Blog Top Society - Karla Cruz

Projeto Tamar e Eco Flame Garden transformam lixo retirado do oceano em linha de móveis sustentáveis

03/09/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9776_post_4711.jpg
Empresa brasileira de móveis outdoor e lifestyle, a Eco Flame Garden acaba de firmar uma parceria inédita com o Projeto Tamar que promete impactar positivamente o meio ambiente – e ainda agradar os amantes de design e inovação.
 
Engajada em questões sociais e ambientais, a marca vem firmando parcerias com ONGs e projetos de grande relevância como o S.O.S. Amazônia, SP Invisível e Unesco. Agora, com parceria estabelecida com o Tamar, os sócios e fundadores da Eco Flame Garden, Rubens Stuque e Mateus Ferrareto, realizam um sonho antigo de juntar-se a uma causa que sempre acreditaram e admiraram.
 
“Estar com o Tamar sempre foi um sonho para nós. Estamos muito felizes em poder contribuir com esse projeto que é uma grande referência para nós e para nossa empresa”, declara Mateus.
img/topsocie_blog/9776_post_14142.jpg
 
A Eco Flame Garden vem buscando alternativas sustentáveis, tanto para sua atividade diária, quanto para seus produtos. A partir disso, ao identificar um dos males mais combatidos pelo Projeto Tamar, a empresa identificou uma oportunidade de criar algo inovador, sustentável e que ainda vai contribuir para a preservação do meio ambiente. As redes de pesca fantasma são responsáveis por um grande estrago ambiental, ceifando milhares de vidas marinhas diariamente. De acordo com o Greenpeace, os equipamentos provenientes da pesca fantasma constituem mais de 85% do lixo plástico existente no oceano.
 
Atualmente, cerca de 640 mil toneladas de material de pesca são abandonadas no mar todos os anos e o perigo vem afetando até mesmo os seres humanos; são inúmeros os casos de morte por afogamento envolvendo banhistas, surfistas e até mesmo pescadores, que ficam presos em redes fantasmas. 
 
“Quando o Tamar começou há 40 anos, as principais causas de morte das tartarugas estavam relacionadas ao consumo de suas carnes e ovos. Hoje, as maiores ameaças são a pesca e as redes fantasma”, afirma Thaís Pires, veterinária e gestora do centro de visitantes do Tamar na Praia do Forte.
 
Design com inovação e propósito
 
Como parte da parceria entre a Eco Flame Garden e o Projeto Tamar, uma linha de produtos exclusiva será lançada pela empresa, e parte da venda de tais produtos será revertida para o projeto. De forma sustentável e inovadora, os empreendedores Rubens e Mateus resolveram utilizar as redes de pesca retiradas do mar como parte do enchimento para os pufes pertencentes à nova linha de produtos desenvolvida em parceria com o Tamar. As redes, que serão compradas pela Eco Flame Garden, passarão por um processo de reciclagem, e por fim, serão adaptadas para servir como enchimento dos pufes.
 
“Acreditamos muito no poder da ação, e sabemos que ao fazer a nossa parte outras pessoas também vão se sentir inspiradas e ajudar”, declara Rubens. 
 
Além do lançamento dos pufes, a revitalização dos espaços do Tamar
 
Itens de destaque no catálogo da Eco Flame Garden, os pufes, que são próprios para ambientes externos, também estarão presentes em outra parte da parceria entre a empresa e o Projeto Tamar. Trata-se da revitalização de alguns dos espaços pertencentes ao projeto, presentes na Praia do Forte, na Bahia, uma das sedes mais importantes do Tamar. Especializada na montagem de lounges outdoor e na decoração de ambientes externos, a Eco Flame Garden será responsável pela reforma e revitalização de áreas ao ar livre pertencentes ao Projeto Tamar, onde visitantes e turistas poderão vivenciar uma verdadeira experiência outdoor através dos produtos da empresa, além de contribuírem para o projeto. O lançamento da linha está previsto para o próximo dia 5 de outubro.
 
Conheça mais sobre a Eco Flame Garden: https://www.ecoflamegarden.com.br/
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página