Blog Top Society - Karla Cruz

Curso de Psicologia da UniAvan promove grupo de apoio para mulheres

27/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7030_post_10197.png
Em apenas um dia, a mulher moderna exerce inúmeros papéis e precisa lidar com demandas diferentes vindas de todos os lados. A sobrecarga vivida há anos é uma realidade que ficou escancarada em tempos de pandemia. Para conversar sobre o assunto e proporcionar momentos de troca em prol do coletivo feminino, o Núcleo de Práticas em Psicologia (NPP) da UniAvan vai promover, a partir do dia 28 de setembro, oito encontros para mulheres acima dos 30 anos de idade. 

“As mulheres têm muito o que conversar e apoiar uma a outra. Nós temos demandas em comum, como os sofrimentos, as questões com os filhos, as dificuldades do dia a dia de trabalhar, ser dona de casa, mãe; da dupla, tripla jornada de trabalho. Partilhando essas demandas, as mulheres identificam suas histórias na vida de outras e recebem apoio”, completa a professora da instituição e coordenadora do projeto, Claudia Petri.

As reuniões serão conduzidas com base na abordagem do psicodrama, uma técnica que se baseia no teatro. “O psicodrama utiliza a dramatização para gente reviver, rememorar os traumas, as cenas de infância que são originárias do sofrimento psicológico. Dramatizar é lembrar. É viver no corpo além da fala”, explica Claudia. 

De acordo com Nelvia Oliveira, acadêmica que propôs o grupo, a ideia surgiu após a percepção de que a mulher precisa ter um local de acolhimento em um momento tão delicado como a pandemia. “Nós queremos dar direito de fala e de escuta, e escolhemos trabalhar com o psicodrama porque ele abre possibilidades de o indivíduo se recuperar por meio da espontaneidade e criatividade e, assim, protagonizar a sua própria vida”, finaliza.

As mulheres que tiverem interesse em participar dos encontros devem se inscrever no próprio Núcleo de Práticas em Psicologia da UniAvan, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h.
 
Projeto Mulher: Atos de Terça
De 28 de setembro a 16 de novembro – toda terça-feira;
Núcleo de Práticas em Psicologia da UniAvan (bloco 2). Localização: Avenida Marginal Leste, 3600, Bairro Estados, Balneário Camboriú (SC);
GRATUITO.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página