PIC NIC

21/07/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/6350_post_4011.jpg
Feito com massa de longa fermentação, petisco combina queijo canastra, copa lombo, folhas frescas de espinafre e pinoles 
Especialista em produzir autênticas pizzas napolitanas, o chef Gino Contin também assina outras criações especiais como o PIC NIC, um  tipo de pastelão feito com massa de longa fermentação que pode ser recheado com várias opções, desde queijos, carnes e embutidos até versões vegetarianas. 
img/topsocie_blog/6350_post_7749.jpg
 
Para quem quer preparar essa sugestão que é perfeita para compartilhar com a família e amigos ou até para ser servida servir numa pizzaria ou restaurante, o chef destaca sua última criação, o PIC NIC de Espinafre e Copa Lombo que ainda leva queijo canastra e pignole para darem um toque especial a essa preparação.  
Para ensinar a fazer essa delícia, Gino disponibilizou a receita abaixo e gravou um vídeo com passo a passo e dicas para facilitar seu preparo - https://www.instagram.com/p/CQbkO6oDhVR/0 .
img/topsocie_blog/6350_post_327.jpg
Já, os interessados em aprender a fazer pizzas com massa de longa fermentação e receitas tradicionais como a Rondinela, o Pão Napolitano e a Girella, poderão participar do Workshop de Pizzas para Microempreendedores - A Magia da Pizza Napolitana - Edizione Mooca  que vai acontecer nos dias 10 e 11 de agosto no Espaço Gastronômico Le 5 Stagioni, na Moóca (SP). 
Voltado para pessoas que querem aprender a fazer massas usando técnicas italianas, esse curso é destinado tanto para iniciantes quanto profissionais, onde todos vão aprender a preparar massas de longa fermentação e as pizzas incríveis do Chef. 
 
img/topsocie_blog/6350_post_12655.jpg
PIC NIC DE ESPINAFRE COM COPA LOMBO 
Ingredientes: 
  • 350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana (receita abaixo)
  • 6 fatias de muçarela 
  • 100g de folhas espinafre  
  • 140g de cubinhos de copa lombo 
  • 80g de queijo canastra em pedaços 
  • 20g de pinoles  
 Modo de preparo: 
Abra uma massa napolitana de 350g no formato retangular de 35cm x 40cm.  Coloque as fatias de muçarela0 no centro da massa. Distribua por cima o espinafre, os pedaços de queijo canastra e os pinoles. Inicie o fechamento dobrando as bordas sobre o recheio e apertando as laterais. Corte o excesso de massa e faça dobras nas laterais apertando para recheio não sair. Leve para assar por cerca de 10 minutos em forno convencional a 250°C.  
MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO 
Ingredientes: 
1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00 
600ml de água 
3g de fermento seco 
30g de sal 
Semolina ou fubá para abrir a massa 
Modo de preparo: 
Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira. Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 15 minutos. 
 
img/topsocie_blog/6350_post_10959.jpg
WORKSHOP DE PIZZAS PARA MICROEMPREENDEDORES – A MAGIA DA PIZZA NAPOLETANA  EDIZIONE MOOCA COM CHEF GINO CONTIN JR. 
Data: 09 e 10 de agosto 
Local: Espaço Gastronômico Le 5 Stagioni - Padre Raposo, 529 – Moóca - São Paulo 
Mais informações: (11) 95975-6825 
  [imagem6]
SOBRE O MAVERICK 
Fundado pelo chef Gino Contin,  o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas em 2002 na cidade de Limeira, no interior de São Paulo. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoromobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70. 
Não demorou muito para o bar se tornar um point para os amantes de carros antigos que faziam seus encontros e expunham suas máquinas no local. Com o passar do tempo o Maverick também conquistou os fanáticos por motos, principalmente o HOG Harley Owners Group que começou fazer seus passeios anuais rumo ao Mav. 
O combustível do Maverick sempre foi o Classic Rock. Desde sua abertura, a casa conta com uma programação de shows prestigiando as melhores bandas do interior paulista, reunindo vários estilos autorais e famosas bandas cover, mantendo essa tradição até os dias de hoje. 
Em relação à gastronomia, a casa se tonou uma das mais conceituadas pizzarias napolitanas do Brasil comanda pelo chef Gino Contin Júnior, seu fundador que também implementou no lugar uma adega especializada em rótulos brasileiros e de vinhos fora do mainstream. 
Hoje, o Maverick consolidou sua vocação como centro etílico, gastronômico e cultural, promovendo também cursos de pizzas napolitanas com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa cultura, atendendo alunos de todo o país e marcando presença nas redes sociais com várias receitas autorais criadas pelo Gino. 
  

