Blog Top Society - Karla Cruz

Aliança Francesa inaugura galeria de arte com exposição fotográfica do francês Vincent Rosenblatt

28/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9477_post_12661.jpg
Blumenau vai ganhar mais um espaço cultural. A recém-inaugurada sede da Aliança Francesa e do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) vai abrigar uma galeria de arte, que receberá exposições temporárias dos mais diversos gêneros artísticos e com acesso para toda a comunidade. A inauguração do espaço será no dia 12 de agosto, às 20h, com uma Soirée Française (Noite Francesa) e uma avant-prèmiere da exposição “Insouciance: Juventudes Transatlânticas”, do fotógrafo francês Vincent Rosenblatt. A partir do dia 15, a exposição estará aberta gratuitamente à visitação. 

A exposição “Insouciance: Juventudes Transatlânticas” traz um olhar do fotógrafo sobre as juventudes francesa e brasileira. Na AF Blumenau serão expostas, a princípio, 16 fotografias em preto e branco que fazem parte da série “Niort 98”. As fotos são registros de jovens de origens multiculturais feitas em Niort, cidade do centro-oeste da França com 60 mil habitantes. 
img/topsocie_blog/9477_post_4605.jpg
img/topsocie_blog/9477_post_9100.jpg
img/topsocie_blog/9477_post_12237.jpg
img/topsocie_blog/9477_post_7924.jpg
“Em breve, pretendemos trazer as outras fotografias que completam a exposição, que foram registradas no Brasil. Uma delas é a série de retratos que Rosenblatt produziu nas cachoeiras da mata urbana do Rio de Janeiro e a outra parte é composta de fotos do seu reconhecido trabalho intitulado Rio Baile Funk”, comenta Marcos Paulo Bertoldi, diretor pedagógico da Aliança Francesa Blumenau.  
Fotógrafo parisiense radicado no Brasil há quase 20 anos, Vincent Rosenblatt criou o projeto ‘Olhares do Morro’ (2002 à 2008), no morro carioca de Santa Marta, para jovens brasileiros estudarem fotografia. Também ficou conhecido por documentar a cena funk do Rio, trabalho exposto na Maison Européenne de la Photographie, em Paris, além de vários outros espaços brasileiros. Em junho de 2022, apresentou a sua retrospectiva na Galerie du Passage/Pierre Passebon, em Paris. Este ano, também publica seus primeiros fotolivros: “Rio Baile Funk” e “Bate-bola – Rio Carnaval Secreto”, pela editora {Lp} press. 

As obras de Rosenblatt fazem parte do acervo permanente de instituições públicas como a Maison Européenne de la Photographie, o CACP Vila Pérochon, e é representado internacionalmente em várias coleções particulares. Seu trabalho já foi publicado no New York Times (Lens), National Geographic, Le Monde, Gente di Fotografia, GUP, Libération, Courrier International, Dagens Næringsliv, Repubblica Delle Donne, Afisha- Mir, entre outros.

Coquetel e exibição de curta

Além da exposição de fotografias, a Soirée Française contará com um coquetel de vinhos franceses, queijos e especialidades da gastronomia francesa. Também haverá a exibição do curta-metragem “Les Indes Galantes” (2017), de Clément Cogitore. Com duração de seis minutos, o curta traz a história do krump, uma dança nascida nos guetos negros de Los Angeles nos anos 1990. Cogitore, através desta performance filmada no palco da Ópera Bastille, cria uma batalha entre a cultura urbana e o ballet-ópera criado por Jean Philippe Rameau em 1735. O evento é aberto ao público e custa R$ 110,00 por pessoa. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página