Blog Top Society - Karla Cruz

Software auxilia na evolução da gestão orçamentária na Rede Cooper

20/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9402_post_7024.jpg
Planejar, controlar e executar todo o orçamento da maior cooperativa do sul do Brasil, com 3,3 mil colaboradores e mais de 300 mil cooperados, de forma ágil e eficiente. Este era o desafio da Rede Cooper antes de conhecer o sistema da blumenauense Handit Planejamento Orçamentário. A cooperativa, que atualmente é composta por 16 lojas “Super”, 19 farmácias, uma loja “Mini” e uma “Fresh”, além de Administração, Centro de Distribuição, Padaria Central e Entreposto, já utilizava outro software anteriormente, porém o orçamento era todo realizado em planilhas de Excel e posteriormente importado para o sistema.

Com foco na expansão dos negócios, a rede precisava evoluir para tornar a elaboração do orçamento compatível com as necessidades da empresa. Antes da implantação do Handit Planning, a construção do orçamento era centralizada em poucas pessoas e realizada principalmente em planilhas do Excel, sendo as informações finais importadas para um sistema. Além disso, todos os rateios eram feitos manualmente e as informações finais eram importadas para um sistema. 

O grande desafio era atender todas as necessidades que a rede possui: uma solução flexível, com maior confiabilidade na consolidação das informações e que pudesse ser integrada com sistemas que já eram utilizados. O Handit Planning foi implantado na Rede Cooper em 2021 e em menos de um ano rodando conseguiu mudar a cultura orçamentária da empresa. 

Melhora no desempenho orçamentário

A plataforma proporcionou maior assertividade nos números e reduziu o tempo que era gasto pela equipe unificando todas as informações que eram recebidas em diversas planilhas de Excel de todos os setores e unidades. Com o sistema, essa mão de obra pôde ser direcionada para a análise de resultados da Rede. 

“A implantação do Handit trouxe um grande ganho para a Rede Cooper, que inicia com a descentralização do orçamento, envolvendo diversas áreas da cooperativa, para a construção orçamentária. Como a plataforma pôde ser integrada com nosso ERP e é atualizada diariamente, nos proporcionou um melhor acompanhamento do Orçado X Realizado”, afirma a analista contábil da Rede Cooper, Kelly Jaqueline Meyer. 

Entre as funcionalidades disponíveis no sistema, foram primordiais para a empresa o controle de permissões de acesso, a quantidade de usuários ilimitados e a flexibilidade da plataforma. Como incremento na disseminação de uma nova cultura orçamentária, a organização conseguiu envolver diversos setores e gestores das unidades - considerando lojas e farmácias - tanto na elaboração do orçamento, quanto no acompanhamento do resultado.

“Com apenas um clique o usuário consegue abrir detalhadamente todas as contas, o que anteriormente era enviado pela Controladoria em arquivos de Excel com uma menor periodicidade. A equipe da Handit conseguiu levar para dentro da ferramenta nossas particularidades e superou nossas expectativas“, conclui a analista contábil. 
Sobre a Handit 
A empresa foi fundada em 2015 por Juarez Santos Moyses e Fernando David Moyses, hoje conta com outros três sócios: Lucas Amaral (Desenvolvimento), Rodrigo Busato Sartor (Serviços)  e Gabriel Barbieri (Comercial). Tem sede em Blumenau, Santa Catarina, e atendimento em todo o Brasil. É especializada em manter a cultura orc?amenta?ria das organizações, migrando a plataforma, de maneira totalmente personalizada, integrando aos sistemas de operac?a?o do negócio. Com isso, e? possi?vel substituir planilhas em Excel por um sistema que traz mais integridade aos dados, automatizac?a?o e agilidade. Saiba mais sobre como otimizar processos da controladoria e áreas de FP&A em https://handit.com.br.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página