Blog Top Society - Karla Cruz

CASACOR/SC: Veredas Autoria Design homenageia a diversidade brasileira

22/07/2021    Alex Ferrer

Arquiteta Natália Xavier, em parceria com a Autoria Design cria um ambiente que é a cara do Brasil
img/topsocie_blog/6354_post_4554.jpg
 
O amor ao Brasil está representado no projeto assinado pela Arquiteta Natália Xavier nesta edição da CASACOR/ Santa Catarina, em Florianópolis. Em Veredas Autoria Design, por Natália Xavier o DNA do mobiliário brasileiro, com sua diversidade de formas e materiais, se destaca através das peças assinadas por profissionais renomados como Aristeu Pires, Alfio Lisi, Ronald Sasson, Maria Cândida Machado, Arthur Casas e da artista plástica Lairana. As peças foram fornecidas pela loja Autoria Design, especializada em mobiliário assinado, com showroom em Canela (RS) e Itajaí (SC).
img/topsocie_blog/6354_post_6578.jpg

A proposta, segundo ela, é fazer uma reverência por meio de uma das maiores obras da literatura nacional, o livro Grande Sertão Veredas, escrito por João Guimarães Rosa e que inspira o espaço.
Nesta sala de estar/jantar os visitantes podem contemplar peças valiosas, como as do premiado designer Aristeu Pires. “As peças do Aristeu, de um modo geral, misturam elementos europeus e nativos, parte da mistura do que constitui o que é nosso, como a estética que lembra os móveis escandinavos, mas têm a graça e o dengo, das mulheres brasileiras”, pontua a Arquiteta.
Materiais como a corda de algodão, a palha, o couro natural e madeiras como Jequitibá e Louro freijó, também tipicamente brasileiras, trazem o Brasil e suas riquezas para o ambiente. Destaque também para o mármore tipo Calacatta do qual, hoje, o Brasil é um dos maiores fornecedores”, esmiúça a arquiteta.
img/topsocie_blog/6354_post_10962.jpg
img/topsocie_blog/6354_post_6656.jpg

O inventário de brasilidade segue pelos 70 m² do ambiente. Natália Xavier insere a pintura da artista Lairana “Leques de Quintal” na cena com peças do designer Alfio Lisi. “A poltrona Leme esteticamente lembra uma rede, peça tipicamente indígena. O banquinho Abaporu que, não só pelo nome que é de origem Tupi-Guarani, mas também por sua estética que lembra os banquinhos usados pelo homem simples do campo em diversas regiões do país, culturalmente têm origem nos banquinhos indígenas. Além disso, especificamente este banquinho leva no assento uma xilogravura do artista de cordel J. Borges”, conta.
A cor escolhida pela Arquiteta também é a cara do Brasil.  O tom ‘Grandes Sertões’ e remete a um tom terroso, típico dos trabalhos indígenas e que ilustra tons do sertão brasileiro.
img/topsocie_blog/6354_post_2302.jpg
img/topsocie_blog/6354_post_5849.jpg

A tecnologia também está presente no espaço. A automação controla a câmera, cortinas e som. A cortina é acionada por controle remoto, podendo ser aberta, ou fechada, mas também é possível dar os comandos através de um aplicativo por celular. A interação remota se dá através de um Hub, que permite o funcionamento mesmo à distância.
O som, pode ser acessado pelo Bluetooth através de aplicativo do celular também, podendo sincronizar as músicas do telefone com a caixas de som do ambiente.
Já as câmeras permitem interação. É possível acompanhar as imagens e também os áudios, ouvindo o que as pessoas conversam. Além disso, ainda dá pra conversar com elas através do microfone.
Aliando conforto, diferentes materiais e tecnologia, o ambiente é um convite ao Brasil e toda a sua riqueza e beleza natural.
A CASACOR / SC segue até 29 de agosto no Espaço + Um, na capital.
 
 
PATROCINADORES
 
Deca, Tintas Coral, Espaço +UM, SC Gás, Unifique, SETUR, Favretto.
 
Sobre a CASACOR
 
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
 
SERVIÇO:
 
O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis
Quando: até 29 de agosto
Terça a sábado: das 13h às 21h
Domingos: 13h às 19h
Instagram: @casacorsc
 
NATÁLIA XAVIER
 
Escritório: NX Arquitetura & Design
@ nxdesign.arquitetura
@arquiteta_natalia_xavier
 
Fotos ambiente: Lio Simas
Legenda: Natália Xavier e Ana Araúdo, da Autoria Design
Fotos Natália: Camila Carniel

img/topsocie_blog/6354_post_13799.jpg
Foto Fabrícia Pinho: A Arquiteta Natália Xavier, os franqueados CASACOR/SC Luiz e Francis Bernardo, com Ana Araújo, da Autoria Design e o designer premiado Aristeu Pires


Compartilhe nas redes sociais:

CASACOR/SC: Casa dos Aromas mistura sensações olfativas e visuais

22/07/2021    Alex Ferrer

Arquiteto Leandro Sumar assina espaço Mels Brusches, na edição Florianópolis
img/topsocie_blog/6353_post_1443.jpg
 
