Blog Top Society - Karla Cruz

Duas novas exposições reúnem fotografias e objetos

02/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7358_post_168.png
Nossa capital estará bem representada nas duas novas exposições que inauguram no sábado 6 de novembro nos pavilhões do Instituto Internacional Juarez Machado. A curadoria de ambas as mostras é de Lucila Horn que também atua como artista, educadora e produtora. 

As duas exposições, segundo o responsável pela programação de eventos e diretor artístico do Instituto sediado em Joinville, gestor cultural Edson Machado, sintetizam a diversidade de conteúdos gerados pelas artes catarinenses, enriquecem o intercâmbio dos artistas pelas cidades do Estado e visam lembrar o Dia Nacional da Cultura comemorado em 5 de novembro.

img/topsocie_blog/7358_post_13950.jpg

O destaque é para a individual intitulada "Jardim Translúcido" da artista florianopolitana Adriana Füchter, que apresenta o resultado da pesquisa que desenvolve desde 2019 com objetos tridimensionais, onde dialoga com a beleza e a fragilidade da natureza. As obras são objetos totêmicos que representam plantas ficcionais, troncos, cachos e frutos de um jardim quase mágico, criado por apropriação de peças decorativas que a artista adquiriu a partir de leilões, antiquários, brechós ou doações de conhecidos. Sugerem uma natureza simbólica construída com peças vidro, areia sílica, cristais, óxido de chumbo, soda e cal, e o conjunto de sutilezas de texturas compõe a exposição/instalação.

img/topsocie_blog/7358_post_7373.png
img/topsocie_blog/7358_post_142.png
img/topsocie_blog/7358_post_8454.png

A outra exposição leva o título de "FOTOgrafias" e é uma coletiva fotográfica com participação de 30 artistas do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte -NEFA, com sede em Florianópolis, e apresenta um recorte da fotografia contemporânea realizada em Santa Catarina.  Os expositores são: Amanda Loch, Ana Sabiá, Ana Soukef, Adriana Füchter, Betinha Trevisan, Beto Castro, Luciana Petrelli, Lucas Flygare, Luís Paganelli, Lucas Correia, Lucina Horn, Catarina Rüdiger, Cleusa Berradi Müller, Cristina Rosa, Daniel Machado, Diorgenes Pandini, Dirce Körbes, Eduardo Beltrame, Flávio Fernandes, Jesse Santiago, Marcelo Fernandes, Marcus Dutra, Maria Luiza Summienski, Murilo Ponchielli, Paloma Gomide, Patrícia Vieira, Ro Cechinel, Soninha Vill, Zé Ronconi, Zeila Sardá. As obras expostas abordam temas narrativos e suas linhas de interação social, filosófica e política.  

img/topsocie_blog/7358_post_4477.jpg
img/topsocie_blog/7358_post_5459.jpg
img/topsocie_blog/7358_post_3557.jpg

Abertura das exposições "Jardim Translúcido" e "FOTOgrafias"
Sábado dia 6 de novembro de 2021 até o dia 19 de fevereiro de 2022
Visitação: de terça a sábado das 9 às 18 horas.

Instituto Internacional Juarez Machado
Endereço: Rua Lages, 994   América  Joinville, SC
Ingresso: inteira R$10,00 / meia-entrada R$5,00 Gratuito na abertura e para grupos escolares (mediante agendamento e disponibilidade), toda quarta-feira, e para quem vier de bicicleta.
Contato: 47 30333036 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página