Blog Top Society - Karla Cruz

Neumarkt vai disponibilizar uso do piano para estudantes, professores e músicos da cidade

27/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7032_post_5125.jpg
Instrumento que faz parte da história do Neumarkt Shopping desde a sua fundação, em 29 de setembro de 1993, o piano de cauda Fritz Dobbert poderá ser usado gratuitamente por estudantes, professores e músicos. O shopping aproveita o aniversário de 28 anos esta semana para lançar o Clube do Piano Neumarkt, em parceria com o Clube do Jazz de Santa Catarina, que disponibilizará o instrumento para atividades como apresentações, séries de estudos, aulas e eventos ligados à cultura pianística. As inscrições para participar do projeto já estão abertas.
 
Gerente de Marketing do Neumarkt Shopping, Cíntia Tristão Pietrangelo destaca que o Clube do Piano, além de prestigiar pianistas em formação e profissionais, tem grande importância também para o público que frequenta o shopping. “O Neumarkt sempre apoiou a cultura e agora aproveitamos a comemoração do aniversário para presentear a cidade com este excelente projeto social, que vai tornar a música de qualidade ainda mais acessível aos moradores de Blumenau e região”, afirma Cíntia. 
 
De acordo com Carlos Schrubbe, diretor do Clube do Jazz, o projeto vem ao encontro de uma dificuldade que muitos estudantes de piano e teclado de Blumenau enfrentam, o acesso limitado a instrumentos de qualidade. “Será uma excelente oportunidade para quem quiser aprofundar os conhecimentos e técnicas utilizando um piano de bom nível para realizar estudos, aulas e encontros. Além disso, o projeto possibilitará aos alunos a experiência de tocar em público, o que vai contribuir muito para a sua formação musical”, avalia.
 
Para participar do Clube do Piano Neumarkt, os alunos interessados precisam ter o primeiro ano de estudos ao piano completo ou estudar teclado por pelo menos dois anos. Já a participação de músicos profissionais será determinada pelo Clube do Jazz de Santa Catarina, responsável pela curadoria musical do Neumarkt. As inscrições podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (47) 99609-3505 ou pelo e-mail vilaencantos@gmail.com.
 
Parte da história do shopping
 
O piano de cauda do Neumarkt Shopping tem 28 anos e faz parte da história cultural de Blumenau. O instrumento participou de vários momentos do Neumarkt desde a inauguração e fez parte do cenário de lugares emblemáticos como o Bistrô 69, do saudoso jornalista Horácio Braun. Em 2013, o piano fez uma pequena viagem, foi levado até o distrito da Vila Itoupava para ser utilizado no Festival Semana do Piano, evento com concertos e aulas promovido pela Vila EnCantos Produções. 
 
Construído e adquirido em 1993, o piano de cauda foi fabricado pela empresa Pianofatura Paulista, detentora da famosa marca brasileira Fritz Dobbert, fundada em 1950. O modelo do Neumarkt é o C160, feito com madeira imbuia e com o número de construção 76.400. Esse modelo produz sonoridade rica e envolvente por conta dos harmônicos adicionais produzidos pelo sistema Duplex Scale - presente nas regiões média e aguda do instrumento - e de seu mecanismo, com martelos importados com feltro duplo de pura lã. 
 
Atualmente, o piano Fritz Dobbert é o instrumento principal da programação musical do NK Gourmet. São realizados cerca de 50 concertos por mês, com utilização do piano praticamente todos os dias por músicos respeitados da cidade e do Estado. Uma das pianistas mais assíduas é Sonia Schossland, a dona Soninha, que há mais de 20 anos toca regularmente no shopping. “Esse piano é como se fosse uma parte de mim. Comecei a tocar na inauguração do Neumarkt e sempre foi uma experiência muito prazerosa. Além de ser um móvel lindo, ele tem uma sonoridade especial e afinação muito boa”, comenta a pianista que começou a tocar aos cinco anos de idade. 
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página