Blog Top Society - Karla Cruz

Exposição "Imersão no Tempo", da artista Pati Peccin, é atração no Shopping Itaguaçu

01/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7623_post_13898.png
Até dia 5 de janeiro o espaço Itaguaçu + Arte, do Shopping Itaguaçu, recebe a  exposição “Imersão no Tempo”, da artista plástica Pati Peccin. A mostra foi inspirada e materializada a partir do fascínio da artista pelo retrato fotográfico e sobreposição de ciclos históricos. Estarão disponíveis para apreciação 10 obras inéditas, criadas a partir da apropriação de variados retratos de artistas, intelectuais e anônimos da Belle Époque – período cosmopolita na Europa, do fim do século XIX, marcado por profundas transformações culturais.
img/topsocie_blog/7623_post_10238.png
img/topsocie_blog/7623_post_12702.png
Pati Peccin é gaúcha radicada em Florianópolis há 6 anos, mestre em Ilustração Artística pelo ISEC, de Lisboa, e formada em Publicidade pela FURB, em Blumenau. Já atuou no mercado nacional com cenografia e direção de arte, criou o Selo Patifaria que, em colaboração com novos escritores, publica livros artesanais a partir de obras literárias e visuais. A artista participa das principais feiras de publicações independentes do cenário brasileiro, expressando estéticas imaginativas da colagem, representadas por meio de recortes, desenhos, xilogravuras, bordados e livros de artistas. Também ministra oficinas presenciais e virtuais em instituições públicas e privadas.

Assim como nos dias atuais, onde se vive grandes avanços tecnológicos, de inovação e de mudanças culturais na forma de viver e de se comunicar, a Belle Époque foi marcada por importantes transformações, incluindo a invenção do carro, da telefonia, do cinema, do avião e da eletricidade. A partir da extravagância e da luxúria, elementos tão relevantes no período retratado pela artista, Pati faz uma imersão onírica incorporando no trabalho texturas naturais de conchas, hibiscos e papoulas. Essa expressão estética é traduzida a partir de colagens mescladas às pinturas, onde as camadas amalgamadas tem como ponto de partida a fotografia e resultam em personagens híbridos interagindo com objetos simbólicos. Além disso, literatura e artes visuais se entrelaçam, criando escritas visuais e imagens literárias, convidando o público a se aprofundar na obra à procura dos olhos ocultos, submersos nas colagens. 

A arte de Pati Peccin provoca um diálogo renovador e instigante ao transcender múltiplas fronteiras, utilizando diversas técnicas e linguagens das Artes Plásticas, da Literatura, do Audiovisual e das Artes Divinatórias, como o Tarot e o universo simbólico dos mitos e fábulas universais.

A exposição “Imersão no Tempo” fica aberta para visitação durante todo o mês de dezembro, no espaço Itaguaçu + Arte, no piso 2. A entrada é gratuita. Para mais informações, confira as redes sociais do shopping.
 
Exposição  “Imersão no Tempo”, de Pati Peccin
Quando: 1/12 a 05/01
Piso 2, na galeria Itaguaçu+Arte
Entrada gratuita.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 12h às 20h.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página