A inovação ocupa espaço importante na área
de segurança eletrônica, mercado que cresceu 14% em 2021 e já movimenta mais de
R$ 9 bilhões anuais segundo a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas
Eletrônicos de Segurança (ABESE).
Na disputa pela preferência dos clientes,
equipamentos com alta tecnologia se destacam ao oferecer segurança, comodidade
e até a possibilidade de oferta de outros serviços além da proteção
patrimonial. Resultado de três anos de desenvolvimento e R$ 15 milhões
investidos, um novo sistema de alarme da Orsegups usa inteligência artificial
para melhorar o monitoramento de residências e empresas.
No processo de criação do novo produto, a
Orsegups foi a primeira empresa de segurança brasileira a utilizar o Watson,
plataforma de serviços de inteligência artificial da IBM que é considerada um
marco no avanço dessa tecnologia.
O resultado foi um sistema totalmente sem
fio, com tecnologia 100% própria, desenvolvida pela catarinense que é a maior
empresa brasileira de segurança eletrônica, com mais de 80 mil clientes em todo
o País. O Alarme 365, como foi batizado, tem diferenciais como a facilidade de instalação,
feita em 40 minutos, e a alta tecnologia.
O software criado especialmente para o
alarme é ligado a sensores que identificam qualquer movimentação na área
monitorada. De forma imediata, o sistema envia um alerta e uma imagem do
ambiente para a central da Orsegups. Em poucos segundos a equipe responsável
segue o protocolo indicado. Em caso de contato com o proprietário do imóvel, a
atendente pode conversar com as pessoas, solicitando um código de segurança. Se
for usada a senha de coação, há o acionamento da polícia sem disparo do alarme.
Operado por aplicativo ou controle remoto,
o equipamento também permite que o proprietário veja a qualquer momento imagens
em cores e em alta resolução do interior do imóvel. Em caso de emergências - um
acidente doméstico ou um mal súbito, por exemplo - existe a possibilidade de
ativação de um botão de pânico (função safe-call) e o contato imediato com a
equipe de monitoramento.
A comunicação entre a residência ou a
empresa e a central de monitoramento é feita por voz, de maneira bidimensional
- o cliente conversa com a Orsegups.
Superintendente do Alarme 365, Douglas
Pinheiro diz que há alguns anos a empresa vem investindo no projeto de se
transformar num grande fornecedor de soluções em segurança, o que levou à implantação
de uma fábrica própria com alta tecnologia para produção de componentes
eletrônicos.
“Percebemos que com a tecnologia e a mão
de obra que desenvolvemos internamente é possível vender mais que serviços. O
projeto começou em 2019 e exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento. No início
deste ano começamos a avaliar o produto em campo, com um grupo teste, e
lançamos a novidade no mercado em maio. Para nossa surpresa, as vendas
superaram todas as metas definidas para o período inicial”.
Segundo ele, a alta tecnologia do produto
é o que mais atrai os clientes, principalmente residenciais, mas também
proprietários de escritórios, de consultórios e de empresas de médio e pequeno
porte. Outro diferencial, acrescenta, foi a conquista recente, pela Orsegups,
das ISOs 27701 e 27001, de segurança da informação.
“O sistema muitas vezes fica dentro da
casa das pessoas. É importante que elas tenham a certeza de que as imagens e
dados colhidos vão ser protegidos por criptografia e processos devidamente
certificados”.
Diferenciais do Alarme 365
·
Verificação por imagem em tempo real
·
Captação de imagens coloridas e com alta
resolução
·
Comunicação bidirecional - atendente
“conversa” com o usuário
·
Comunicação por múltiplos canais
·
Proteção 24 horas por dia
·
Sistema totalmente sem fio
·
Fotossensor equipado com sensor
anti-sabotagem capaz de identificar tentativas de mudança de posição ou
desligamento