Blog Top Society - Karla Cruz

Faltam menos de dois meses para a Febratex 2022

19/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9398_post_1000.jpg
A Febratex 2022, a maior feira das Américas para a indústria têxtil e uma das maiores do mundo no segmento têxtil, está se aproximando. Ela está marcada para os dias 23 a 26 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). Com a retomada dos eventos e negócios, esta edição, além de ser maior que as anteriores, trará inúmeras novidades. Ao todo, serão sete áreas físicas, ocupando os quatro setores do Parque Vila Germânica, mais um espaço anexado ao setor 7 e o Ginásio do Galegão. No total, serão 30.000 m² de área total do evento. 
 
Esta edição terá também o Febratex Conecta, evento internacional que vai apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para toda a cadeia produtiva da indústria têxtil e de moda brasileira. A instalação estará localizada no setor 3 do Parque Vila Germânica. No local, estarão diversas atrações. “O espaço é diferenciado e tem o objetivo de promover iniciativas viáveis para a transformação verde e digital da indústria têxtil brasileira”, informa a diretora executiva do Febratex GroupGiordana Madeira
 
Os visitantes poderão conhecer uma mostra de soluções sustentáveis e inovadoras, apresentadas por empresas nacionais e internacionais. “O Febratex Conecta nasce com o objetivo de promover e conectar o conhecimentos entre pessoas, empresas e indústria, além de gerar conexões e networking entre todos que atuam com a indústria da moda e confecção”, explica Giordana Madeira. 
 
Outras novidades da Febratex 2022
 
Outra novidade será a exposição Green Circle, promovida pelo CiteveCentro Tecnológico de Portugal. Será a primeira vez que a entidade estará nas Américas. No Green Circle, poderão ver produtos desenvolvidos de forma sustentável, como fibras, fios, linhas, cordas, tecidos, malhas, tecidos, etc.
 
Além disso, a programação contará com a Conferência Febratex, com três dias de palestras com conteúdo dos expositores do evento. Os visitantes poderão acompanhar um Preview do Febratex Summit, em um dia de conteúdos exclusivos do Febratex Summit 2023. O público terá uma ideia do que esperar do evento no próximo ano e conhecerá algumas tendências. O foco do Summit é inspirar pessoas a acompanhar o desenvolvimento tecnológico e buscar soluções inteligentes.
 
Esta edição contará também com o Startup Corner, um espaço que nasceu na 1ª edição do Febratex Summit, em 2019, com o objetivo de promover soluções de inovação para a indústria da moda brasileira. “Na Febratex 2022, criamos um ambiente exclusivo e acessível para as startups que estão iniciando a jornada do empreendedorismo e precisam de apoiadores. O espaço contará com até 18 startups e tem o apoio da Blusoft na curadoria”, explica Giordana. 
 
O evento viabiliza a conexão entre as startups e os seus potenciais clientes, com o objetivo de gerar oportunidades de negócios, que poderão elevar o valor da solução no mercado e atrair investidores. É um encontro entre experiência profissional, inovação e novos modelos de negócios. Também é uma forma de tornar a indústria têxtil mais atrativa aos jovens.
 
Confira algumas startups confirmadas: Trender Fashion Network, Prints Connection, Molde.Me, Vende Moda, Fiberlink, Moda Online Atacado, Atendare Sistema E Serviços Para Internet, Osmaq Têxtil, Confecção Conectada, S3 Nano, Shape U, Costura 4.0, Hol Digital, Sisgetep Soluções, Maso Studio e Híbrido. 
 
Inscrições Febratex 2022
 
??Nesta 17ª edição as inscrições são totalmente online. Até o dia 15 de agosto as inscrições são gratuitas, após essa data, terá o custo de R$50,00 por pessoa, no local do evento. Para ter acesso à feira, é necessário levar sua inscrição física, em formato A4. Inscrições no local do evento somente mediante a compra de ingresso na bilheteria. Para mais informações e inscrição, acesse o link.
 
Sobre a Febratex
 
A Febratex é a maior feira de máquinas e tecnologias têxteis das Américas. É reconhecida como a terceira maior feira mundial do setor têxtil e estrategicamente esperada pelo mercado para exibição de lançamentos da indústria e de confecção. O evento ocorre a cada dois anos. 
 
Na última edição, em 2018, foram 330 expositores representando 2,4 mil marcas, em 30 mil m2 de evento. Cerca de 50 mil visitantes passaram pela Vila Germânica, em Blumenau (SC) nos quatro dias de feira. Todos os segmentos da indústria são contemplados, como fiação, tecelagem, malharia, beneficiamento e confecção. Em 2022, a Febratex realizará a sua 17ª edição, contando com amplo reconhecimento internacional, pois movimenta toda a indústria de máquinas e equipamentos para o setor têxtil do Brasil e das Américas.       
 
