Blog Top Society - Karla Cruz

Colunista cearense celebrará aniversário com muito brilho no Retrô Original em Fortaleza

23/03/2023    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/11394_post_8455.jpg

O anfitrião Luciano Rocha vai brindar seu niver vestindo look assinado pelo estilista Kalil Nepomuceno

A vida precisa ser bela e divertida, assim pensa o colunista, digital influencer e turismólogo cearense Luciano Rocha que festejará mais um aniversário ao lado de familiares, parceiros e amigos, no próximo dia 30 de março (quinta-feira), no Retrô Original, instalado na Rua Pereira Valente, 1520, no bairro Meireles em Fortaleza (CE).

O aniversariante de 24 de fevereiro passado promete uma noite de muito brilho, música, dança e arte, na festa colorida que denominou de “Let´s Glow Party”, onde os seletos convidados curtirão ao som da banda Click, especializada em rock nacional e internacional dos anos 80 e 90, como também, dos DJ´s Paulo Bezerra e Edgar Mendonça que encantaram por anos, a programação do badalado e inesquecível Éden Club, na capital cearense.

Exaltar os momentos de alegria, diversão e boas companhias é, também, intenção do aniversário que tem a Designer Débora Santos assinando o convite, Roberto Martins o cerimonial, Ivan Guedes a decoração, Leonardo Barbosa as fotos, Marilza Pessoa do Bombocado, o Bolo, Sandras Buffet os docinhos, Tia Márcia os bem vividos e brownies e, ainda, “Le Tout” os chocolates.

Já os balões que ilustrarão a festa terão as digitais de Costa Brazil, a iluminação da “In Moove” e cobertura e transmissão para mídias socais de “Meu Evento no Insta”. Enquanto os convidados se organizam para comparecer a ‘Let´s Glow Party”, o aniversariante está na expectativa de recebê-los com bastante entusiasmo e felicidade!

A festa lembrará aquelas noites animadas que diversas pessoas viveram com tinta, luz neon e repertório musical de qualidade. Não é à toa que o coração de Luciano Rocha bate forte na esperança de viver momentos especiais e transformar tudo isso em lindas palavras. Essa é a sensação maior do aniversariante que tem o suporte do jornalista Eduardo Galdino na Assessoria de Imprensa deste evento.

“Siga o Dress Code da noite chamado de Glow Apparel, leve seu maior sorriso e seja o rei e a rainha da minha festa”, recomenda o influencer da cidade de Tianguá, no Ceará, Luciano Rocha, que acredita no pensamento de Bibh Rossini: “A vida é uma festa. Então comece a dançar antes que a música acabe”! Que venha a “Let´s Glow Party”,  diz o aniversariante.

Compartilhe nas redes sociais:

28ª Festitália terá vinhos importados da Itália e rótulos artesanais em Blumenau

23/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11393_post_11610.jpg
O vinho é um dos grandes símbolos da gastronomia italiana. É por isso que ele será um dos protagonistas da 28ª Festitália.
 
Ao mesmo tempo, o evento contará com rótulos importados e receitas regionais, produzidas por pequenos produtores. A programação acontece de 21 de junho a 2 de julho, de quarta-feira a domingo, no Parque Vila Germânica.
 
Os rótulos importados serão selecionados e trazidos ao Brasil pela Dolomiti Wine Spirits. Importadora que atende a todo o Brasil a partir de Blumenau, a empresa foi fundada em 2017 e estreia este ano na Festitália.
 
Jeferson Debossan, um dos sócios, explica que o próprio nome da marca tem relação direta com a Itália. “Dolomiti é uma região italiana considerada patrimônio histórico da Unesco, reconhecida pela sua especialidade em vinhos”, explica.
 
A relação com a Itália será o foco da carta desenvolvida pela Dolomiti para o evento.
 
“Além dos vinhos brancos e espumantes desta região, levaremos ao evento clássicos como Brunello, Barolo e Amarone”, adianta Jeferson. Uvas como Merlot e Cabernet Sauvignon também serão exploradas em rótulos internacionais.
 
Vinhos regionais
 
Os vinhos regionais, que tradicionalmente estão no evento, também estão confirmados. Além de marcas artesanais, novas vinícolas acompanharão os pratos regionais.
img/topsocie_blog/11393_post_9801.jpg
 
Norberto Mette, organizador do evento, comenta que a diversidade da carta de vinhos está alinhada com a proposta do evento.
 
