Blog Top Society - Karla Cruz

Profissionais de RHs de empresas da Serra Catarinense conhecem a experiência de sucesso da Tupy, em Joinville

08/06/2016    Karla Cruz

 Um grupo de 34 profissionais do setor de recursos humanos e administradores de empresas da Serra Catarinense, além de colaboradores do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional da Indústria (Senai), conheceram os programas de educação adotados pela Fundição Tupy, em Joinville, para o desenvolvimento de seus funcionários.
 
Na Tupy, líder nacional em conexões e ferro maleável e perfis contínuos de ferro, maior indústria da América Latina e uma das maiores do mundo, chegando a exportar para 40 países, os visitantes puderam observar e comprovar que gente é considerada a maior matéria prima para a empresa. Atualmente, a Tupy tem mais de 11,3 mil funcionários. Só na matriz, em Joinville, trabalham 7409 pessoas.
 
A empresa investe, e sempre investiu, fortemente na melhoria da educação de seus funcionários desde sua fundação, em 1938. Em 78 anos de existência, as horas de treinamento oferecidas pela indústria do ramo de fundição e usinagem somam quatro milhões.
 
Dados apresentados pela coordenadora da área de desenvolvimento humano e organizacional, ligado ao setor de Recursos Humanos da Tupy, Fatima Marcelino apontam que até o mês de junho de 2016 foram aplicadas 67 mil horas de treinamento.
 
Além de capacitar os trabalhadores para que tenham maior conhecimento e compreendam melhor a área em que atuam, há programas voltados para estágio e aprendizagem, que tem como objetivo atender jovens entre 18 e 24 anos.
 
Participação da Fiesc
 
Fátima afirma que toda essa prática só é possível porque a empresa conta com a parceria e participação efetiva do Senai e Sesi, que, inclusive, possui espaço próprio dentro da empresa. Desde 2019, o Sesi trabalha em conjunto para melhorar os índices educacionais de formação básica, ensino médio e fundamental, educação de jovens e adultos e, ainda, treinamento operacional.
 
Na matriz está disponibilizada para os funcionários uma biblioteca de 180 metros quadrados com mais de 18 976 exemplares.   ?Nossa parceria com a Fiesc já dura bastante tempo e é um casamento perfeito ?, diz a coordenadora.
 
 
 
 
Experiência adquirida que soma no dia a dia dos RHs
 
Há três anos atuando como analista de Gente e Gestão na Klabin, em Lages, grande multinacional do setor papeleiro, a psicóloga Thaina Zanete conta que na empresa onde atua também há muito incentivo a melhoria de escolaridade e capacitação dos funcionários.  ?A experiência só soma e nos mostra que estamos no caminho certo e que o setor de Rh tem o poder de agregar valor ao negócio ?, destaca.
 
Prática da Fiesc
 
Na Serra, a parceria com a Fiesc, por meio do Sesi e Senai, também tem dado certo e obtido bons resultados.  “Recentemente formamos uma turma de curso técnico só com funcionários da Klabin e estamos iniciando outra. As indústrias de Santa Catarina têm investido na melhoria da educação de seus trabalhadores. Isso fará com que, no futuro, nossas empresas sejam mais desenvolvidas e competitivas ?, destaca o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para a Serra Catarinense, Israel Marcon.
 
O incentivo e a troca de experiências são práticas constantes da vice-presidência, que sempre busca propiciar aos profissionais que trabalham nas empresas associadas aos sindicados filiados à Federação a constante troca de informações.
 
 
img/topsocie_blog/677_post_10603.jpg
img/topsocie_blog/677_post_10603.jpg
img/topsocie_blog/677_post_10603.jpg
img/topsocie_blog/677_post_10603.jpg
img/topsocie_blog/677_post_10603.jpg
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página