Blog Top Society - Karla Cruz

ANIMANECO começa nesta sexta com espetáculo e cortejo de bonecos

22/04/2022    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/8639_post_2133.jpg

Quarta edição do Festival Internacional de Bonecos vai até o dia 30 com programação gratuita em Joinville, São Francisco do Sul e Florianópolis


A maior festa do teatro de animação de Santa Catarina recomeça nesta sexta-feira (22) em Joinville com tudo a que tem direito. A vasta programação do 4º ANIMANECO tem a abertura de duas exposições, cortejo de bonecos pelo centro da cidade e um espetáculo de São Paulo. É só o pontapé inicial de uma programação que até o dia 30 oferecerá 17 espetáculos (32 apresentações) apresentados por grupos de oito Estados, do Distrito Federal e do Chile, cinco oficinas e três seminários, passará também por São Francisco do Sul e Florianópolis e é totalmente gratuita.
Logo pela manhã, às 9h, abrem duas exposições que mostram a variedade e o encanto que cercam o teatro de animação. No hall do Teatro Juarez Machado, “Bonecos do Mundo”, da mineira Conceição Rosiére, apresenta títeres vindos de outros países e confeccionados com técnicas e materiais distintos. Já “Teatro Feito à Mão”, no Centro de Eventos Alfredo Salfer, é uma exposição que permite ao público interagir com as criações de Sérgio Tastaldi, um dos maiores bonequeiros do Brasil.
Às 17h, um cortejo de bonecos sairá da Biblioteca Pública de Joinville levando muita animação ao centro da cidade. Será um convite, feito pelas próprias “estrelas do show”, para o público prestigiar a programação.
Logo na sequência, às 20h, o Teatro Juarez Machado recebe o primeiro dos 17 espetáculos da programação: “Monstros e Cia.”, da Cia. Talagadá, de Itapira (SP). A história trata de um menino hostilizado pelas outras crianças por sua aparência diferenciada. Ele decide fugir e encontra abrigo em uma casa velha e distante, onde acaba se identificando com seus peculiares moradores. O espetáculo é dedicado ao público infantojuvenil e trata de questões como preconceito e bullying de maneira lúdica e poética.
Ainda na sexta-feira, o primeiro dos três seminários do ANIMANECO terá largada às 13h30 no teatro do Sesc Joinville. Sob o tema “A influência de outras mídias no teatro de animação”, a mesa reunirá Camila Landon (OANI Teatro Val Paraiso, Chile) e Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte, Itajaí), com mediação do Prof. Dr. Valmor Nini Beltrame (UDESC).
Em São Francisco do Sul, a programação do 4º ANIMANECO começa no sábado (23), com a apresentação do espetáculo “Monstros e Cia.” no Cine Teatro X de Novembro, às 16h.
Grupos de Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e até do Chile estarão presentes com seus espetáculos e oficinas, bem como nas mesas de debate dos seminários.
A distribuição gratuita de ingressos para os espetáculos do 4º ANIMANECO acontece pelo site www.enjoyticket.com.br. Serão disponibilizados 50% dos ingressos para reservas antecipadas e 50% serão distribuídos no dia de cada evento, uma hora antes do início da programação. Quanto às oficinas, 100% das vagas podem ser reservadas. A organização do festival pede que cada ingresso seja trocado por 1kg de alimento (não é obrigatório), que depois será doado ao programa Mesa Brasil SESC.
O projeto do 4º ANIMANECO conta com a realização da Essaé Produções e patrocínio da ArcelorMittal Vega, via Fundação ArcelorMittal e do Fort Atacadista por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de cultura e Governo Federal. Há parceria com o Projeto de Extensão e Grupo de Pesquisa CNPq LATA - Laboratório de Teatro de Formas Animadas, do Departamento de Artes Cênicas (CEN), Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGCEN), do Instituto de Artes (IdA), da Universidade de Brasília (UnB); Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense do Centro de Artes e Projeto de Ensino Laboratório de Animação (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Departamento de Artes Cênicas - (ART) e SECART da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


Serviço:
O quê: 4º ANIMANECO - Festival de Teatro de Bonecos.
Quando: De 22 a 30 de abril.
Onde: Joinville e São Francisco do Sul.
Quanto: Gratuito. Reserva de ingressos em www.enjoyticket.com.br.
Programação completa em www.essae.com.br.

Fonte: Rubens Herbst

img/topsocie_blog/8639_post_1453.jpg
img/topsocie_blog/8639_post_12384.jpg
img/topsocie_blog/8639_post_10180.jpg
img/topsocie_blog/8639_post_9638.jpg
img/topsocie_blog/8639_post_11348.jpg
img/topsocie_blog/8639_post_8234.jpg
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página