Blog Top Society - Karla Cruz

Dia da Árvore: no Sítio Pedras Rollantes, visitantes são convidados a plantar mudas

19/09/2022    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/9955_post_5497.jpg

Ação vai até o fim da primavera no sítio de Alfredo Wagner (SC)

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Árvore. E no Sítio Pedras Rollantes, que fica em Alfredo Wagner, quem visitar o local durante todo o mês e até o final da primavera está convidado a levar uma muda de árvore e ter, na propriedade, “Uma árvore para chamar de sua”. O movimento acontece desde 2018 e é uma chamada para que os visitantes do Café ou da Pousada plantem uma árvore para deixar registrada a sua passagem.

A muda pode ser frutífera, de sombra ou ornamental. O importante é que seja de boa qualidade e que não sofra com a geada, pois Pedras Rollantes está 500 metros acima do nível do mar e, em alguns anos, o inverno é bastante rigoroso. “Também é legal que seja uma muda originária da Mata Atlântica, mas isto não é fundamental”, lembra Tarcísio Mattos, um dos sócios.

A muda será plantada nos “Hortos dos Visitantes”, áreas onde são preparados os berços para o plantio, com correção de solo e adubação. Uma delas, na parte baixa do terreno, ajudará a ampliar a mata ciliar nas margens do Rio das Águas Frias, que corta a propriedade. Depois, cada uma delas recebe uma plaquinha com o nome popular da espécie, o nome científico e os nomes de quem as plantou.

O ipê-branco plantado em 2019 e que deverá florir pela primeira vez em 2024, por exemplo, tem plaquinha com os nomes de Vanessa e Laurence Rossetto. O casal esteve em Pedras Rollantes em 2018 e, ao saberem do “Uma árvore para Chamar de Sua”, voltaram no ano seguinte para plantar sua árvore e sempre voltam para curtir a pousada e conferir o desenvolvimento do ipê. 

“Logo nos animamos a pensar numa árvore para levarmos ao sítio e participar. Temos um carinho enorme pelo lugar, pelo Tarcísio e pela Lu. Lá nos sentimos em paz, conseguimos relaxar, entrar em contato com a natureza e com o silêncio, e pensar que temos uma árvore plantada lá nos traz ainda mais essa conexão. A cada ida ao sítio ficamos sempre bem ansiosos em saber como nosso ipê está”, conta Vanessa. 

img/topsocie_blog/9955_post_450.jpg

Sustentabilidade faz parte da história de Pedras Rollantes

Uma das primeiras ações de Tarcísio ao chegar em Pedras Rollantes, em 2005, foi replantar parte da mata ciliar que havia sido retirada. No começo de 2016 houve em Pedras Rollantes um movimento chamado “Pinhão para toda a vida”, quando os participantes do Café eram convidados a colocar uma muda de araucária numa encosta dentro do Sítio.

 “Foram mais de 100 mudas. Foi lindo demais ver as pessoas escolhendo uma das muitas que fizemos na estufa, levar até o local e voltar com sorrisos e histórias”, relembra Lu.

No ano seguinte, para comemorar dois anos do Café, os visitantes foram incentivados a trazerem mudas que foram plantadas perto do local onde ele ainda é servido nas tardes de domingos. Estas duas ações foram as sementes de “Uma árvore para chamar de sua”.

Além da Pousada e do Café, o sítio também é uma propriedade agrícola dedicada a produção de citros com certificação orgânica, como a tangerina Clemenules. “Desde 2005, quando aqui chegamos, nenhum agroquímico foi para a terra”, diz Tarcísio, que complementa informando que segue à risca os princípios, as normas e os códigos de ética que regem a agroecologia. 


Sobre Pedras Rollantes

A Pousada Pedras Rollantes fica em Alfredo Wagner, Santa Catarina, 100 km de Florianópolis em direção à Serra. Tem apenas cinco unidades em uma área de 28 hectares em meio ao Vale do Rio das Águas Frias, bem perto do centro da cidade. Entre alguns dos diferenciais de Pedras Rollantes está a redução substancial de valores a partir da terceira noite de estadia, a entrega de uma cesta de alimentos para que os hóspedes preparem as suas refeições, criança até 12 anos é grátis e também não há cobrança para a estadia de pets. Além disso, foi abolido o check in ou check out. Pode chegar bem cedo e sair bem tarde. 

Todo o atendimento é feito pelos sócios e a propriedade rural também é dedicada à produção comercial de citros com certificação orgânica, com destaque para a tangerina Clemenules. Há ainda o Café, servido nas tardes de domingo, sob reserva e aberto também a não-hóspedes.


yasmine holanda fiorini
yasss
@yasmineholanda


Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página