“A Itália é muito diversa e isso fica muito evidente na mesa e nas taças de vinho. A nova proposta do evento, focada na gastronomia italiana, pedia que os vinhos harmonizassem à altura”, comenta. “Este é só o primeiro passo de muitos outros que chegarão em breve”, finaliza.
 
Sobre a Festitália 
 
A Festitália é realizada pelo Lira Circolo Italiano e teve a sua primeira edição em 1994. A partir de 2023, passa por uma reestruturação de formato, mas segue com o propósito de valorizar a cultura italiana e celebrar a vinda dos imigrantes que colonizaram Santa Catarina a partir do século XIX. A gastronomia é o grande destaque do evento.
 
Mais informações estão disponíveis em www.instagram.com/festitaliablumenau


Compartilhe nas redes sociais:

Estudantes do Colégio Bom Jesus de Lages desenvolvem curativo com o óleo cicatrizante da arnica da serra

23/03/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11392_post_12878.jpg
Emanuel Schumacher Pereira e Lucas de Oliveira Woehl, estudantes do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus Diocesano, de Lages, descobriram o potencial cicatrizante e antibactericida do óleo da arnica da serra, uma planta comum na região. O objeto de estudo fez parte da pesquisa realizada nas aulas de Iniciação Científica do Colégio. Os alunos também já criaram, em 3D, um curativo em que o óleo da planta poderá ser utilizado na pele após novas pesquisas. A equipe vai apresentar o projeto na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), em São Paulo, entre os dias 19 e 23 de março.
img/topsocie_blog/11392_post_4539.jpg
img/topsocie_blog/11392_post_4919.jpg
img/topsocie_blog/11392_post_9580.jpg
Os estudantes iniciaram o projeto de Iniciação Científica em 2019, com a pesquisa teórica sobre a planta, com o auxílio inicial da professora orientadora Chayane Cristina de Souza. Por meio da análise fitoquímica, eles descobriram quais compostos da arnica da serra (Senecio oleosus) teriam potencial para cicatrização e para evitar a proliferação de fungos e bactérias na região machucada. A planta é conhecida e utilizada em extrato hidroalcoólico pelas comunidades interioranas para tratamento de hematomas  e lesões na pele – a ideia seria comprovar essas hipóteses.

No ano de 2022, o projeto foi aperfeiçoado com a parceria do campus da Universidade Federal de Santa Catarina da cidade de Curitibanos, com a coorientação do professor doutor Cristian Soldi. O professor do Colégio Bom Jesus Diocesano e orientador dos alunos, Daniel Marinho, explicou que no laboratório da faculdade foi possível realizar a análise fitoquímica do óleo essencial das flores e folhas da planta, o que confirmou as hipóteses levantadas na pesquisa. Entre os 35 compostos encontrados, ficou comprovada a presença de componentes que possuem propriedades cicatrizantes, bactericidas, antifúngicas e antineoplásicas ? inibem o crescimento de tumores. 

Os trabalhos da Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus trazem grandes aprendizados aos estudantes, que precisam seguir toda a metodologia de uma pesquisa científica para desenvolver trabalhos de qualidade e de credibilidade. E, como na maior parte delas, o processo de investigação foi desafiador. Lucas conta que a tomada de decisões no início (verificar onde encontrar a planta, o que estudar dela, entre outras) e o rigor da metodologia foram difíceis. “Tínhamos de colher a planta no período e horário certos, para que houvesse o aroma mais forte, o que indica teoricamente maior rendimento de óleo. Depois, tivemos a fase de separação de flores e folhas, a extração dos respectivos óleos”, detalha Lucas. Em seguida, veio a fase da análise fitoquímica e a posterior identificação dos componentes”, relata o estudante.

Emanuel ressalta que um dos objetivos da pesquisa era criar algo inovador. “Não existe no mercado um curativo com princípio bioativo da planta estudada”, observa. Os alunos reiteram que a presença de propriedades curativas, apesar de especulada, nunca havia sido comprovada cientificamente. Para eles, o rigor científico com o auxílio da universidade fechou com chave de ouro a primeira etapa da pesquisa, que comprovou o que eles desejavam. “Agora vamos desenvolver o curativo com o gel cicatrizante tendo como base o modelo em 3D”, afirma Emanuel. A equipe quer dar continuidade às pesquisas não somente com o curativo: a ideia é ir além e separar compostos que tenham poder de tratamento de outras doenças bem como patentear a ideia.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página