Patrocinio: Santander 
Apoio: Ampe Blumenau, Ampe Gaspar, Abit, Abimaq, ABTT e Sintex. 
Agenda Febratex 2022 
Data: 23 a 26 de agosto de 2022, das 14h às 21h. 
Local: Parque Vila Germânica, Blumenau/SC

Compartilhe nas redes sociais:

Florianópolis recebe o Festival de Luzes

19/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9397_post_14442.jpg
Muita arte expressada com luzes. Esse é o Festival de Luzes, uma das maiores mostras de Mídia Arte do mundo, que estreia em Florianópolis depois de três edições realizadas em São Paulo.
img/topsocie_blog/9397_post_8530.jpg
Nos dias 5, 6 e 7 de agosto, o público poderá acompanhar gratuitamente atrações de Mídia Arte, Cinema ao ar livre, projeções mapeadas e espetáculo de drones distribuídos em endereços como Lagoa da Conceição, Largo da Alfândega e Passeio Primavera, na SC-401.
img/topsocie_blog/9397_post_10932.png
img/topsocie_blog/9397_post_2230.png
img/topsocie_blog/9397_post_3354.png
A programação do Festival de Luzes de Florianópolis inicia na sexta-feira (05), às 18h, com o DJ Allen Rosa tocando no Largo da Alfândega, no centro da capital, seguido por duas sessões de Projeção Mapeada/Video Mapping.
 
“Queremos iluminar o centro da cidade com trabalhos criativos de vídeo mapping e iremos projetá-los em um dos prédios mais importantes do Largo da Alfândega, provocando assim um novo olhar sobre o centro da cidade e, é claro, novas sensações”, explica Paula Borges, Presidente do Instituto Maratona Cultural.
 
Já no sábado (06), a programação promete encantar a criançada com a Mostra Cafundó Estúdio Criativo que trará dois filmes inéditos, a partir das 19h, no Passeio Primavera, na SC-401. Na sequência, a DJ Catarina anima a noite no local. 
 
No domingo (07), todos os olhares estarão voltados para o céu de um dos endereços mais conhecidos da cidade. Isso porque o FLFLN realizará um “ballet de drones” com uma projeção mapeada nas Dunas da Lagoa da Conceição que misturará a história da Ilha com elementos futurísticos. Segundo Alexis Anastasiou, idealizador do Festival, este momento promete ser inesquecível e encantará o público.
 
“Usaremos elementos das pinturas rupestres pré-históricas da Ilha, que serão projetados com equipamentos de alta potência nas dunas, em conjunto com um voo de 150 drones, que nos conduzirá por elementos mitológicos modernos: formas de espaçonaves mais comuns de avistamentos de OVNIs e outras retiradas em filmes de ficção científica”, destaca Alexis. O show de drones terá duração de aproximadamente 25 minutos.
 
Chamada para artistas de audiovisual
 
Está aberta até o dia 03 de agosto as inscrições para artistas ou coletivos que desejem participar do FLFLN com suas obras de som e imagem para as sessões de projeção mapeada/video mapping. Os trabalhos devem ser enviados conforme orientações disponíveis https://linktr.ee/institutomaratonacultural e serão avaliados pela curadoria do evento.
 
O FLFLN é uma realização do Instituto Maratona Cultural e Visual Farm; conta com o apoio cultural do Passeio Primavera e patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural.
 
Sobre o Festival de Luzes
 
O Festival de Luzes foi idealizado por Alexis Anastasiou, fundador do estúdio Visualfarm, um dos pioneiros em Vjing e mapping no Brasil. Em 2018, o Festival de Luzes fez São Paulo entrar no hall das metrópoles que realizam essa modalidade de festivais, como Londres, Berlim e Sidney.
 
No ano seguinte, 2019, a segunda edição do Festival de Luzes de SP realizou um espetáculo composto de ballet de drones sincronizados no parque do Ibirapuera. Também nesse ano, Alexis recebeu o prêmio da Media Architecture Bienalle em Pequim, pelo projeto Chave do Centro.
 
Festival de Luzes de Florianópolis
Quando: 5, 6 e 7 de agosto de 2022
Programação:

05/08 - Largo da Alfândega
A partir das 18h 
DJ Allen Rosa
Projeção Mapeada no Largo da Alfâdega
 
06/08 - Passeio Primavera
19h - Cinema ao ar livre - Mostra Cafundó Estúdio Criativo
Estreia do filme "Ana Bolinha" (Classificação indicativa: 3 a 5 anos)
Estreia do filme "Os Carabao" (Classificação indicativa: 5 a 8 anos)
20h - DJ Catarina
 
07/08 - Lagoa da Conceição
19h - Projeção mapeada nas dunas da Avenida das Rendeiras e Show com 150 Drones
Entrada gratuita

Compartilhe nas redes sociais:

Qualidade do algodão brasileiro é continuada na produção de fios

19/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9396_post_8503.jpg
O Brasil hoje é o quarto maior produtor de algodão do mundo e o segundo maior exportador. O algodão brasileiro se destaca por sua produção sustentável e dois pontos são fundamentais para alcançar esse objetivo, a rastreabilidade, por meio da qual é possível saber onde e por quem cada fardo é produzido. E também existe o programa Algodão Brasileiro Responsável, com um selo entregue por empresas independentes.
 
