Os consumidores buscam, cada dia mais, que suas casas reflitam seus
estilos pessoais. Os ambientes cada vez mais integrados e a casa como nova
centralidade das famílias, com novos padrões impostos pela pandemia, favorecem
o desenvolvimento de novas soluções que aliem estética e funcionalidade. Nesse
sentido, a Komeco, uma marca catarinense, com cem por cento de capital nacional
e com mais de 30 anos no desenvolvimento de soluções que impulsionam soluções e
conforto e eficiência energética, como energia solar fotovoltaica, aquecimento
solar de água, aquecimento a gás, bombas e pressurizadores e climatização de
ambientes traz para o mercado brasileiro o primeiro aquecedor a gás de vidro
temperado, na coloração preta e com sistema de WI-FI integrado.
A nova linha DECOR possui o design mais inovador da categoria, visual
precioso, conectividade, sistemas integrados de segurança e função solar. Além
do novo perfil de consumo, a utilização de aquecimento a gás vem crescendo no
Brasil nos últimos anos. “O tradicional banho de hotel vem se popularizando e a
demanda é crescente. A Komeco vem registrando, nos últimos anos, um crescimento
de 35% em todas as suas linhas de produto. Na linha de aquecedores, o mix vem
recebendo forte incremento, que acompanha as vendas. O mercado está aquecido e
investir em design e tecnologia valoriza a marca e impulsiona os negócios”,
destaca Jaciel Zawadski, gerente nacional da linha de aquecedores a gás.
Para Jaciel Zawadski, gerente nacional de vendas da divisão de
aquecedores a gás da Komeco, a linha de luxo de aquecedores a gás vem recebendo
melhorias em seus componentes eletrônicos para se adaptar ao segmento com
novidades e experiências aos consumidores. “Agregamos alta tecnologia e novos
lançamentos de aparelhos foram desenvolvidos, tanto para o público final quanto
para os técnicos e representantes da Komeco. O mercado necessita de boas atualizações,
por isso, agregamos mais interatividade aos nossos equipamentos, ou seja,
nossos aquecedores passam a ser compatíveis com o módulo Wi-Fi, queremos
proporcionar boas experiências, por isso, trabalhamos de forma contínua e
dedicada em cada novo produto. Cada lançamento representa muito mais que
tecnologia e inovação, é uma nova chance de oferecermos qualidade e bem-estar
aos nossos consumidores”, comenta o gestor.
O lançamento nacional do produto aconteceu na sede da empresa, em Santa
Catarina, com ação direcionada para o trade, com revendedores, profissionais de
arquitetura e urbanismo e imprensa. A linha Decor Edition vem para atender uma
demanda de mercado, para clientes que buscam mais do que um aquecedor de água a
gás, mas interatividade, personalização e design. Esse novo produto agrega
também aos arquitetos e decoradores, uma vez que acaba com a busca por soluções
para esconder aquecedor a gás no momento da instalação, sem que ele interfira
na estética dos ambientes.
Foram mais de dois anos de muito trabalho e dedicação para desenvolver
essa linha com conectividade. “Com esse lançamento a Komeco pretende se
posicionar ainda mais no mercado de aquecedores a gás, dividindo com outras
empresas do segmento a liderança neste produto, agregando tecnologia, qualidade
e uma rede nacional de assistência técnica”, complementa Jaciel.
Por trás de um produto há todo o desenvolvimento e aprofundamento em
pesquisas e tendências de mercado a fim de agregar tecnologia e inovação a cada
lançamento. O constante acompanhamento das transformações que o mercado dá,
seja nos pontos de venda, tendências no segmento, bem como a experiência do
consumidor é o que rege o desenvolvimento de cada novo produto na
Komeco.
E mais, o uso residencial do gás natural começa a ter um crescimento
consistente no Brasil. Em cinco anos, o número de pontos de consumo saltou de
2.911.900 unidades em junho de 2016 para 3.865.068 em junho de 2021 — um
acréscimo de 32,7%, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas
Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).