Blog Top Society - Karla Cruz

Meinecke Sistemas, de Santa Catarina, dobra carteira de clientes em seis meses após passar por programa de aceleração

25/07/2022    Gustavo Siqueira

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A Meinecke Sistemas, empresa catarinense de tecnologia, dobrou o número de clientes atendidos nos últimos seis meses. O impulso que elevou o patamar da empresa, criada em 2011, foi dado pelo programa interno de aceleração criado pela Mouts TI, empresa do setor que atua em escala global, que analisou projetos apresentados por colaboradores e selecionou a Meinecke, que recebeu aporte financeiro e estruturação comercial e operacional para crescer em tempo recorde. 
 
O processo de aceleração foi iniciado em fevereiro e atualmente a empresa faz parte da Mouts TI, tendo o fundador Luiz Filipe Meinecke como um dos acionistas. Para Robson Cristóvão, diretor comercial da Mouts TI, o que fez com que a Meinecke fosse escolhida foi a solidez do projeto. 
 
“Já era a nossa intenção começar a acelerar empresas ou ideias dos nossos profissionais e a Meinecke foi a que veio mais organizada, já com uma carteira de clientes e mais estruturada para que a gente pudesse potencializar isso”, aponta, destacando que outros fatores também foram decisivos na seleção, como o crescimento do mercado onde a Meinecke atua e o potencial do produto - o sistema KOI. 
 
Sistema feito para ajudar amigo virou empresa
 
Luiz Filipe conta que o sistema foi criado para auxiliar um amigo que buscava melhorar a gestão da empresa que terceirizava prestação de serviços. Aos poucos e com as orientações do amigo sobre as necessidades do negócio, ele criou e seguiu aprimorando o sistema. Desenvolveu o primeiro aplicativo para gestão de empresas do segmento entre 2012 e 2013 e aos poucos foi tornando-se conhecido por oferecer uma solução que se adaptava muito bem a diferentes necessidades.
 
Esta é a característica que nomeia o sistema - a adaptação. KOI, em japonês, simboliza “carpa”, que tem como uma das principais características o poder de adaptação a diferentes ambientes. “A carpa se adapta ao tamanho do local que ela está e assim é o KOI. Por isso a Meinecke tem clientes de diferentes portes, de microempresas com apenas quatro colaboradores a organizações com 630 funcionários que utilizam o mesmo sistema adaptado às suas realidades”, explica o fundador. 
 
Na prática, o KOI é um ERP desenvolvido com foco em empresas de terceirização de serviços - vigilância, portaria e limpeza - e tem entre as vantagens a facilidade de integração com outros softwares e planilhas de Excel, garantindo a importação e a utilização dos dados com segurança e eficiência. Os principais diferenciais do sistema criado pela Meinecke são a eficiência de cálculo de orçamentos, a integração e padronização entre todos os setores da empresa, e o demonstrativos de atividades operacionais, que garantem a segurança que os empresas do ramo necessita. Com isso, potencializando a capacidade de informatização - e consequentemente de profissionalização - do negócio e a conexão entre cliente e empresa. 
 
“A margem de lucro de empresas de terceirização de serviço é consideravelmente baixa, a intenção do KOI é justamente aumentar essa margem e diminuir prejuízos. Para isso usa de cálculos para tornar o orçamento assertivo, a falta de atenção na hora de orçar pode comprometer todo custo provisionado, deixando a prestadora de serviço no vermelho. Além deste diferencial, dentre outros ERP´s, o KOI busca a conexão entre a empresa prestadora de serviço e seus clientes, tratando desta rotina com credibilidade, fidelizando seus clientes”, aponta Luiz Filipe.
 
Expansão acelerada
 
Após a Meinecke dobrar a carteira de clientes, atualmente o KOI é utilizado por empresas em seis estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás - todas do segmento de serviços terceirizados. “Estamos dedicados a este setor, porque ele tem um potencial muito grande de crescimento e as empresas chegam a um ponto onde elas são obrigadas a profissionalizar a gestão. É aqui que nós atuamos”, explica o diretor comercial da Mouts TI, Robson Cristóvão. 
 
Com a participação no programa de aceleração, a Meinecke já passou por mudanças intensas, que impactaram - para melhor - o atendimento aos clientes. A própria evolução do sistema é um dos fatores apontados por Robson, pois além do suporte aos clientes ter sido qualificado, as atualizações passaram a ser mais frequentes: de uma por semestre para duas por mês. Além da melhora na performance do KOI, a empresa passou a ter uma política comercial de fato, tornando-se ainda mais competitiva.
 
Sobre a Mouts TI
 
A empresa jovem, que recentemente completou seis anos, acumula números expressivos. No período, a Mouts soma 800 projetos concluídos, 20 países atendidos e 2 milhões de pessoas impactadas. Hoje, a sede da empresa está em Blumenau/SC, contando ainda com escritórios em Florianópolis/SC e Campinas/SP, além de profissionais que atuam em projetos no mundo inteiro.  
 


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Inscrições online para Febratex são gratuitas até o dia 15 de agosto

25/07/2022    Gustavo Siqueira

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As inscrições para a Febratex deste ano são realizadas pela primeira vez via internet, e podem ser feitas de forma gratuita até o dia 15 de agosto. Nos dias da feira, é importante que os visitantes levem a inscrição imprensa, em formato A4. A 17º edição ocorre entre os dias 23 e 26 de agosto, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC). 

Uma das preocupações dos realizadores é evitar filas e aglomerações à entrada ao evento. Para isso, é importante estar atento ao credenciamento e levar os documentos necessários. A partir do dia 16 de agosto, será cobrado o valor de R$ 50,00 reais por pessoa para realizar a inscrição. 