Compartilhe nas redes sociais:

Vale a pena terceirizar serviços contábeis?

21/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6349_post_3776.jpg
Uma pesquisa do Sebrae apontou que 72% das empresas utilizam serviços de contabilidade terceirizados. Foram analisadas 6.054 Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Os dados são de 2016, mas a contadora e sócia da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, Debora Corrêa, acredita que o percentual deve ser até maior hoje em dia e explica os prós e os contras de se ter serviços contábeis terceirizados.


A principal vantagem de quem contrata um escritório de contabilidade, conforme a especialista, é ter um time qualificado e sempre atualizado na área, à disposição da empresa e ter uma redução de custos com essa modalidade. “Isso é muito importante para quem está começando um negócio, mas também é o motivo que leva cada vez mais as grandes empresas a terceirizar os serviços contábeis. A contabilidade é uma área complexa, que exige muito conhecimento e atualização constante. É muito mais vantajoso ter um escritório terceirizado do que manter um profissional ou time interno para essa função”, explica Débora.


A redução de custos é outro benefício importante que a terceirização dos serviços contábeis traz, especialmente com a redução de encargos trabalhistas, como impostos sobre folha de pagamento, despesas gerais, licença médica, férias, treinamentos, entre outros. A redução é expressiva também em períodos de baixa demanda, principalmente em pequenas empresas, onde os serviços contábeis podem ser necessários apenas em tarefas pontuais.


Mas, Débora explica que a contabilidade hoje em dia é muito mais do que apenas emitir guias e recolher impostos. Um bom escritório atua como consultor para o cliente e oferece serviços completos, como planejamento tributário e análises sobre os resultados da empresa através dos resultados de seus balanços.


A terceirização da folha de pagamento cresceu muito nos últimos tempos, explica Debora, pois além da complexidade da legislação trabalhista, a edição de muitas medidas provisórias e o aumento das obrigações trabalhistas, fizeram com que as empresas terceirizarem esse segmento, mantendo internamente apenas o gestor de recursos humanos, pela necessidade de proximidade tanto com a gerência quanto com os funcionários, dada a natureza da função.


Cuidados necessários

Para que as vantagens da terceirização contábil se concretizem, é preciso atenção a alguns pontos. “O primeiro passo é analisar a reputação da empresa que está sendo contratada. Avalie o tempo que ela está no mercado e os clientes que atende, por exemplo. Empresas com mais experiência normalmente estão mais bem preparadas para atender de forma ágil, qualificada e precisa”, destaca Débora.


A profissional também recomenda que se analise os serviços que podem ser disponibilizados pelo escritório de contabilidade, uma vez que a área é bastante abrangente. “Avalie que serviços são necessários pelo seu negócio e se a empresa de contabilidade está apta a atender nas diferentes áreas contábeis, como fiscal, financeira, tributária e trabalhista, bem como, se a área necessita de algum conhecimento específico”, comenta Débora.


Riscos

A contabilidade é uma área de extrema relevância em qualquer empresa que deseja crescer de forma ética e legal. Apesar de inúmeros benefícios, a terceirização dos serviços contábeis pode também trazer riscos. “Se a contratação é feita sem critérios, pode haver prejuízos, dentre eles, multas pela omissão de declarações ou mesmo pagamento maior de tributos pela falta do planejamento tributário adequado”, ressalta Débora.


É preciso acompanhar se os processos estão sendo feitos dentro dos prazos e se as obrigações legais estão sendo cumpridas. Por isso, uma dica da especialista para evitar riscos e prejuízos é formalizar um contrato de prestação de serviços detalhando bem as obrigações e os serviços que o escritório de contabilidade irá prestar.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página