Blog Top Society - Karla Cruz

O papel da Arquitetura Social no planejamento urbano das cidades

17/05/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8828_post_8860.jpg
A Arquitetura Social desempenha o papel de repensar o planejamento urbano das cidades priorizando as pessoas e estimulando o comprometimento com o que é considerado socialmente justo, culturalmente diverso, economicamente viável e de menor impacto ambiental. 
 
As soluções arquitetônicas e urbanísticas adotadas contemplam iniciativas de responsabilidade ambiental e social com propósito de resolver os principais desafios dos arquitetos e urbanistas para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável
 
Dessa forma, as escolhas são pautadas considerando questões estéticas, funcionais e de segurança, mas também considerando a sustentabilidade como parte importante do processo de desenvolvimento urbano dos endereços. Fatores que contribuem na qualificação dos espaços urbanos, sejam públicos, privados, comerciais, residenciais ou de lazer. 
 
Arquitetura Social: exemplo do Passeio Pedra Branca
 
Passeio Pedra Branca é uma projeto urbanístico que aderiu à arquitetura social para proporcionar bem-estar aos moradores, frequentadores e visitantes.  Localizado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), o endereço é um lugar de convivência, onde as pessoas podem morar, trabalhar, estudar e se divertir em harmonia com a natureza. 
 
Um bairro compacto, completo e conectado, localizado no coração da Cidade Criativa Pedra Branca, o Passeio Pedra Branca, é um exemplo do poder transformador da aplicação de boas práticas ambientais, sociais e de governança.
 
Recriado a partir das premissas do Novo Urbanismo que tem como foco a promoção da “caminhabilidade”, a nova centralidade do bairro — projetada com a consultoria do renomado escritório dinamarquês Gehl Architects, DPZ Latin America e Jardins e Afins Arquitetura Paisagística — resultou em um espaço público atraente, confortável e seguro.
 
Viva a rua. Esse é o conceito do Passeio Pedra Branca, planejado para ser mais do que um shopping a céu aberto, com mix variado de opções de comércio e serviços integrados a empreendimentos residenciais.
 
A primeira rua compartilhada do país foi pensada para ser, também, um estímulo à vida urbana. Restaurantes e bares movimentam a atividade noturna, incentivada pela iluminação pública de qualidade e segurança. Para incentivar o lazer, além de espaços de convivência ao ar livre com atrativos naturais, o endereço conta ainda com mobiliário urbano de qualidade e uma programação mensal cultural que integra feira de artesanato e de alimentos orgânicos a atrações festivas e temáticas, como o Natal Encantado, evento já consolidado na região.
img/topsocie_blog/8828_post_6798.jpg
img/topsocie_blog/8828_post_11665.jpg
 
O Passeio Pedra Branca conta com 07 empreendimentos residenciais e comerciais para atender mais de 08 mil moradores e um público flutuante mensal de 100 mil, movimentando cerca de R$1 bilhão anuais pelas empresas do município. 
 
O planejamento do plano diretor visa comportar em 2025 cerca 30 mil habitantes em uma área de 1,7 milhão de metros quadrados, gerando aproximadamente, 15 mil empregos.
 
Diferenciais que fazem do Passeio Pedra Branca referência em arquitetura social no país:
 
·  Conforto: A pé ou de bicicleta, o Passeio Pedra Branca aposta no chamado placemaking, criando espaços que promovem saúde e bem-estar e conectam pessoas;
 
·  Elegância: O paisagismo com abundante e diversificada vegetação e a arquitetura urbana que prioriza as pessoas. A valorização dos recursos naturais sempre foi um dos pilares do projeto urbanístico;
 
·  Pioneirismo: para desfrutar a vida ao ar livre, fortalecendo o senso de coletividade e estimulando a convivência como princípios norteadores;
 
·  Exclusividade: Um lugar a céu aberto, onde a rua se entrelaça com o paisagismo e se equilibra com a natureza que possibilita morar, trabalhar, estudar e se divertir em um só lugar. 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página