Blog Top Society - Karla Cruz

CASA 15, de Daniel Ghizi Arquitetura

20/09/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9964_post_11718.jpg
Celebrando o aniversário de 15 anos da empresa e a chegada oficial do escritório em Florianópolis/SC, a Daniel Ghizi Arquitetura traz nesta edição da Casacor/SC a obra chamada “Casa 15”, a qual sintetiza e explora características de seu amplo portfólio de residências.
 
O ambiente foi inserido em uma área de aproximadamente 300 m², adjacente à edificação antiga, construída em 1913 e tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. A nova construção respeita, se integra e valoriza o meio existente: um monobloco branco, construído com estrutura metálica e fechamentos em vidro, separado da antiga obra por um espelho d’água que reflete ambas as edificações. A natureza, em seus quatro elementos, se relaciona com a nova edificação trazendo ao local um caráter sensorial.
img/topsocie_blog/9964_post_7621.jpg
img/topsocie_blog/9964_post_3399.jpg
 
No exterior há um novo espaço de convívio, à volta de uma lareira, estrategicamente inserido para que seja visível a interação entre as edificações assentos executados em concreto aparente, com estofados na cor laranja, dialogam com a paleta da edificação tombada. E, ainda, três grandes árvores permanecem no local e são envolvidas pela nova arquitetura.
 
A CASA 
 
São tantos detalhes na casa que descrevê-la por completo, chega ser quase impossível: é preciso entrar e sentir o que nossa arquitetura trouxe ao local. 
 
São mais de 150m² construídos entre casa, varandas e exterior. Os materiais naturais utilizados mimetizam o externo com o interno: vegetação, pedras naturais, concreto, aço madeira e vidro. Uma rampa orgânica conduz ao acesso principal, numa ampla varanda onde o ambiente interno se confunde ao externo.
 
Todos os ambientes são integrados: estar, cozinha e suíte. No centro da casa há uma cozinha austera, com armários suspensos e eletrodomésticos ocultos. Nela, também, uma mesa de jantar em mármore, sinuosa, acoplada à bancada de preparação de alimentos que reforça a interação e convívio entre usuários. Há, ainda, um ambiente de leitura, com poltrona, calmo e bem iluminado. Na suíte, toda em tons neutros e com piso em carpete, a cama tem destaque: a peça foi desenhada pelos arquitetos e é revestida de couro, tem formato orgânico, assimétrica e parece flutuar. Deitado nela, é possível apreciar a bela arquitetura centenária junto ao jardim que envolve a casa.
 
Durante o dia, a luz natural permeia os vidros iluminando harmoniosamente todo o ambiente. A sanca, que contorna a obra internamente, é utilizada como fonte artificial de iluminação e faz efeito semelhante à natural quando esta não se faz mais presente. As grandes peças de porcelanato monocromáticas aplicadas no banheiro se espalham pela casa, revestindo também as paredes do quarto. Entre área íntima e social uma estante “vazada”, que sutilmente as divide Cozinha e estar estão completamente unidos e formam um local com mobiliário contemporâneo sutilmente ambientado e decorado.
 
Estar na Casa 15 é sentir a essência de uma arquitetura contemporânea que se impõe, tem personalidade e trata cada detalhe com muito respeito.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página