O perfume está no ar, seduzindo quem passa pela Casa dos Aromas na CASACOR/Santa Catarina, que segue até dia 29 de agosto, no Espaço + UM, na capital.
O projeto do arquiteto Leandro Ribeiro Sumar, da Sumar Arquitetura utiliza elementos industriais e rústicos, acabamentos nobres e sofisticados, reaproveitamento pedras que seriam descartadas. O material se transformou num painel em granilite, que se destaca no ambiente. Esta é a quarta participação do arquiteto na mostra.
img/topsocie_blog/6353_post_12866.jpg

“Criei um espaço com diversos estilos, todos eles harmonizados num ambiente totalmente monocromático, onde não há distinção de cor, e através disso nasceu um ambiente totalmente harmônico com diferentes estilos”, pontuou Leandro.
O projeto dá ênfase as fragrâncias da Mels Brushes, fornecedora oficial da CASACOR nos estados de Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiânia, São Paulo e Brasília.
img/topsocie_blog/6353_post_3019.jpg

Nos 50 m² da loja a proposta é surpreender os visitantes! O aroma foi materializado através da arte produzida pelo artista Lucas Gonçalves. Todo o projeto é direcionado para os produtos da marca através de expositores, totens, balcões luminosos e uma serralheria que acomoda as fragrâncias.
Longe dos estereótipos de gênero, Leandro foca na experiência dos visitantes com a marca e promete fazer uso de tecnologias para apresentar a gama de produtos oferecidos pela grife. Na Casa de Aromas a automação está presente na tecnologia por comando de voz, através de uma assistente virtual. A programação permite mexer na iluminação e no difusor de aromas.
img/topsocie_blog/6353_post_3053.jpg

" A arquitetura só existe quando vemos ou sentimos. Projetar o espaço da Mels Brushes é um gesto de gratidão, por todos os momentos que vivemos. Em um ambiente monocromático, que não se distinguem cores, elementos e estilos, observa-se a harmonia entre os elementos. O resultado disso é um espaço totalmente preocupado em despertar e instigar sensações, seja ela visual, ou através de uma fragrância que faz lembrar e prosperar momentos", finaliza o arquiteto.
 
Sobre a CASACOR
 
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
 
SERVIÇO:
 
O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis
Quando: até a 29 de agosto
Terça a sábado: das 13h às 21h
Domingos: 13h às 19h
Instagram: @casacorsc
 
LEANDRO SUMAR
 
Escritório Leandro Sumar Arquitetura
@sumarleandro.arquiteto
 
Fotos ambiente: Lio Simas e Rafael Ribeiro

img/topsocie_blog/6353_post_8200.jpg
 
Foto Fabrícia Pinho: Luiz Bernardo e Francis Bernardo, franqueados CASACOR SC com o Arquiteto Leandro Sumar

Compartilhe nas redes sociais:

Artista francês expõe na FG BIG WHEEL em Balneário Camboriú

22/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6352_post_6537.jpg
Mr Oscart, pseudônimo adotado por um renomado artista francês contemporâneo, está iniciando um projeto de democratização do acesso à arte no Brasil e escolheu o Complexo da FG Big Wheel para expor suas obras. Ele trouxe para Balneário Camboriú duas esculturas: L’Ours e Le Kong, que retratam espécies ameaçadas de extinção.

Segundo o artista, a série Féroce surgiu no começo de 2018, na França, mas sua relação com os animais vem desde quando começou a esculpi-los, há mais de 10 anos. “Busco desde sempre, sensibilizar as pessoas para essas duas questões que acredito serem muito importantes, ainda mais quando andam juntas. Unir uma arte moderna, de fácil acesso e entendimento à conscientização da preservação da fauna mundial, me parece um bom legado”.

A questão ambiental sempre foi prioridade da FG Big Wheel, tanto que aproximadamente 55% de toda a área do empreendimento é destinada à conservação, pesquisa e estudo ambiental, com a criação de uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

A CRIAÇÃO DAS PEÇAS

As duas esculturas estão expostas no primeiro andar do complexo da roda gigante. Mr Oscart conta que as obras são criadas primeiramente no papel. “Eu faço um rabisco do animal, da posição e das proporções. Depois vem a modelagem 3D, pra ter uma noção mais específica. A escultura é feita de isopor pra depois criar a forma e finalmente a peça em resina e fibra. Em seguida finalizamos com a pintura e acabamento”. O artista, que trabalha com uma equipe em ateliês espalhados pela França, diz ainda que leva em média oito meses para concluir uma obra, mas dependendo da complexidade da peça, pode demorar duas vezes mais.

img/topsocie_blog/6352_post_306.jpg
img/topsocie_blog/6352_post_11082.jpg
Cada escultura tem um certificado de autenticidade, é enumerada e assinada pelo artista que prefere ficar à sombra de suas obras, por isso escolheu o pseudônimo Mr Oscart. A intenção é que o foco seja a arte, aproximando as pessoas, diminuindo as diferenças e despertando a sensibilidade de todos para apreciar seus trabalhos. Outras peças ainda devem vir para o Brasil. “A escolha dos lugares precisa combinar com arte, mas isso não quer dizer que não poderão ser expostas em espaços aleatórios”, finaliza Mr Oscart.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página