Blog Top Society - Karla Cruz

Unicred participa de campanha de prevenção ao câncer de mama e de próstata

15/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10244_post_904.jpg
A Unicred lança neste mês ações de engajamento nas campanhas internacionais Outubro Rosa e Novembro Azul. Com o mote “Cuidar da Vida é Mais Seguro”, a ideia é conscientizar mulheres e homens sobre a importância do autocuidado para a prevenção de doenças, em especial os cânceres de mama e de próstata. 
img/topsocie_blog/10244_post_5566.jpg
Até o dia 30 de novembro, médicos associados à cooperativa farão parte da campanha através de dicas de cuidados com a saúde, como parte de um chamado à reflexão sobre a importância de zelar pela própria saúde, pela saúde dos entes queridos e da sociedade. Neste período, a Unicred também clama pela prevenção contra imprevistos e preparou uma campanha de seguros de vida que doará o valor da primeira parcela de cada novo seguro contratado a instituições e iniciativas que promovem o combate ao câncer. 
img/topsocie_blog/10244_post_14361.jpg
“Cada uma das sete cooperativas Unicred atuantes nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso elegeu uma instituição para essa destinação financeira. Poder apoiar ativamente no combate a doenças e trazer cooperados falando sobre prevenção é a essência do que somos, uma vez que ser socialmente responsáveis é um dos princípios do cooperativismo e que a área da saúde está no DNA da Unicred, fundada há 33 anos por médicos”, reforça Chanderson Franz, gerente de seguros da Unicred Central Conexão.
 
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2022, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos por 100 mil mulheres, respectivamente. Toda mulher deve procurar um posto de saúde ou médico para realizar os exames preventivos anualmente (especialmente após os 40 anos de idade), bem como realizar o autoexame mensalmente.
 
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina, segundo o Ministério da Saúde. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar e obesidade), ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para exames. A prevenção é muito importante pois na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns deles começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada.
 
Mais informações sobre o seguro de vida podem ser encontradas no site da Unicred (https://www.unicred.com.br/solucoes/seguros). Para associados, a contratação pode ser feita pelo app Unicred Mobile.
 
Confira as instituições beneficiadas pela campanha:
  • Unicred Valor Capital - Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon)
  • Unicred Centro Sul - Rede Feminina de Combate ao Câncer
  • Unicred União - Rede Feminina de Combate ao Câncer
  • Unicred Vale - Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau
  • Unicred Mato Grosso - Hospital do Câncer de Mato Grosso
  • Unicred Coomarca - Associac?a?o Cleia Beduschi
 
Saiba mais
Câncer de mama
Principais sintomas:
o Caroço nos seios (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor.
o Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja.
o Alterações no bico do peito (mamilo).
o Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
o Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
 
Câncer de próstata
Principais sintomas:
o Dor óssea.
o Dores ao urinar.
o Vontade de urinar com frequência.
o Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
 
Cuidar da Vida é Mais Seguro.
 


Compartilhe nas redes sociais:

Empreendedorismo é a nova onda em Florianópolis

15/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10243_post_1199.jpg
A busca por bem-estar e saúde será uma prioridade para os próximos anos.  É o que revela a Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor, realizada pela WW, reconhecida globalmente por seu programa de perda de peso, em parceria com o Instituto Kantar, que ouviu 14.506 pessoas, entre 18 e 69 anos, em 15 países.
 
Feita com o objetivo de compreender as tendências e comportamentos da sociedade com relação a hábitos saudáveis, a pesquisa apontou que, entre os brasileiros, 91% estão focados em manter e/ou melhorar sua saúde e bem-estar, enquanto em todo o mundo o percentual é de 78%.
 
Em função da pandemia, uma melhora na imunidade e no estilo de vida, fez com que os brasileiros mudassem o comportamento e o olhar sobre a saúde. Com isso, aumentou drasticamente a busca por produtos e alimentos mais naturais e menos manipulados, abrindo a oportunidade para quem busca empreender nessa área que só cresceu nos últimos anos.
 
Foi o caso do Charles James Müller, natural de Blumenau, em Santa Catarina, formado em Administração de Empresas com Especialização e Pós-Graduação em Comércio Exterior. Mora em Brasília há 22 anos, se aposentou em 2020 após 35 anos trabalhando no Banco do Brasil. Se viu com tempo livre demais, já que estava acostumado com a vida dos negócios e decidiu abrir os olhos para o que ainda não tivera a oportunidade em toda a vida, o empreender. "Me achava muito jovem para me tornar um típico aposentado, precisava dar um start em outro mercado e seguir trabalhando." Conta.
 
