Fundada
em 2019, por três mães paranaenses que encontraram na sua rede de apoio e no
empreendedorismo materno um novo propósito - o de transformar o mundo em um
lugar melhor -, a marca de produtos infantis MooMoo nasceu em uma conversa
entre amigas e em três anos já conta com portfólio com mais de 500 produtos de
moda, decoração e papelaria. A marca, que iniciou de forma online, hoje, possui
lojas próprias e está em expansão para Santa Catarina.
Carolina
Fiuza Parolin, Rafaela Negrão Abagge e Priscila Malucelli Zanardi ocupavam
cargos de executivas com carreiras em ascensão nos setores bancário, de
consultoria e educação, quando resolveram lançar uma marca inovadora. “Nossas
famílias achavam que estávamos loucas por trocar nossas carreiras para
empreender em algo incerto”, comenta a diretora de Marketing e Planejamento da
MooMoo, Carolina Fiuza Parolin.
Além dos
desafios de buscar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, as
empresárias também enfrentaram o desafio que ninguém esperava: a pandemia. “Não
poder abrir a primeira loja física em virtude do lockdown foi um grande
desafio. Afinal, todo o planejamento de abertura, interação com os clientes e
diversos planos para o espaço precisaram ser adiados e repensados”,
explica.
O medo
do incerto e os desafios não foram suficientes para fazer com que desistissem
de seu propósito. Priscila Malucelli Zanardi, diretora financeira, conta que
lidar com a incerteza de um novo negócio é algo que gera um enorme frio na
barriga. “Tivemos muito medo de perder tempo, energia e não ter resultados”.
Para a diretora de operações, Rafaela Negrão Abagge, apesar de não impedi-las
de continuar, o medo não vai embora. “Na realidade, o medo existe a todo momento,
já faz parte do nosso cotidiano”, comenta.
Empreendedorismo
e maternidade lado a lado
Mães de
três meninas de idades entre 4 e 8 anos, o primeiro produto surgiu para
solucionar a dificuldade que tinham e enxergavam em outras mães: a de orientar
as filhas a brincar com mais segurança e liberdade quando estavam de vestido ou
saia. Dessa forma, surgiu o shorts for fun, para ser utilizado por baixo
de saias e vestidos. “A partir da ideia do primeiro produto, novas necessidades
e desafios foram surgindo, até que entendemos a importância do equilíbrio entre
vida profissional e pessoal, e a adequação de carga horária com filhos e tempo
de qualidade”, explica a cofundadora da MooMoo Carolina.
Apesar
dos desafios, em três anos, a marca já conta com um portfólio de mais de 500
produtos que vão além da linha de vestuário, com linhas de decoração, papelaria
e produtos criativos, com peças focadas na diversão. “Sempre brincamos que o
sucesso é o rebolado da mãe”. O segredo do crescimento da marca talvez esteja naquilo
que as motivou desde o começo: a rede de apoio que representam uma à outra. “O
equilíbrio é a nossa essência. Sempre priorizamos envolver as nossas famílias e
crianças no dia a dia”. As sócias acreditam ter sido essencial o rompimento com
protocolos e pré-conceitos presentes no mundo corporativo como a de levar os
filhos para o trabalho ou gerenciar a demanda dos pequenos durante o horário
comercial, algo que costuma ser considerado falta de profissionalismo e
produtividade ou desorganização da mãe. A flexibilidade é a palavra-chave no
empreendedorismo materno.
Desbravar
esse novo modelo de negócio trouxe o equilíbrio que as sócias buscavam em suas
carreiras mas não conseguiam encontrar em seus antigos cargos. Isso não
significa que tenham menos preocupações, o ganho está no tempo de qualidade que
é alcançado com a gestão do tempo. “É possível se perder nas horas se não
houver foco e uma precisa gestão de produtividade do tempo. Você não se
desliga do trabalho, mas quando a sua vida profissional gera um nível tão alto
de pertencimento, propósito e satisfação, a fusão trabalho e vida pessoal
acontece de forma natural e automática”, explica Carolina.
Por um
mundo melhor
Preocupadas
com o futuro e na construção do mundo que será deixado para as próximas
gerações, a MooMoo leva sempre em consideração a adoção de práticas
sustentáveis e comunitárias que valorizam as pessoas e o desenvolvimento
social. Essa preocupação vai desde a escolha do material “Na MooMoo adotamos o
uso de algodão reciclado e desfibrado, fibras e tecidos de materiais
reutilizados e introdução de materiais que seriam descartados por uma visão
tradicional linear”, explica a diretora de operações, Rafaela Negrão Abagge, e
passa pela elaboração do design do produto que é pensado para ter uma vida útil
longa, com vestidos que podem se tornar camisetas conforme o crescimento da
criança, por exemplo. Suas estampas valorizam a natureza e cultura brasileira e
sua produção fomenta um relacionamento justo e saudável com produtores e mão de
obra da comunidade.
A marca,
que iniciou de forma online e ampliou para o físico em lojas colaborativas e na
sequência em revendas, hoje possui lojas próprias em Curitiba (PR) e está em
expansão para Santa Catarina. De acordo com as empresárias o objetivo é
aumentar a presença da MooMoo no Brasil com novas lojas em cidades estratégicas
e mini franquias para pequenos empreendedores no formato venda direta. As
empreendedoras também enxergam a oportunidade de internacionalização da marca
"Acreditamos que há espaço e potencial para a internacionalização, tendo
em vista uma curva mais acentuada de consumo de forma internacional e um
processo de maturidade para marcas socioambientalmente responsáveis crescerem”,
explica.