Nesta quarta-feira,
27 de abril, o Grupo de Música da AMA Litoral-SC (Associação de pais e amigos
dos autistas) fará uma apresentação no Balneário Shopping. A ação faz parte do
encerramento da campanha do Abril Azul, que durante todo o mês
contou com ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista
(TEA), no Balneário Shopping. A apresentação é aberta ao público e terá início
às 14h30 no piso L1 próximo ao Outback.
De acordo com a coordenadora
administrativa da AMA Litoral-SC, Catia Cristiane Purnhagem Franzoi, o grupo de
música consiste em um grupo de adolescentes e adultos autistas se aventurando
pelo universo da música, beneficiando-se dos estímulos por ela promovidos,
socializando, construindo e vivendo a arte.
“Apresentar este processo é algo
novo e desafiador, são muitos sons, muitas pessoas, muitos estímulos, mas faz
parte dos nossos objetivos superar espectativas”, ressalta.
A campanha do Abril
Azul iniciou com a Sessão Azul em parceria com a AMA Litoral,
realizada no dia 2 de abril no GNC Cinemas, com a exibição do filme “Os caras
malvados” - em sala adaptada com som mais baixo, luzes parcialmente
acesas e saída livre - e também contou com a distribuição de desenhos do
artista Thor Cugnier Guenther, um menino autista de Balneário Camboriú, que já
escreveu e ilustrou quatro livros.
A campanha encerra com a apresentação do
Grupo de Música da Ama Litoral-SC, que irá performar duas músicas. “O Balneário
Shopping está sempre preocupado em oferecer boas experiências para toda a
família, e as ações do Abril Azul, além de promover a
inclusão, também buscam proporcionar a valorização das pessoas com TEA e apesar
do mês ter acabado nossos esforços em inclusão perduram durante todo o ano”,
explica Fábio Quintana, gerente do Balneário Shopping.
Estacionamento
exclusivo e capacitação
O Balneário Shopping
conta com duas vagas exclusivas para pessoas com TEA (além das vagas para
pessoas com necessidades especiais), marcadas com o símbolo do quebra-cabeça.
Para utilizar as vagas é necessário deixar à vista, no interior do carro, a
carteirinha de prioridade ou a Carteirinha de Identificação do Autista (CIA).
Além das vagas, no
final de 2021, os colaboradores do shopping foram capacitados para atender da
melhor forma os portadores de TEA e seus familiares. O treinamento foi em
parceria com a AMA (Associação de pais e amigos dos autistas) e o
Estado-Maior-Geral (EMG) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) que orientaram
a equipe do shopping sobre as formas corretas de atendimento e abordagem, além
de elucidar sobre as leis e os direitos voltados aos autistas.
Essas ações fazem
parte de uma iniciativa inédita em Santa Catarina, da Almeida Junior, que
ocorre em todos os seis shoppings da rede e busca reforçar o compromisso do
grupo em acolher e proporcionar o melhor atendimento para todos.