Blog Top Society - Karla Cruz

Procedimento inédito é realizado pelo corpo clínico da Cardioprime em Blumenau

19/01/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7992_post_9151.png
Mais um passo inédito foi conquistado pela cardiologia do Vale do Itajaí na última sexta-feira (14). O MitraClip é um procedimento minimamente invasivo, que acontece com a colocação de clipes de 5 milímetros na válvula mitral, que fica entre o átrio e ventrículo esquerdo. Os grampos promovem a aproximação das bordas livres do folheto que compõem essa válvula, reduzindo o vazamento. 

São candidatos ao uso dessa técnica pacientes com insuficiência mitral avançada que apresentam alto risco para a cirurgia convencional. A decisão pelo procedimento passa por um corpo médico formado por cardiologista clínico, cardiologista intervencionista, cirurgião cardiovascular e cardiologista especialista em ultrassom do coração (ecocardiografista).

O time que realizou o procedimento teve acompanhamento dos médicos Julio Cesar Schulz, Felipe Barbosa Amaral, Milton Poffo, Cleverson Zukowski, Maximiliano Otero Lascote, Airton Valderrama, Eduardo Motta e Decio Abuchaim. A indicação clínica foi do cardiologista Marcelo Linhares.

De acordo com o cardiologista intervencionista Julio Cesar Schulz, realizar o procedimento com excelência é muito representativo para os pacientes da região. “A medicina segue evoluindo com agilidade e segurança e buscamos estas técnicas para que, cada vez mais, nossos pacientes tenham qualidade de vida também depois do diagnóstico”, comenta ele. 

A Cardioprime completa 30 anos em 2022. É um centro especializado em saúde cardiovascular que fica localizado dentro do Hospital Santa Catarina (HSC). São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologia e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção. Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.med.br.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página