Blog Top Society - Karla Cruz

Instalado o primeiro ecoponto para coleta de lixo reciclável

21/07/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/6351_post_8857.jpg
 
O projeto foi idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Lages e desenvolvido pela Secretária de Águas e Saneamento (Semasa), sendo uma ação conjunta do poder executivo em relação às questões ambientais e a destinação correta do lixo.
img/topsocie_blog/6351_post_473.jpg
 
O container é dividido por compartimentos e representado por cores diferentes para cada tipo de material a ser descartado, como: metais e alumínio, plástico, papel, vidros e eletrônicos. O primeiro ecoponto foi instalado na Avenida 31 de Março, bairro Guarujá, e foi entregue à população nesta quarta-feira (21), com a presença de moradores, lideranças comunitárias, gestores públicos e as seguintes autoridades: prefeito de Lages Antonio Ceron (PSD), vice-prefeito Juliano Polese (Progressistas), presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Omar dos Santos (PSD),secretários de Meio Ambiente, Eroni Delfes Rodrigues; Jean Pierre Ezequiel, de Assistência Social e Habitação; e Jurandi Agustini, de Águas e Saneamento.
 
img/topsocie_blog/6351_post_8903.jpg
Segundo o diretor de resíduos sólidos da Semasa, Milton Matias, as responsabilidades e a conscientização devem ser iguais para todos na busca por melhor qualidade de vida e de maneira sustentável, por isso, o sistema será instalado em outros pontos da cidade. “A Prefeitura está fazendo a sua parte, nosso intuito é motivar a participação das pessoas na separação e destinação correta do lixo, precisamos da colaboração e entendimento de toda a sociedade, teremos oito ecopontos instalados estrategicamente. Já está definido um no bairro Coral nas proximidades do ginásio Ivo Silveira, um no Universitário, próximo ao Jones Minosso, e estamos fazendo o estudo para definição dos demais”, declarou o diretor.
img/topsocie_blog/6351_post_14531.jpg
 
Para o secretário Jurandi Agustini, “É possível entender que parte do lixo é reaproveitável, reciclável e sempre tivemos dificuldades na coleta devido a não separação dos mesmos. Esse projeto proporciona às pessoas terem onde descartar e facilita a coleta por parte das empresas especializadas, isto é, uma cidade mais limpa e um meio ambiente melhor para cada um de nós”.
img/topsocie_blog/6351_post_6563.jpg
 
Eroni Delfes destacou outras novas parcerias entre as pastas do colegiado da Prefeitura. “Estamos elaborando um projeto desta vez com a Secretaria de Educação, afim de levarmos o tema para a sala, promover a conscientização junto as crianças e os jovens, a cada 15 dias faremos atividades referentes a importância de cada um fazer a sua parte” concluiu Delfes.
img/topsocie_blog/6351_post_8217.jpg
 
Na opinião de Antonio Ceron, prefeito do município, a obrigação do gestor público é de liderar a busca por soluções, mas precisa convencer a população de que é possível fazer. “ A gente fica feliz por entregar um projeto que pode refletir na saúde das pessoas, na preservação da vida, do meio ambiente, hoje, além do ato, fica a mensagem de que esses cuidados nos fazem bem, nosso papel institucional é devolver à sociedade um trabalho amplo e responsável, porém só terá sucesso se for aceito, entendido e tenha adesão da comunidade como um todo”.
img/topsocie_blog/6351_post_13181.jpg
 
Presidente do Legislativo Lageano, Gerson Omar observou o aspecto econômico como um dos benefícios que resultarão. “Estou feliz pela iniciativa da Prefeitura, vejo com otimismo os resultados futuros, pois, além de um meio ambiente mais saudável, o sistema gera emprego e renda para quem vive da atividade de recicláveis” ressaltou o vereador.
 
Semanalmente as empresas Eco Centro Sul e Cooperlages passarão pelos ecopontos fazendo a coleta. 
 
Texto e fotos: Alex Branco
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página