“O frescor e a vibração do sabor, a qualidade
refrescante, a acidez que realça os sabores da fruta e o respeito com os
ingredientes”. De acordo com o presidente do Beer Judge Certification Program
(BJCP), Gordon Strong, estas são as características que marcam a
Catharina Sour. Criado em 2016, o estilo brasileiro de cervejas foi incluído
definitivamente no mais importante guia de estilos do mundo no final de 2021.
Criada em 2016, a Catharina Sour entrou no guia
como provisória já em 2018. Depois de uma atualização das diretrizes do estilo
realizada em conjunto com cervejeiros brasileiros, agora está oficialmente
adicionada ao BJCP.
Strong comenta que, desde 2018, pessoas de fora do
Brasil aprenderam sobre o estilo e brasileiros foram incentivados a fazê-lo
ainda mais. “Durante uma visita ao país, provei muitas amostras, tanto de
cervejeiros caseiros quanto de marcas comerciais. A Catharina Sour é um estilo
atual. Uma Catharina Sour bem feita é refrescante em dias quentes e gosto muito
de como as frutas são apresentadas de forma muito natural e fresca”, comenta.
De acordo com o BJCP, a Catharina Sour é uma
cerveja refrescante de trigo, ácida e com frutas que normalmente apresentam um
perfil tropical. Tem um corpo leve e a graduação alcoólica contida. No aroma, a
fruta é identificada de forma imediata e a coloração também muda de acordo com
a variedade selecionada. Especiarias, ervas e vegetais podem complementar a
receita.
Diversidade representada
Para Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte
(ESCM), única instituição de ensino superior dedicada à cerveja na
América Latina, a Catharina Sour teve uma ascensão tão rápida por conseguir,
através da adição de frutas, representar a diversidade brasileira. “Na
gastronomia, o Brasil é reconhecido pela infinidade de ingredientes e pela
regionalização. A partir de uma cerveja que possibilita a adição de frutas
características de regiões diferentes, é possível que se crie um mapa sensorial
a partir da Catharina Sour”, diz. Bressiani lembra como exemplos rótulos com
seriguela, cupuaçu, frutas vermelhas, uvas e outras variedades.
Outro aspecto importante do estilo para Bressiani
é a ampliação da percepção do consumidor sobre o que é cerveja. “A partir da
curiosidade gerada pela adição de frutas, a degustação provoca o público a
entender a cerveja como um produto com possibilidades de sabor muito maiores do
que se via há pouco tempo. Num mercado tão jovem para os rótulos artesanais
independentes como é o Brasil, isso é muito importante”, diz ele, que
complementa que a acidez como característica também fomenta esta percepção.
Primeira Catharina Sour envasada do país
A Cerveja Blumenau, localizada, como o próprio nome sugere, na
Capital Brasileira da Cerveja, foi a primeira marca a envasar a Catharina Sour
em garrafas, possibilitando que ela chegasse a pontos de vendas geograficamente
distantes à fábrica. Ainda hoje, os rótulos com adição de Pêssego e Maracujá
fazem parte da linha de produtos.
O cervejeiro Marcos Guerra comenta que as cervejas
ácidas são um caminho muito interessante sensorialmente e apresentá-las ao
público é motivo de muito orgulho. “A Catharina Sour é uma porta de entrada
importante e atraente para que o consumidor passe a observar a cerveja com
todas as suas possibilidades”, diz.
Maior lançamento simultâneo do país será de
Catharina Sour
No dia 19 de janeiro, 64 cervejarias de 10 estados
brasileiros apresentam ao público, no mesmo dia, as suas Catharina Sours. Será
o maior lançamento simultâneo do mercado nacional. Cada cervejaria fez a sua
receita e os rótulos chegam ao mercado no mesmo dia, com a mesma identidade
visual.
De acordo com o Movimento Toda Cerveja, que realiza a ação, o intuito é chamar a atenção
para o movimento cervejeiro independente e expandir o estilo para além do
público cervejeiro. “Existem opções já consolidadas no paladar nacional, como
as IPAs e as Weiss. Por ter um perfil sensorial diferente, o aspecto curioso da
adição de frutas e ser muito alinhada com o clima nacional, acreditamos que a
Catharina Sour pode ocupar um posto similar nas preferências do brasileiro”,
dizem.