O poder de
influência que os criadores de conteúdo digital têm sobre a decisão de compra
do brasileiro é bastante expressivo. Um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br,
com dados da Statista e da HootSuite, mostrou que o Brasil é o país em que as
pessoas mais são influenciadas por personalidades da internet na hora de
consumir produtos e serviços. Cerca de 43% da população já adquiriu algo
indicado por influencers, nos canais digitais. Nesse ranking, o segundo lugar
fica com a China (34%), seguida da Índia (33%), Itália (21%) e Coréia do Sul
(20%).
O estudo mostra,
também, que cerca de 70% da população faz uso das redes sociais no
Brasil. O tempo médio gasto na internet é de pouco mais de 10 horas por
dia, três apenas nas redes sociais - o que coloca o país em terceiro da lista
dos que mais as utilizam, depois da Filipinas e Colômbia. É o segundo maior
usuário do WhatsApp, o terceiro do Instagram e o quarto do Facebook.
“Com o uso da
internet e das redes sociais sendo cada vez mais uma necessidade do mundo
moderno, as plataformas digitais se consolidaram como canais de publicidade e
os influenciadores, com seus milhões de seguidores nas redes, se tornaram peças
importantes nas estratégias de marketing das marcas”, pontua o gerente de
Estratégia de Comunicação e Marca da Agência Seven Comunicação Total, Mateus
Tamborlin.
Ele comenta, ainda,
que os consumidores tendem a confiar mais em produtos recomendados por
outras pessoas, do que o que é comunicado pelas próprias marcas. Um ponto
positivo para os influenciadores, que conseguem entregar 11 vezes mais retorno
do que propagandas em mídias tradicionais, conforme revelou um estudo do
instituto de pesquisa Nielsen.
“Fatores que
mostram porque o marketing de influência se tornou uma das apostas de muitas
marcas, para aumentar sua presença digital e atingir mais consumidores”,
destaca Tamborlim.
Marcas devem estar
atentas às oportunidades e trabalhar com estratégia
A sensação de
proximidade que o influenciador gera em seus seguidores faz com que a audiência
veja nessas personalidades alguém parecido com ela. É certo que a parceria com
os influencers é um ganho para as empresas. Mas, conforme destaca o gerente de
Estratégia de Comunicação e Marca da Seven, é importante estudar bem as opções.
Ele cita alguns cuidados na hora de desenvolver estratégias com
influenciadores:
·
Escolher quem está atrelado à marca
por identificação: “É preciso selecionar perfis que tenham proximidade com os
valores da marca. Assim como os influenciadores, principalmente os mais
consolidados, buscam trabalhar com marcas que conversem com as causas
defendidas por eles, as empresas também têm que se atentar para a escolha da
imagem que vai apresentar e oferecer o seu produto ou serviço”, diz o
especialista.
·
Seu público-alvo está nas redes
sociais? Outro ponto a se levar em consideração é se o público do influencer é
o mesmo que a campanha quer atingir, o que inclui os canais utilizados por ele
para chegar aos seus seguidores.
·
Microinfluenciadores: aquelas
personalidades locais, com menos de 30 mil seguidores, podem ser super
eficientes em campanhas de comunicação, porque possuem grande proximidade com
os seguidores. “Os chamados microinfluenciadores podem ser o melhor canal da
sua campanha, dependendo do seu objetivo. É preciso considerar além dos
números, avaliando o engajamento e a efetividade da comunicação do influencer”,
reforça Mateus.
·
Esteja atento à linguagem: por fim, o
especialista da Seven destaca que é essencial manter o alinhamento da linguagem
de comunicação da marca, escolhendo parceiros que também falem com o público de
uma maneira similar. Assim, o discurso ganha mais transparência e soa mais
espontâneo, questões ideais para convencer e impactar o público-alvo.
Sobre a Seven
Uma das agências de
comunicação de maior referência no Sul do país, a Seven atua com uma estrutura
integrada para entregar ao cliente soluções de ponta a ponta, visando a conexão
com o consumidor e o desenvolvimento de novos negócios. São mais de 40
profissionais multidisciplinares desenvolvendo soluções de comunicação para
toda a jornada do cliente, com ativação em todos os formatos de mídia, para
clientes em todo o país. Fazem parte do portfólio da agência empresas como
Uniasselvi, Oster, Brandili, Central Ailos, Viacredi, Nathor Bicicletas e
Hospital Santa Catarina.