Planejar, controlar e
executar todo o orçamento da maior cooperativa do sul do Brasil, com 3,3 mil
colaboradores e mais de 300 mil cooperados, de forma ágil e eficiente. Este era
o desafio da Rede Cooper antes de conhecer o sistema da blumenauense Handit Planejamento
Orçamentário. A cooperativa, que atualmente é composta por 16 lojas “Super”, 19
farmácias, uma loja “Mini” e uma “Fresh”, além de Administração, Centro de
Distribuição, Padaria Central e Entreposto, já utilizava outro software
anteriormente, porém o orçamento era todo realizado em planilhas de Excel e
posteriormente importado para o sistema.
Com foco na expansão
dos negócios, a rede precisava evoluir para tornar a elaboração do orçamento
compatível com as necessidades da empresa. Antes da implantação do Handit
Planning, a construção do orçamento era centralizada em poucas pessoas e
realizada principalmente em planilhas do Excel, sendo as informações finais
importadas para um sistema. Além disso, todos os rateios eram feitos
manualmente e as informações finais eram importadas para um sistema.
O grande desafio era
atender todas as necessidades que a rede possui: uma solução flexível, com
maior confiabilidade na consolidação das informações e que pudesse ser
integrada com sistemas que já eram utilizados. O Handit Planning foi implantado
na Rede Cooper em 2021 e em menos de um ano rodando conseguiu mudar a cultura
orçamentária da empresa.
Melhora no desempenho
orçamentário
A plataforma
proporcionou maior assertividade nos números e reduziu o tempo que era gasto
pela equipe unificando todas as informações que eram recebidas em diversas
planilhas de Excel de todos os setores e unidades. Com o sistema, essa mão de
obra pôde ser direcionada para a análise de resultados da Rede.
“A implantação do
Handit trouxe um grande ganho para a Rede Cooper, que inicia com a
descentralização do orçamento, envolvendo diversas áreas da cooperativa, para a
construção orçamentária. Como a plataforma pôde ser integrada com nosso ERP e é
atualizada diariamente, nos proporcionou um melhor acompanhamento do Orçado X
Realizado”, afirma a analista contábil da Rede Cooper, Kelly Jaqueline
Meyer.
Entre as
funcionalidades disponíveis no sistema, foram primordiais para a empresa o
controle de permissões de acesso, a quantidade de usuários ilimitados e a
flexibilidade da plataforma. Como incremento na disseminação de uma nova
cultura orçamentária, a organização conseguiu envolver diversos setores e
gestores das unidades - considerando lojas e farmácias - tanto na elaboração do
orçamento, quanto no acompanhamento do resultado.
“Com apenas um clique
o usuário consegue abrir detalhadamente todas as contas, o que anteriormente
era enviado pela Controladoria em arquivos de Excel com uma menor
periodicidade. A equipe da Handit conseguiu levar para dentro da ferramenta
nossas particularidades e superou nossas expectativas“, conclui a analista
contábil.
Sobre a Handit
A empresa foi fundada em 2015 por Juarez Santos Moyses e Fernando David
Moyses, hoje conta com outros três sócios: Lucas Amaral (Desenvolvimento),
Rodrigo Busato Sartor (Serviços) e Gabriel Barbieri (Comercial). Tem sede
em Blumenau, Santa Catarina, e atendimento em todo o Brasil. É especializada em
manter a cultura orc?amenta?ria das organizações, migrando a plataforma, de
maneira totalmente personalizada, integrando aos sistemas de operac?a?o do
negócio. Com isso, e? possi?vel substituir planilhas em Excel por um sistema
que traz mais integridade aos dados, automatizac?a?o e agilidade. Saiba mais
sobre como otimizar processos da controladoria e áreas de FP&A em https://handit.com.br.