Blog Top Society - Karla Cruz

Gaspar recebe 500 atletas de Fisiculturismo dia 11/12

01/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7603_post_14112.jpg
Sul brasileiro de fisiculturismo deve reunir 500 atletas em Gaspar, Santa Catarina, incluindo os maiores nomes do esporte na atualidade que, juntos, somam quase 17 milhões de seguidores nas redes sociais. As campeãs mundiais Francine Mattos e Elisa Pecini, além das lendas Ricardo Cariani, Vivi Winkler, Fernando Sardinha, e Eduardo Correa, que chegou a nove finais do Mr. Olýmpia, estão entre as presenças confirmadas em Santa Catarina.
 
Gratuidade na inscrição dos atletas da categoria especial quer contribuir para o momento mais democrático da história da modalidade. No Brasil, só nos últimos quatro anos, passou de três para mais de 100 o número de atletas profissionais do fisiculturismo comprovando a ascensão do esporte no país.

A pacata Gaspar/SC, já está se preparando para receber 500 atletas de fisiculturismo vindos de todo o país para o Sul Brasileiro do esporte no dia 11 de dezembro, a partir das 9 horas da manhã no pavilhão anexo ao ginásio da Bunge. A competição amadora vai ter oito categorias Bodybuilding, Classic Physique, Men’s Physique, Bikini, Wellness, Figure e Women’s Physique e atletas especiais. Aliás, a organização do evento decidiu não cobrar a taxa de inscrição dos competidores da categoria Atletas Especiais, onde participam portadores de necessidade especial ou deficiência física, visando contribuir para a democratização do esporte.
 
Este campeonato Sul Brasileiro foi criado pelo catarinense Tiago Verani Freitas, que atualmente é árbitro da modalidade, e não acontece desde 2019 entrando agora numa nova fase com produção da SC FItness, do empreendedor Emerson Alberton, figura importante de Balneário Camboriú que há três anos vem transformando as competições em espetáculos que conquistam cada vez mais atletas e o público.
 
“Este é um evento tradicional no calendário do esporte e agora ele vem repaginado aos moldes internacionais, com ares de espetáculo, e deve marcar uma página importante do esporte para o estado”, diz Emerson.
img/topsocie_blog/7603_post_14644.jpg
img/topsocie_blog/7603_post_1508.jpg
 
O fisiculturismo, que está em ascensão meteórica no Brasil, contou com participação recorde do país no último Mr. Olýmpia EUA, a Copa do Mundo do Esporte, com 23 atletas incluindo uma campeã, a Fran Mattos, paranaense que já confirmou presença no evento. Além de Fran, os maiotres nomes do fisiculturismo nacional, que somados chegam a quase 17 milhões de seguidores nas redes sociais mostrando a força do esporte na atualidade no Brasil. Ricardo Cariani, Vivi Winkler, Fernando Sardinha, Angela Borges, Rafael Brandão, Ramom Dino e o super atleta Brasileiro que mais vezes chegou à final do Mr. Olýmpia, Eduardo Correa, estarão entre as feras que marcarão presença em Santa Catarina.
 
A nova fase do fisiculturismo no Brasil
 
Até 2018, quando a National Physique Committee, NPC, chegou ao Brasil, - maior organização do esporte dos EUA e a única entidade amadora reconhecida pela IFBB Professional League, liga profissional que assina eventos como o Mr. Olýmpia,- eram apenas três os atletas profissionais do esporte, e duas a três chances por ano de alcançarem uma vaga para o mundial nos EUA.
 
Hoje, o Brasil tem mais de 100 profissionais e levou 23 atletas para o Mr. Olympia 2021, um recorde histórico no esporte. “O fisiculturismo foca no bem-estar, saúde física e mental, e cerca de 80% das doenças podem ser prevenidas com exercícios e alimentação saudável. Esses eventos acabam por inspirar milhões de pessoas no nosso país” diz Tamer El-Guindy, Presidente Musclecontest Internacional, que desde 1988 assina eventos internacionais amadores respeitados em todo o Mundo, e que há quatro anos também atua no Brasil, ele também é Diretor Executivo da NPC e tem na bagagem dois Mr. USA.

Em 2022 a modalidade quebrará outro recorde no Brasil, serão 18 as competições qualificatórias para o Mr. Olýmpia EUA, e mais de 50 shows amadores do esporte fazendo do país o segundo país no Mundo em número de oportunidades de acesso ao mundial, atrás apenas dos donos da casa. Ainda segundo Tamer, “O Brasil se tornou uma potência no esporte desde a chegada da NPC e da Musclecontest com recorde de audiência e de atletas profissionais consagrando-se no país e chamando atenção no Mundo”.

“Eu acompanho os bastidores do fisiculturismo no Brasil há 20 anos e quando a NPC chegou ao país e trouxe mais competições qualificatórias reconhecidas pela liga internacional, uma porta jamais vista se abriu para os nossos atletas que hoje tem mais oportunidades para atingirem seus objetivos profissionais e realizarem o sonho de pisar no palco do Mr. Olýmpia, por exemplo, e tudo começa com etapas regionais, como essa de Piracicaba”, explica Emerson Alberton sobre a nova fase do esporte. Ele é o CEO da SC Fitness, produtora especializada que há três anos “glamourizou” aos moldes internacionais as provas da modalidade transformando-as em shows, e é Diretor Artístico da franquia Musclecontest Internacional, que desde 1988 assina eventos internacionais amadores respeitados em todo o Mundo, e que há quatro anos também atua no Brasil.
 
Sul brasileiro de Fisiculturismo
11 de dezembro a partir das 9h
Onde: Gaspar/SC | Rod. Jorge Lacerda, Km 20 | Poço Grande (anexo ao Ginásio ADCB da Bunge)
Informações e ingressos: https://www.scfitness.com.br/
Fotos: Luther
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página