Blog Top Society - Karla Cruz

Educação de jovens e adultos transforma a vida de industriários na Serra Catarinense

13/02/2017    Karla Cruz

Passar pelo mural do local de trabalho é algo comum. Mas para algumas pessoas, conseguir ler e interpretar uma lista com nomes e datas de aniversário expostas no quadro é uma grande conquista. Experiências como esta são vivenciadas frequentemente por alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi) na região de Lages.

Oferecido desde 1999 para os trabalhadores da indústria, dependentes e comunidade, a EJA vem numa crescente a cada ano no número de ingressos. Só em 2016 foram 214 concluintes, um número bem expressivo para a entidade.

Um dos diferenciais do programa no Sesi é a possibilidade de estudar à distância. Os encontros presenciais ocorrem duas vezes na semana, numa carga horária de quatro horas.
“Isso facilita muito para quem trabalha porque o aluno pode adequar os horários de estudo em casa conforme suas necessidades”, destaca a diretora do Sesi em Lages, Silvia de Pieri Oliveira. 

Além disso, o estudante consegue se programar para ter mais momentos de lazer com a família e amigos, já que existe essa condição de adequar horários.

Na região, o Sesi tem sete espaços para as aulas presenciais, sendo três em Lages, uma em Campo Belo do Sul, outra em Correia Pinto e duas na cidade de Otacílio Costa. Atualmente, estão em andamento 14 turmas com estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Um desses grupos se reúne no período da manhã. A turma foi criada para atender a demanda daqueles que trabalham no turno da noite e madrugada.

Estrutura moderna e informatizada
A estrutura física do Sesi passou por uma reforma para oferecer aos estudantes espaços bonitos e confortáveis. Além estar num prédio impecável, os alunos da EJA têm à disposição equipamentos que possibilitam estudar e compreender na prática os ensinamentos teóricos.

As peças de lego são usadas em todas as disciplinas. O laboratório didático móvel é um reforço e torna as aulas de química, física e biologia mais interessantes. E as carteiras informatizadas estão disponíveis para os alunos em qualquer horário do dia ou noite.

“Para quem não tem computador ou internet em casa, essa é a salvação”, destaca Adriano Silva, de 38 anos, trabalhador na área da construção civil e distante dos bancos escolares há mais de 15 anos.

Voltar aos estudos melhora a saúde e a qualidade de vida
Assim como Adriano, que foi incentivado pela família e amigos a retomar os estudos, Rosane Rigon de Oliveira voltou a estudar há três anos. O grande motivador foi o marido Audi Antonio Almeida. Ele cursou ensino fundamental e médio por meio da EJA dentro da empresa em que trabalha há mais de duas décadas.

Com o retorno aos estudos, Rosane venceu a depressão e hoje é a mais tagarela da sala.
“Depois de concluir o ensino médio, quero cursar uma faculdade. Ainda não decidi qual, mas tem que ser uma que precise falar bastante”, brinca.

Outra grande conquista é poder ajudar o filho nas tarefas escolares.

“Me sentia muito mal quando não tinha condições de auxiliar meu filho em coisas simples da escola, como procurar uma palavra no dicionário”.

 Campanha de mobilização
Para os dependentes e trabalhadores da indústria, o ensino é ofertado gratuitamente. O Sesi faz campanhas nas empresas para atrair esse público e melhorar os índices de escolaridade na região.

As aulas da EJA podem ser iniciadas em qualquer período do ano e as inscrições são feitas diretamente na unidade do Sesi, em Lages. 
Texto e fotos: Catarinas Comunicação 
img/topsocie_blog/928_post_1722.jpg
img/topsocie_blog/928_post_11977.jpg
img/topsocie_blog/928_post_8183.jpg
img/topsocie_blog/928_post_3354.jpg
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página