Blog Top Society - Karla Cruz

Escola de Cães-Guias Helen Keller e UniAvan firmam parceria

11/01/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7956_post_9786.jpg
Centro Universitário Avantis – UniAvan assinou um convênio com a Escola de Cães-Guias Helen Keller, de Balneário Camboriú (SC), para que acadêmicos de todos os cursos da instituição possam fazer pesquisas e estágios no local. A parceria, que foi intermediada pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social, visa contribuir com o trabalho desenvolvido pela escola e proporcionar experiências e aprendizados aos estudantes.
 
Segundo o gerente da área, Eduardo Aranha, a instituição pretende trabalhar com a escola em várias frentes. “Nós entendemos a importância do que a Escola Helen Keller faz e queremos envolver nessa parceria diversos projetos já estabelecidos na UniAvan e, no futuro, criar outros, cumprindo, assim, o nosso papel social como instituição de ensino”, explica.
 
A Escola Helen Keller acompanha todo o processo de preparação de um cão para se tornar guia. Todos os animais graduados pela escola são provenientes de um plantel específico, sendo assim, somente os filhotes nascidos no local são treinados. Aos 60 dias de vida, os cães são encaminhados a voluntários que farão o papel de socializadores, ou seja, terão a missão de habituá-los a diferentes ambientes e situações até os 15 meses de idade. O cão, então, retorna à escola e realiza o treinamento para se tornar um cão-guia. Depois da graduação, a escola busca um cliente que corresponda ao perfil do animal e o entrega gratuitamente.
 
Como você pode ajudar
 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - 2010), no Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão, sendo que há somente 133 cães-guias em atividade hoje no país. A Escola Helen Keller tem uma lista de espera com mais de duas mil pessoas. O investimento para a formação de um cão-guia é de, aproximadamente, R$ 120 mil. Se você quiser ajudar, entre em contato com a entidade pelo número (47) 99712-0986. Além disso, a escola também precisa de socializadores. Caso você tenha interesse, pode se inscrever pelo link caoguia.org.br/ficha-de-inscricao-socializador. Para ter um cão-guia Helen Keller, preencha o formulário do link caoguia.org.br/cao-guia/como-ter-um-cao-guia.
 
 
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página