Além da sustentabilidade, o tecido de algodão traz conforto nos dias mais quentes, versatilidade de cores e formas e maior durabilidade e, por isso, está entre os queridinhos dos profissionais da moda, valorizado por todas as características e benefícios que ele proporciona.
 
E para garantir a qualidade do produto final, toda a cadeia produtiva do algodão segue rigorosos processos, principalmente na fiação, onde a mágica acontece. Depois de produzido e beneficiado, o algodão chega à fiação para ser transformado em fios. Nesse cenário, a empresa catarinense Incofios, do Grupo Rovitex, se destaca com um laboratório completo para garantir o controle de qualidade rígido e eficiente com equipamentos de tecnologia de ponta.
 
“São oito etapas do processo de qualidade executados na empresa. Entre as análises feitas no laboratório estão as de resistência/ alongamento, aparência e coeficiente de atrito com amostragens diárias e condições ideias de umidade e temperatura trazendo fidelidade aos resultados garantindo a qualidade em todas as etapas da produção à expedição”, destaca o supervisor de qualidade na Incofios, Marcones Borges Souza.
 
Oito equipamentos garantem um dos grandes diferenciais da Incofios, a qualidade
 
O processo de qualidade inicia no equipamento chamado de Neptômetro, que é um testador de algodão que auxilia no sistema de gestão de matérias-primas e processos. “Com ele é possível fazer a contagem de neps, através de um feixe de luz laser, do material de entrada/saída provenientes da carda, etc. Os neps são fragmentos da própria casca da semente do algodão e a presença nos fios afeta a qualidade e o valor do produto acabado”, frisa Marcones.
 
Na etapa seguinte é feita uma inspeção de alto volume (HVI), para avaliar as características físicas, como a finura, maturidade e comprimento das fibras de algodão, entre outros. A partir daí, o produto segue para o Dinamômetro, onde serão mensuradas as propriedades de tração, ou seja, testa a resistência e o alongamento dos fios.
 
Para prever a qualidade do tecido final, o Regularímetro é utilizado para avaliar a uniformidade, o coeficiente de variação da massa, a pilosidade, pontos finos e grossos, neps e imperfeições periódicas no fio. Ainda, para que a qualidade do algodão esteja de acordo com os padrões da ASTM (American Society for Testing and Materials), órgão que tem como responsabilidade o desenvolvimento e a publicação de normas técnicas aplicadas para diversos produtos, materiais, serviços e sistemas, o Seriplano entra em ação como um instrumento utilizado para posicionar fios lado a lado de modo a permitir seu exame e comparação visual.
 
“As placas preparadas no Seriplano permitem a observação do grau de pilosidade do fio, a quantidade de neps (visual), a regularidade, pontos finos e grossos, as características dos defeitos no fio e o efeito Moiré, que ocorre quando um defeito se repete periodicamente e pode ser observado pelos desenhos de ondas que se formam na placa, à medida em que o fio é depositado. A forma, amplitude e distância na placa relacionam-se com o tipo e o período do defeito”, explica Marcones.
 
As três etapas finais envolvem o Medidor de Fricção de Fios, o Torcímetro e a ASPA. “O Medidor é o aparelho utilizado na mensuração do coeficiente de fricção para teste de atrito de fios, verificando se a parafinagem está sendo aplicada corretamente. Já o Torcímetro. para a verificação do número de torções por metro de um fio nos sentidos S ou Z. E a ASPA é utilizada na produção de meadas de fios com comprimento e voltas pré-determinadas para ensaios de título do fio, através da relação entre comprimento e massa”, conta.
 
Qualidade na produção permeia expansão da marca
 
Hoje o parque catarinense da Incofios, em Indaial, tem uma produção média de 1.800 toneladas de fios ao mês, distribuídas em 29.760 fusos de fio penteado/compactado e 8.328 rotores de Open End, que são os dois produtos comercializados pela empresa. Com a operação 100% ativa do parque fabril construído em Campo Verde, Mato Grosso, previsto para o segundo semestre desse ano, a empresa busca superar a meta de 3 mil toneladas/mês de produção. 
 
O fio penteado, um dos produtos da Incofios, é conhecido pela utilização de algodão de boa qualidade e de fibras mais longas, com 75 a 80% de aproveitamento das fibras. É usado na confecção de malhas para t-shirts e tecidos mais nobres como tricolines e lençóis.
 
O longo processo de qualidade para liberação do fio ao mercado busca, além de suprir a demanda nacional, atender as exigências do mercado internacional e expandir os negócios da empresa. ”Nossa participação no mercado internacional é de 6%. Hoje exportamos para países do Mercosul, como Peru, Colômbia, Argentina, Chile e Paraguai. Com a efetivação do novo parque fabril em Mato Grosso, queremos expandir o atendimento e chegar em 15%”, destaca o CEO da Incofios, Vitor Luiz Rambo Junior.
 
Há 21 anos no mercado, com sede em Indaial, região têxtil do Vale do Itajaí, a Incofios atende a Indústria Têxtil com a melhor solução em fios 100% algodão.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página