Blog Top Society - Karla Cruz

Empresa catarinense cria alarme que usa inteligência artificial para melhorar monitoramento

07/09/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9821_post_4114.jpg
A inovação ocupa espaço importante na área de segurança eletrônica, mercado que cresceu 14% em 2021 e já movimenta mais de R$ 9 bilhões anuais segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE).
 
Na disputa pela preferência dos clientes, equipamentos com alta tecnologia se destacam ao oferecer segurança, comodidade e até a possibilidade de oferta de outros serviços além da proteção patrimonial. Resultado de três anos de desenvolvimento e R$ 15 milhões investidos, um novo sistema de alarme da Orsegups usa inteligência artificial para melhorar o monitoramento de residências e empresas. 
 
No processo de criação do novo produto, a Orsegups foi a primeira empresa de segurança brasileira a utilizar o Watson, plataforma de serviços de inteligência artificial da IBM que é considerada um marco no avanço dessa tecnologia.
 
O resultado foi um sistema totalmente sem fio, com tecnologia 100% própria, desenvolvida pela catarinense que é a maior empresa brasileira de segurança eletrônica, com mais de 80 mil clientes em todo o País. O Alarme 365, como foi batizado, tem diferenciais como a facilidade de instalação, feita em 40 minutos, e a alta tecnologia.
 
O software criado especialmente para o alarme é ligado a sensores que identificam qualquer movimentação na área monitorada. De forma imediata, o sistema envia um alerta e uma imagem do ambiente para a central da Orsegups. Em poucos segundos a equipe responsável segue o protocolo indicado. Em caso de contato com o proprietário do imóvel, a atendente pode conversar com as pessoas, solicitando um código de segurança. Se for usada a senha de coação, há o acionamento da polícia sem disparo do alarme.
 
Operado por aplicativo ou controle remoto, o equipamento também permite que o proprietário veja a qualquer momento imagens em cores e em alta resolução do interior do imóvel. Em caso de emergências - um acidente doméstico ou um mal súbito, por exemplo - existe a possibilidade de ativação de um botão de pânico (função safe-call) e o contato imediato com a equipe de monitoramento.
 
A comunicação entre a residência ou a empresa e a central de monitoramento é feita por voz, de maneira bidimensional - o cliente conversa com a Orsegups.
 
Superintendente do Alarme 365, Douglas Pinheiro diz que há alguns anos a empresa vem investindo no projeto de se transformar num grande fornecedor de soluções em segurança, o que levou à implantação de uma fábrica própria com alta tecnologia para produção de componentes eletrônicos.
 
“Percebemos que com a tecnologia e a mão de obra que desenvolvemos internamente é possível vender mais que serviços. O projeto começou em 2019 e exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento. No início deste ano começamos a avaliar o produto em campo, com um grupo teste, e lançamos a novidade no mercado em maio. Para nossa surpresa, as vendas superaram todas as metas definidas para o período inicial”.
 
Segundo ele, a alta tecnologia do produto é o que mais atrai os clientes, principalmente residenciais, mas também proprietários de escritórios, de consultórios e de empresas de médio e pequeno porte. Outro diferencial, acrescenta, foi a conquista recente, pela Orsegups, das ISOs 27701 e 27001, de segurança da informação.
 
“O sistema muitas vezes fica dentro da casa das pessoas. É importante que elas tenham a certeza de que as imagens e dados colhidos vão ser protegidos por criptografia e processos devidamente certificados”.
 
Diferenciais do Alarme 365
·         Verificação por imagem em tempo real
·         Captação de imagens coloridas e com alta resolução
·         Comunicação bidirecional - atendente “conversa” com o usuário
·         Comunicação por múltiplos canais
·         Proteção 24 horas por dia
·         Sistema totalmente sem fio
·         Fotossensor equipado com sensor anti-sabotagem capaz de identificar tentativas de mudança de posição ou desligamento

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página