Meinecke Sistemas, de Santa Catarina, dobra carteira de clientes em seis meses após passar por programa de aceleração
25/07/2022
Gustavo Siqueira
A Meinecke Sistemas, empresa catarinense de tecnologia,
dobrou o número de clientes atendidos nos últimos seis meses. O impulso que
elevou o patamar da empresa, criada em 2011, foi dado pelo programa interno de
aceleração criado pela Mouts TI, empresa do setor que atua em escala global,
que analisou projetos apresentados por colaboradores e selecionou a Meinecke,
que recebeu aporte financeiro e estruturação comercial e operacional para
crescer em tempo recorde.
O processo de aceleração foi iniciado em fevereiro e atualmente a empresa
faz parte da Mouts TI, tendo o fundador Luiz Filipe Meinecke como um dos
acionistas. Para Robson Cristóvão, diretor comercial da Mouts TI, o que fez com
que a Meinecke fosse escolhida foi a solidez do projeto.
“Já era a nossa intenção começar a acelerar empresas ou ideias dos nossos
profissionais e a Meinecke foi a que veio mais organizada, já com uma carteira
de clientes e mais estruturada para que a gente pudesse potencializar isso”,
aponta, destacando que outros fatores também foram decisivos na seleção, como o
crescimento do mercado onde a Meinecke atua e o potencial do produto - o
sistema KOI.
Sistema feito para ajudar amigo virou empresa
Luiz Filipe conta que o sistema foi criado para auxiliar um amigo que
buscava melhorar a gestão da empresa que terceirizava prestação de serviços.
Aos poucos e com as orientações do amigo sobre as necessidades do negócio, ele
criou e seguiu aprimorando o sistema. Desenvolveu o primeiro aplicativo para
gestão de empresas do segmento entre 2012 e 2013 e aos poucos foi tornando-se
conhecido por oferecer uma solução que se adaptava muito bem a diferentes
necessidades.
Esta é a característica que nomeia o sistema - a adaptação. KOI, em
japonês, simboliza “carpa”, que tem como uma das principais características o
poder de adaptação a diferentes ambientes. “A carpa se adapta ao tamanho do
local que ela está e assim é o KOI. Por isso a Meinecke tem clientes de
diferentes portes, de microempresas com apenas quatro colaboradores a
organizações com 630 funcionários que utilizam o mesmo sistema adaptado às suas
realidades”, explica o fundador.
Na prática, o KOI é um ERP desenvolvido com foco em empresas de
terceirização de serviços - vigilância, portaria e limpeza - e tem entre as
vantagens a facilidade de integração com outros softwares e planilhas de Excel,
garantindo a importação e a utilização dos dados com segurança e eficiência. Os
principais diferenciais do sistema criado pela Meinecke são a eficiência de
cálculo de orçamentos, a integração e padronização entre todos os setores da
empresa, e o demonstrativos de atividades operacionais, que garantem a
segurança que os empresas do ramo necessita. Com isso, potencializando a
capacidade de informatização - e consequentemente de profissionalização - do
negócio e a conexão entre cliente e empresa.
“A margem de lucro de empresas de terceirização de serviço é
consideravelmente baixa, a intenção do KOI é justamente aumentar essa margem e
diminuir prejuízos. Para isso usa de cálculos para tornar o orçamento
assertivo, a falta de atenção na hora de orçar pode comprometer todo custo
provisionado, deixando a prestadora de serviço no vermelho. Além deste
diferencial, dentre outros ERP´s, o KOI busca a conexão entre a empresa
prestadora de serviço e seus clientes, tratando desta rotina com credibilidade,
fidelizando seus clientes”, aponta Luiz Filipe.
Expansão acelerada
Após a Meinecke dobrar a carteira de clientes, atualmente o KOI é
utilizado por empresas em seis estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, São
Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás - todas do segmento de serviços
terceirizados. “Estamos dedicados a este setor, porque ele tem um potencial
muito grande de crescimento e as empresas chegam a um ponto onde elas são obrigadas
a profissionalizar a gestão. É aqui que nós atuamos”, explica o diretor
comercial da Mouts TI, Robson Cristóvão.
Com a participação no programa de aceleração, a Meinecke já passou por
mudanças intensas, que impactaram - para melhor - o atendimento aos clientes. A
própria evolução do sistema é um dos fatores apontados por Robson, pois além do
suporte aos clientes ter sido qualificado, as atualizações passaram a ser mais
frequentes: de uma por semestre para duas por mês. Além da melhora na performance
do KOI, a empresa passou a ter uma política comercial de fato, tornando-se
ainda mais competitiva.
Sobre a Mouts TI
A empresa jovem, que recentemente completou seis anos, acumula números
expressivos. No período, a Mouts soma 800 projetos concluídos, 20 países
atendidos e 2 milhões de pessoas impactadas. Hoje, a sede da empresa está em
Blumenau/SC, contando ainda com escritórios em Florianópolis/SC e Campinas/SP,
além de profissionais que atuam em projetos no mundo inteiro.