Blog Top Society - Karla Cruz

Unimed Blumenau encerra Janeiro Branco com live sobre saúde mental

24/01/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/8027_post_120.jpg
Com o tema “Vamos falar sobre saúde mental?”, uma live será transmitida nesta terça-feira, dia 25, às 19h30, pelo Instagram da cooperativa médica. 

O encontro será conduzido pelo médico cooperado à Unimed Blumenau, Dr. Luciano Máximo, que abordará os seguintes temas: o que é saúde mental; como as emoções influenciam no nosso corpo; a relação da dor com a saúde mental; e as atitudes que ajudam a promover a saúde mental. 
 
Durante todo o mês de janeiro, a Unimed Blumenau vem compartilhando conteúdos e realizando ações em prol do cuidado e das necessidades relacionadas à saúde mental, fazendo alusão ao Janeiro Branco

Desde 2014, a campanha acontece no primeiro mês do ano, incentivando os cuidados com a saúde mental e a importância de repensar hábitos, tomar decisões importantes e fazer novos planejamentos. A pandemia também tem ampliado a preocupação e os debates relacionados à saúde mental da população.   
 
 
Pandemia agrava problemas de saúde mental em todo o mundo  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países e também intensificou a procura por esses mesmos serviços.  

No Brasil, um estudo desenvolvido pelo Instituto Ipsos e encomendado pelo Fórum Econômico Mundial, concluiu que 53% dos brasileiros achavam que sua saúde mental “tinha piorado bastante no último ano”.  

Situações como distanciamento social, dificuldades financeiras e luto, por exemplo, são fatores que contribuíram para o aumento dos transtornos de ansiedade, depressão, entre outras doenças. Muitas pessoas enfrentam também níveis elevados de uso de álcool e drogas, e problemas com insônia. Além da própria covid-19 que pode causar complicações neurológicas e mentais. O que torna fundamental a ampliação de debates de enfrentamento de questões ligadas à saúde mental. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página