Sempre teve uma vida muito ativa, envolvido em projetos, e com o que mais adora, o futebol. Foi nessa rotina que conheceu a Bio Mundo. Uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, natural de Brasília, com franquias espalhadas pelo Brasil e que possui uma vasta gama de produtos. A marca tem a característica de se preocupar com o dia a dia de todos, com um portfólio de altíssima qualidade, que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 1.000 produtos em prateleira e mais de 200 opc?o?es de produtos a? granel, além das marcas próprias.
 
A Bio Mundo foi uma coincidência na vida de Charles, alinhando a busca por uma vida saudável e os novos caminhos com o empreendedorismo. "Conhecendo mais a loja e seu segmento, percebi que era exatamente um nicho certeiro para o momento que o país e o mundo estão caminhando, que seria a busca por saúde e qualidade de vida pós pandemia." 
 
Charles, morando em Brasília, estudando os dados atuais do mercado e do país, decidiu abrir sua primeira loja Bio Mundo no fim de 2021, na cidade onde nasceu e cresceu, Blumenau. "Foi uma decisão consciente diante dos números e pesquisas de mercado. Ser natural daqui e conhecer muito bem a cidade colaborou muito. Blumenau têm características particulares de local e público que fariam dessa loja um sucesso, como a carência nesses tipos de produtos, o alto poder aquisitivo da região, além disso, ainda não existia nenhuma unidade Bio Mundo por lá, e foi o que aconteceu." Vale lembrar que neste ano, Blumenau foi  premiada como a segunda melhor Cidade Empreendedora de Santa Catarina.
 
Com o crescimento da primeira unidade, Charles não parou por aí. Como trabalhou em banco por muitos anos, números e mercado sempre estiveram presentes em seu dia a dia, facilitando decisões assertivas. 
 
De acordo com o novo ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), pesquisa produzida pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), com apoio da Endeavor, Florianópolis é a segunda melhor cidade para empreender no Brasil. Na lista dos 100 maiores ecossistemas locais de empreendedorismo no país, Floripa ficou atrás apenas de São Paulo. O estudo tem como objetivo analisar o ambiente de negócios das 100 cidades mais populosas do Brasil, para mostrar quais delas possuem as condições mais propícias para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor.
 
Tendo em vista esse cenário, a segunda unidade veio, agora na capital Florianópolis, sediada na Rua Deodoro, 197 - loja 201, na região central. "Sem dúvidas, pelo estilo de vida de Florianópolis, cercada por praias e uma vida muito próxima à natureza, seria de fato o local perfeito para a segunda unidade." Explica.
 
Nessa nova empreitada, se aliou ao sócio Éric Silva Souza, Gerente de TI, Pós-graduado em Tecnologia da Informação, que deu o start inicial para essa segunda unidade. "Sempre direcionei os meus investimentos para o ramo imobiliário e há alguns anos estava pensando em diversificar, mas não tinha ideia onde investir. Em conversas com colegas do futebol, ouvi falar sobre a franquia da Bio Mundo e um dos colegas me apresentou para o Senhor Edmar, responsável pela franquia. Com o CEO, as certezas se confirmaram e por acreditar bastante no ramo de produtos naturais, decidi abrir a franquia." Conta Éric.
 
Pouco tempo depois, se organizando para o negócio, Éric e Charles foram conectados pelo mesmo propósito. Éric explica que tudo começou no mundo do futebol e rolou para os negócios.
 
"Comecei a me estruturar para concretizar esta decisão, e então veio a pergunta: Aonde abrir a franquia Bio Mundo? Minha esposa é de Londrina e gostamos muito de Florianópolis, diante disto verificamos se existiria alguma loja em Londrina e em Florianópolis. Em Londrina já tinha, mas em Florianópolis não. O colega de futebol Charles tinha acabado de abrir uma franquia em Blumenau e então fui conversar com ele para saber o que ele estava achando da franquia. Após a conversa, saí mais decidido ainda que realmente iria abrir uma franquia da Bio Mundo. Dias depois, a proposta de expandirmos a franquia no estado de Santa Catarina aconteceu e agora estamos aqui." Explica Éric, que agora é mais do que parceiro do futebol, mas parceiro de negócio.
 