A Febratex deste ano reúne uma série de eventos especiais. O foco são as projeções de inovação e a sustentabilidade têxtil. E para debater o tema, haverá o espaço Febratex Conecta, cujas atrações são:
  1. Mostra de soluções sustentáveis e inovadoras apresentadas por empresas nacionais e internacionais; ·         
  2. Green Circle, do Citeve, Centro Tecnológico de Portugal, pela primeira vez nas Américas; ·         
  3. Conferência Febratex, com três dias de palestras com conteúdo dos expositores do evento; ·         
  4. Preview do Febratex Summit, com um dia de conteúdos exclusivos do Febratex Summit 2023, que tem como intuito informar, inovar e inspirar. 
Esta edição contará também com o Startup Corner, um espaço que nasceu na 1ª edição do Febratex Summit, em 2019, com o objetivo de promover soluções de inovação para a indústria da moda brasileira. Estão confirmados expositores de todo Brasil e do exterior. No ano passado, a Febratex teve mais de 300 expositores.

Agende um encontro com o expositor

Uma outra novidade é que o visitante poderá pré-agendar uma reunião com um expositor, para ocorrer durante a realização da feira. Isto pode ser feito através da ferramenta matchmaking, localizada na plataforma de marketplace da Febratex. O objetivo é que os visitantes possam encontrar os expositores de forma organizada, tirar dúvidas e gerar oportunidade de negócios.

Para mais informações e inscrição na feira,  acesse o link.
 


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Horta escolar como ferramenta pedagógica

25/07/2022    Gustavo Siqueira

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Compostagem de 690 kg de resíduos orgânicos, atividades práticas relacionadas à agroecologia e educação alimentar são alguns resultados alcançados pelo projeto apoiado pelo Instituto MRV, Educando e Transformando com a Horta, no primeiro semestre de 2022.  
 
Com o apoio do Instituto, por meio do chamamento público de projetos Educar para Transformar 8 e desenvolvido pelo Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), a iniciativa envolve diretamente 170 estudantes de três escolas municipais de São José, na região da Grande Florianópolis (SC): Centro Educacional Municipal (CEM) Escola do Mar Flavia Scarpelli Leite, CEM Santa Terezinha e CEM Amélia Inácia de Medeiros Ludwig. 
 
A engenheira agrônoma que coordena a iniciativa, Karina Smania de Lorenzi, explica que a proposta é fazer da horta escolar uma ferramenta pedagógica pautada pela metodologia ativa de aprendizagem, incentivando a autonomia das escolas participantes para dar continuidade ao instrumento de educação e sensibilização ambiental.
 
Além dos estudantes, as vivências alcançam toda a comunidade escolar – professores, direção, pais e mães, cozinheiras, nutricionistas e agentes de limpeza. Após a etapa de formação dos professores, ocorre a aproximação dos familiares e, por consequência, o fortalecimento dos vínculos entre a escola e a comunidade.
 
Segundo a coordenadora, todas as decisões são tomadas coletivamente e com grande envolvimento dos alunos, desde a melhor localização para a horta, o formato, o tratamento necessário para o solo, os cuidados das plantas em cada estação, o calendário agrícola, entre outras. Além da Karina, as ações na escola são ministradas pelo também técnico do Cepagro, Henrique Martini Romano.
 
“As hortas pedagógicas do Cepagro trabalham em três eixos: agroecologia, compostagem e educação alimentar. Esses pilares formam um ciclo que têm a ver com a destinação dos resíduos orgânicos (que é transformado em composto ou em adubo para a horta), a formação dos canteiros e depois de cultivar e plantar, o uso desses alimentos para alimentação”, comenta Karina.
 
A coordenadora do Instituto MRV, Blenda Costa Alves, destaca que os projetos apoiados pelo Educar para Transformar impactam positivamente o ambiente escolar em diversos contextos. “São iniciativas que fortalecem as práticas pedagógicas dos professores e, por meio de Metodologias Ativas, colocam o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado. Os resultados ultrapassam os muros escolares, pois cada núcleo de participantes é incentivado a identificar e a buscar soluções para as necessidades da escola ou comunidade, o que promove verdadeiras transformações”, avalia.
 
Cooperação
Karina acrescenta que as hortas têm caráter participativo, pois permitem envolver comunidade, alunos e professores e aplicar os conhecimentos de diversas disciplinas como Matemática (medição dos canteiros), Ciências (preparo e cuidados do solo), Geografia (aspectos regionais e culturais) e muitas outras.
 
O Educando e Transformando com a Horta teve início em 2006 e desde 2020 integra os editais do Educar para Transformar, do Instituto MRV, que já está em sua oitava edição. De acordo com Karina, para o segundo semestre, a previsão é aumentar o montante de resíduos orgânicos reciclados pelas três escolas participantes, realizar novas formações para envolver mais professores e oficinas voltadas às comunidades do entorno das escolas. 
 
“Também daremos andamento a um projeto comunitário para tratar questões que estão sendo identificadas pelas escolas. A partir dessas necessidades, vamos incentivar e auxiliar a busca das soluções”, antecipa.
 
Desde 2014, o Instituto MRV promove a transformação social por meio de iniciativas educacionais para crianças, jovens e educadores, e o Educar para Transformar é um de seus principais programas pilares. 
 
Sobre o Instituto MRV
O Instituto MRV acredita que os primeiros passos para trilhar um futuro com mais oportunidades estão diretamente ligados ao poder transformador da educação. Por isso, desde 2014, o braço social da MRV&CO desenvolve e apoia importantes programas e projetos, que têm como essência oferecer possibilidades ainda maiores na área da educação. Com 1% do lucro líquido da companhia destinado para essas ações, já foi possível proporcionar oportunidades de um futuro melhor para mais de 1,1 milhão de pessoas em sete anos. Saiba mais em institutomrv.com.br


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