O mercado de luxo vem apresentando forte alta desde 2019, principalmente
no segmento de imóveis. O Brasil viu despontar novas rotas de investimento, a
valorização do metro quadrado e a consolidação de um novo perfil de consumidor.
Em Santa Catarina, não apenas a região litorânea vem atraindo investimentos de
empresas consolidadas.
A região norte, forte polo econômico e industrial, e que
tem a cidade de Joinville com o maior PIB do estado. De acordo com dados do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE, o Produto Interno Bruto
(PIB) per capita de Joinville foi de R$ 58.476, maior que o de Santa Catarina
(R$ 45.117) e do Brasil (R$ 35.161).
Joinville se destaca como a maior economia
da região Sul, fora as capitais. E, de longe, a maior economia de Santa
Catarina, tanto na diversidade e na variedade, quanto no número de empresas,
PIB e número de empregos. Dessa forma, Joinville ocupa a 26ª posição entre as
cidades mais ricas do Brasil – a cidade catarinense tem a 36ª maior população do
País.
É neste mercado que os imóveis de luxo vêm ganhando capilaridade e as
construtoras apresentando novos produtos para um consumidor cada vez mais
exigente. Com este cenário, a Daxo vem posicionando-se como uma incorporadora
boutique, atenta as transformações e tendências imobiliárias e de alto valor
agregado.
“A valorização é uma consequência do produto que apresentamos. Nossos
diferenciais nos posicionam como referência neste mercado de arquitetura,
paisagismo e também no quesito tecnologia construtiva”, destaca Wagner Moacir
da Silva, diretor comercial da Daxo.
Impulsionando o crescimento do mercado local e regional, a incorporadora
joinvilense apresenta seu novo lançamento, o Kaá, com foco na nova ambiência,
paisagismo integrado ao conceito do empreendimento e plantas amplas, de 163 a
369 metros quadrados. São 88 unidades em 27 pavimentos.
O empreendimento resgata a brasilidade, traz no nome tupi-guarani que
significa mata, floresta, um dos ícones do empreendimento.
Arquitetura
O Kaá reforça no mercado a identidade arquitetônica da Daxo, com linhas
retas, simetria, alto aproveitamento interno da planta e traz a tendência da
utilização de fachada em vidro. O conforto visual e a sensação transmitida por
cada ambiente da casa seguem ganhando relevância, assim o vidro ressurge como
um grande aliado, capaz de proporcionar contrastes com os outros elementos
arquitetônicos, deixando o ambiente sofisticado e contemporâneo.
O brise se alinha ao apelo estético e produz a sensação de aconchego,
protegendo de intempéries. O empreendimento fica completo com o projeto de
paisagismo aliando vegetação natural do empreendimento. Além disso, o
residencial foi projetado na filosofia wellness e experiência sensorial.
Áreas de lazer
O Kaá conta com mais de 1.500 m² de área de lazer de muito verde, com
destaque para o paisagismo e a forte predominância do verde e do pomar, gerando
sinergia entre conforto e a conexão com a natureza. Assim, as áreas de lazer
são versáteis, pensados para a manutenção da saúde e bem-estar dos moradores.
Assinaturas
Três grandes nomes fazem parte da concepção do empreendimento.
Marcelo Faisal, arquiteto, paisagista e agrônomo assina o projeto de
paisagismo, trazendo ênfase em materiais, aplicações e conexões emocionais que
trazem detalhes sutis e ao mesmo tempo marcantes. Essa é a primeira obra do
profissional em Santa Catarina.
“Embora os produtos sejam luxuosos em estilo e design, essa proposta
combina ainda com uma maior consciência ambiental sobre a origem dos materiais,
detalhes que valorizam histórias locais”, explica Wagner.
A Metroquadrado executou o projeto de exteriores, com poucos elementos e
texturas e potencializando os jogos de luzes. Já o projeto de interiores é
assinado pela Casabá, priorizando o conceito de morar com muito conforto e ter
o privilégio de descer para um jardim.
“O bem-estar é o verdadeiro luxo. As pessoas almejam ter o máximo de
harmonia e conforto em todos os aspectos da sua vida. Tudo isso faz parte de
uma busca por um tipo ideal de existência, de beleza, qualidade, elegância, e
que traduz inspirações profundamente humanas. É tudo uma questão de ser feliz,
equilibrando design, simplicidade e acolhimento”, finaliza o diretor comercial
da Daxo.
Mercado de luxo
As vendas de produtos de alto padrão cresceu 51,7% em 2021, segundo
Associação das Marcas e Empresas de Luxo. Segundo a Abrainc, o mercado imobiliário
de luxo no Brasil registrou 32% de crescimento em 2021 e a expectativa é de 48%
de alta no setor de luxo de experiência até 2023. Somente em Santa Catarina, o
aumento pela procura de imóveis de luxo teve um aumento de 30%, também em 2021,
segundo o Secovi. Dados da pesquisa realizada pela Brain Inteligência
Estratégica para o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville,
apontam, de forma geral, que a valorização dos apartamentos na cidade chegou a
21,4% no último ano.
Ao estratificarmos esse público em potencial, no segmento imobiliário
triple A, onde os tickets são elevados, estamos falando de um grupo
extremamente seleto e reduzido de pessoas. Segundo a consultoria britânica
Newmark, o Brasil tem cerca de 4.500 pessoas consideradas super-ricas.
Já os
categorizados como ricos, chegamos a 207.000 brasileiros que possuem, pelo
menos, US$ 1 milhão, 0,1% da população do país. Para os próximos anos,
espera-se um crescimento significativo, de cerca de 23% no número de
super-ricos no Brasil, chegando a cerca de 6.000 pessoas. Já em relação aos
ricos (com US$ 1 milhão ou mais), o crescimento deve superar os 55%,
representando quase meio milhão de pessoas. Ainda nessa linha, projeta-se
480.000 brasileiros com patrimônio de, pelo menos, US$ 1 milhão em 2025.
“É um mercado específico, nichado e que requer muito mais do que
tecnologia construtiva. Os produtos únicos e diferenciais atraem mercado, mas
sabemos que temos que estar atentos a todas as tendências e movimentações,
projetando um futuro que se materialize no desejo de nossos consumidores”,
finaliza Wagner Moacir da Silva.