Charles e Éric agora são os mais novos sócios da unidade Central de Floripa e já possuem planos de expansão. "Pretendemos expandir mais unidades pela região, já que ainda existem áreas que possuem força e capacidade de evolução para receber esse mesmo estilo de negócio, que tem sido verdadeiramente um sucesso." Afirmam.


Compartilhe nas redes sociais:

Aliança Francesa traz a Blumenau a mostra fotográfica "Sob a Pele - Épluchez-moi!", que aborda o desperdício de alimentos

15/10/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/10242_post_4668.jpg
A Aliança Francesa Blumenau estreia nesta sexta-feira (dia 14) a exposição fotográfica “Sob a Pele - Épluchez-moi!. Iniciativa do Consulado da França no Rio de Janeiro, a mostra reúne 20 fotos de Pauline Daniel, produzidas no Brasil e na França, com alimentos típicos de cada uma das regiões brasileiras. A exposição ficará aberta ao público em geral a partir da próxima segunda (dia 17), no espaço Galeria AF. 
 
Ao perceber quantas vezes era levada a estragar alimentos utilizados em suas produções, a artista francesa e fotógrafa culinária Pauline Daniel passou a ter um olhar atento à questão do desperdício de alimentos. Para chamar a atenção sobre o tema, se uniu ao Banco de Alimentos da França e, em 2014, produziu a primeira versão de “Sob a Pele” (“Épluchez-moi”), exposição de fotos que utiliza produtos danificados, considerados impróprios para venda, mas totalmente consumíveis.
img/topsocie_blog/10242_post_5880.jpg
img/topsocie_blog/10242_post_1659.jpg
 
A convite do Consulado da França no Rio de Janeiro, o projeto chega agora ao Brasil, onde a artista fez duas residências artísticas visitando o Banco de Alimentos do Ceasa RJ. A exposição reúne 13 fotos de frutas típicas brasileiras como o mamão papaia, o abacaxi, o limão tahiti, a jaca e a goiaba, além de sete imagens apresentadas na edição francesa da exposição, com alcachofras, peras e pimentões. As fotos inéditas foram produzidas no estúdio da fotógrafa brasileira Nana Moraes.
 
O trabalho de Pauline oferece as duas possíveis facetas de um mesmo alimento: o lado cru, marcado e danificado; depois sua versão descascada, trabalhada e roteirizada revelando seu brilho interior. Com esta série, a artista acredita que tem a oportunidade de debater a ditadura da beleza tão prevalecente na nossa sociedade, e na qual participa indiretamente como fotógrafa de publicidade culinária.
 
"Sob a Pele" convida o espectador/consumidor a refletir sobre a tirania da aparência tão enganosa.
 
“Nesse conjunto de imagens, quis revelar esteticamente as frutas e os legumes danificados e prestes a serem descartados. Na escuridão do estúdio de fotografia procurei trazer à luz o sabor real intrínseco de cada produto. Uma vez descascados e processados, os alimentos enegrecidos ou necróticos revelam-se não só aptos para o consumo, mas também dignos dos melhores pratos”, explica a fotógrafa.
 
O contato e a parceria com o Banco de Alimentos do Ceasa se mostraram muito instrutivos na comparação das ações já observadas durante o trabalho na França, revelando as especificidades e problemas de cada país. Com o projeto, um aspecto importante sobre o desperdício de alimentos ficou muito claro para Pauline.
 
“Há uma necessidade imperativa internacional de ações para salvar milhares de toneladas de alimentos perecíveis todos os anos em todo o mundo”, finaliza.
 
Em uma parceria com a Aliança Francesa, além de Blumenau, mais 10 cidades vão receber a mostra “Sob a Pele”: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Juiz de Fora, São Carlos, Campinas, Fortaleza, Grande ABC, Manaus e Nova Friburgo.
 
Desperdício de alimentos
 
O Índice de Desperdício de Alimentos 2021 informa que cerca de 17% do total de alimentos disponíveis aos consumidores foram para o lixo das residências, varejo, restaurantes e outros serviços alimentares em 2019. Para ilustrar, seriam 23 milhões de caminhões de 40 toneladas totalmente carregados – pára-choque com pára-choque, o suficiente para circular a Terra sete vezes. O relatório estima que, em 2019, 61% do desperdício de alimentos foi gerado pelas famílias, 26% do serviço de alimentação e 13% do varejo.


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a idealizadora e responsável pelo Programa, pela Revista e pelo Blog Top Soci...
Curta Nossa Página