Blog Top Society - Karla Cruz

Nugali Chocolates é selecionada pela CNI entre as indústrias mais inovadoras do Brasil

24/02/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8295_post_10945.jpg
A catarinense Nugali Chocolates é finalista do Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) 2021/2022. A empresa de Pomerode concorre com outros dois cases de médias empresas na categoria Produto. Entre as inovações apresentadas ao júri está a primeira embalagem plástica de chocolate 100% biodegradável do país, novidade que reduziu em 75% o volume de plásticos emitidos.
 
Neste ano, a tecnologia estreia no premiado ovo de Páscoa Glückskäfer, o Ovo da Joaninha da Sorte. Foram dois anos de testes até a Nugali alcançar a embalagem que se deteriora com o tempo. Ela aplica um laminado biodegradável no lugar do plástico metalizado que geralmente envolve os chocolates disponíveis no mercado — e que não pode ser reciclado.
 
Essa inovação, implementada há um ano, contribuiu para que a indústria recebesse o certificado Lixo Zero. Isso quer dizer que mais de 98% dos resíduos produzidos são reciclados, reaproveitados ou compostados. No esforço de reduzir o impacto ao meio-ambiente, a companhia também inovou em outro mercado, a jardinagem. Cascas de cacau, que eram resíduos de produção, agora são vendidas como adubo.
 
Signatária dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a Nugali é a pioneira no Brasil na produção de chocolates bean to bar, controlando todo o processo produtivo desde o plantio do cacau até a embalagem. São amêndoas de cacau 100% brasileiras cultivadas em sistema agroflorestal, onde a plantação convive de forma harmoniosa com a mata nativa, auxiliando na preservação tanto da Floresta Amazônica quanto da Mata Atlântica.
 
Com tantos diferenciais, os produtos da Nugali conseguiram lugar no mercado brasileiro de chocolates superpremium, que até então era ocupado somente por importados. A atuação abriu caminho para outros fabricantes brasileiros no segmento, aumentando a percepção de valor e qualidade do produto nacional. Hoje a empresa está presente em todos os estados brasileiros e já exportou para seis países: Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Emirados Árabes, França e Peru.
 
Páscoa na Nugali
 
Em 2021, a Nugali também abriu as portas para visitantes no Tour de Fábrica, localizado na Rota do Enxaimel, em Pomerode, que foi eleita uma das melhores vilas turísticas do mundo pelas Nações Unidas. São 40 minutos de visita autoguiada, com direito a experiências interativas e degustação. 
 
Nesta Páscoa, a empresa prepara novidades tanto na visitação quanto nas prateleiras. O ovo Glückskäfer, agora embalado com materiais biodegradáveis, é feito com o chocolate ao leite 45% cacau, premiado em 2018 pelo International Chocolate Awards como o melhor das Américas. Ele vem recheado com as tradicionais Joaninhas da Sorte, feitas com o mesmo chocolate ao leite.
 
Prêmio de Inovação
 
O Prêmio Nacional de Inovação da CNI recebeu mais de 2 mil inscrições de empresas. Destas, 44 concorrem na fase final, que anunciará os vencedores no dia 8 de março. Empresas como WEG, Embraer e Boticário também participam como finalistas em outras categorias.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página