O Porto
Belo Outlet Premium acaba de se tornar o primeiro empreendimento do setor do
Brasil a desenvolver seu sound branding. Mais do que criar uma identidade
sonora do mall, a iniciativa propõe levar a assinatura do som do empreendimento
a diferentes locais de contato com o cliente. O objetivo é fazer com que o
consumidor reconheça a marca somente ao escutar elementos sonoros e crie um
relacionamento emocional com o outlet.
Conteúdos
para rádio, vídeos digitais e até filmes para TV do outlet passam agora a ter a
mesma assinatura sonora. Conforme a gerente de marketing do empreendimento,
Aline Righi, o sound branding é uma alternativa importante de reforço da marca
através do som. “Acabamos de completar cinco anos e entendemos que era hora de
investir na construção da identidade sonora do empreendimento para mídias que
possuem esses estímulos. Queremos que a marca chegue ao coração do consumidor,
tornando-se uma love brand”, explica.
O sound
branding do Porto Belo Outlet Premium foi inspirado em sensações e referências
visuais já existentes. “Desenvolvemos notas musicais que passam a ser o som
característico do outlet”, pontua Aline. Uma vez que a música cria vínculos
emocionais entre o público e a marca, palavras-chave como vivo, econômico,
jovem, feliz, ar livre, família e descontos foram alguns dos conceitos
estudados e pesquisados para representar os valores e a identidade do outlet.
Até chegar
ao sound branding que traduz a sonoridade e identidade do Porto Belo Outlet
Premium foram 60 dias de trabalho entre briefing, reuniões de ideias, pesquisa
e entregas. A primeira versão não atendeu a expectativa, pois faltava um
tempero de varejo. “A segunda entrega foi mais assertiva, quando todo time de comunicação
e marketing aprovou e entendeu que a assinatura sonora estava pronta e faria a
memorização da marca”, diz Aline.
A produção
ficou a cargo da UP Produtora, de Porto Alegre, especialista neste tipo de
trabalho. Este conceito de marketing será aplicado em música ambiente através
da rádio mall, mídia digital como redes sociais, vídeos institucionais, filmes
comerciais, mensagem de espera e em outros lugares que tiverem proximidade com
o cliente.
Confira o Sound Branding do PBOP: