Blog Top Society - Karla Cruz

Os destaques do Quarto Suna Reveev na CasaCor SC 2021

30/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6750_post_13152.jpg
Quando os arquitetos se reúnem para pensar um ambiente, imaginam do piso aos tapetes, passando pela marcenaria, teto, iluminação e cortinas. As obras de arte e demais objetos que irão compor a decoração também são missão deles, que fazem um verdadeiro trabalho de garimpo entre as principais galerias do País para que o projeto fique ainda melhor do que o imaginado.
No caso do Quarto Suna Reveev, projetado pela OSA Arquitetos Associados a convite da Reveev Colchões para a CasaCor Santa Catarina 2021, o número de achados é grandioso. Eles contribuem para o objetivo do ambiente, de ser inspirador, leve e intimista ao mesmo tempo em que é cheio de personalidade.
Confira abaixo uma seleção dos principais destaques cheios de história do Quarto Suna Reveev:

img/topsocie_blog/6750_post_1555.jpg
img/topsocie_blog/6750_post_1516.jpg
img/topsocie_blog/6750_post_9588.jpg
img/topsocie_blog/6750_post_5409.jpg
img/topsocie_blog/6750_post_3790.jpg
img/topsocie_blog/6750_post_792.jpg
img/topsocie_blog/6750_post_6488.jpg
img/topsocie_blog/6750_post_803.jpg
img/topsocie_blog/6750_post_1054.jpg
Cama Orgânica
Produzida pela Reveev, empresa de São Bento do Sul, a Cama Orgânica é uma king multifuncional e tecnológica pensada para ser também mesa de cabeceira, assento para calçar sapatos, tatame para meditar, e é equipada ainda com iluminação sensorial balizadora, sistema de som acoplado, carregador de celular por indução e entradas USB. A tecnologia ainda se estende ao colchão Asti ViscoGel Superplush, com dimensões de  1,93x2,03m, e é produzido com a malha Moet Intense, com fios de carbono que retiram a energia estática do corpo e ajudam a aliviar o estresse, garantindo uma noite de sono com relaxamento absoluto. Com linhas arredondas, fluidas e tecido felpudo que remetem às formas essenciais da natureza, o lançamento da Reveev tem comprimento total de 3 metros. 
Cadeira Chifruda
Objeto icônico desenhado pelo grande mestre do design brasileiro Sérgio Rodrigues, em 1962, a Cadeira Chifruda é fabricada em jacarandá maciço e couro e chama a atenção pelo formato nórdico e que lembra chifres. A peça é numerada (nº17 de 30) e pertence a um colecionador. Ela foi emprestada especialmente para o Quarto Suna Reveev nesta mostra. Ela se encontra no eixo visual de entrada do ambiente e conversa diretamente com a cama, sugerindo o quarto como um ambiente de trocas.
Poltrona Beg
Também obra de Sérgio Rodrigues, a Cadeira Beg foi criada originalmente para a mesa de reuniões do Banco do Estado da Guanabara, em 1967, e relançada em 2005. Fabricada com madeira e com assento e encosto estofados, é extremamente confortável. Duas unidades da poltrona estão no ambiente, e ficam no espaço de jantar, juntamente com a mesa Sino.
Banco Mocho
Considerada a primeira grande obra de Sérgio Rodrigues, o banco Mocho era produzido pela OCA, um misto de loja e laboratório de ideias, em 1954. Em 2014, para celebrar os 60 anos de designer de Rodrigues, foi lançada uma edição numerada de 60 peças em madeira Cabreúva. No Quarto Suna, o banco Mocho fica na sala de banho, dando apoio à banheira de imersão.
Cerâmicas da Serra da Capivara
Os 40 vasos de cerâmicas que compõem o ambiente são de uma cooperativa de artesãos do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, que abriga mais de mil sítios arqueológicos e é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A fabricação das cerâmicas obedece às normas de licença ambiental e de sustentabilidade, além de empregar cerca de 30 artesãos, antigos funcionários do parque, agora exímios ceramistas.
Obras de arte
A Galeria Simo?es de Assis, com espaços em São Paulo e Curitiba, é responsável pelas obras expostas no espaço, cujos preços podem chegar a R$ 80 mil. Além das obras em malha artesanal em fios de algodão cru e lã à máquina criadas por André Azevedo, um óleo sobre tela de Célia Euvaldo, uma fotografia de André Nacli, que traz para as suas obras a força que rege os ciclos vitais e a flagrante vulnerabilidade do ser. Outro destaque é a obra de Elizabeth Jobim, filha do genial Tom Jobim, em linho sobre linho costurado, que explora a sobreposição de tecidos sobre as telas, que continuam ganhando diferentes espessuras e desenhos – para criar outros planos construtivos dentro da superfície pictórica; utilizando linhos coloridos, incorpora a tintura têxtil original sem manipulação dos matizes.
 
Abajur Snoopy
Desenhado por Achille e Pier Castiglioni para a italiana Flos, o abajur Snoopy fica na cabeceira da Cama Original.
Cadeira Pesca Nº 24
Objeto feito em madeira maciça (Grápia) resgatada de um barco às margens do Rio Itajaí-açu, a Cadeira Pesca nº 24, da Elaya Design, tem assento e encosto feitos com corda de reuso provenientes de um estaleiro de pesca de Itajaí e detalhes em couro antigo.
 
Baú originário da Índia
O baú antigo originário da Índia provavelmente de meados do século XX e feito todo em madeira com detalhes em metal, revive a memória afetiva de seus donos para fortalecer ainda mais o clima que a madeira imprime no ambiente.
Colares de mesa
Colares de mesa em troncos de madeira e outros detalhes bastante regionais, além de caixas em acrílico com cordas e nós, fazem parte do estilo dos jovens artistas baianos Thiago Lima e Tarcis Fernandeli, que se uniram e criaram a Studio L, com muita criatividade e buscando produzir peças atemporais e sofisticadas expressando sentimento através da arte. Os jovens apresentam obras com design autoral desenvolvidas manualmente – peças únicas, elegantes, versáteis e com muita personalidade.
Cabeças e vasos de cerâmica
Cabeças em cerâmica rústica feitas pelas mãos da artesã Mestra Irineia, alagoana, descendente de escravos que faz de sua arte manual uma forma de expandir por todo Brasil e até pelo mundo sua arte, toda feita em fornos de barro, com apoio de toda sua família, gerando renda e conhecimento aos seus conterrâneos.
Vasos em cerâmica rustica e na cor crua com formatos irregulares ou inacabados, e ainda detalhes pintados em preto são especialidade do Studio Num de São Paulo, dirigida pela artesã Natália Uchoa que imprime em cada peça um detalhe de sua personalidade.
Sobre o Quarto Suna
 
Quarto Suna Reveev – Osvaldo Segundo & Arquitetos Associados. “Suna” significa areia em japonês e assim como nome diz, este ambiente busca sensações de calma e fluidez. Celebra a beleza imperfeita, a impermanência da vida. A arquitetura traz diferentes texturas e elementos naturais, unidos por tons claros e linhas sóbrias. O contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional, o senso estético puro embasado à função.
 
Sobre a OSA Arquitetos
 
A OSA Arquitetos atua há 20 anos com projetos de edifícios, casas e arquitetura de interiores residenciais e corporativos. Atualmente, possui escritórios em Blumenau e em Balneário Camboriú. A convite da European Cultural Centre, o escritório participou da exposição Time Space Existence durante a Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2018, e em 2020 participou da London Design Festival. Em 2021, recebeu destaque na revista francesa Artravel com a publicação do projeto da Casa Bravíssima.
 
Sobre a Reveev na CasaCor
 
Presente como fornecedora na CasaCor nas edições de Santa Catarina e do Paraná há nove edições, a Reveev Colchões é uma empresa genuinamente catarinense, com fábrica em São Bento Sul, uma região de colonização germânica conhecida pela forte tradição na produção mobiliária. A empresa é referência em camas e colchões voltados ao mercado de alto padrão, com forte apelo pela excelência na qualidade dos produtos, nos acabamentos e zelo pelos detalhes e pela estética. A empresa será a fornecedora oficial de colchões da CasaCor 2021 e estará presente em todos os ambientes de dormir da mostra.
Além das novidades no Quarto Suna, mais spoilers da nova coleção poderão ser conferidos nos ambientes assinados pela Progetta Studio e por Jeferson Branco Architecture. Os produtos demonstrados são uma prévia do que será a coleção Reveev 2022, com previsão de lançamento para o final do ano. 
 
Serviço: CASACOR Santa Catarina CASACOR SC 2021 | Florianópolis
 
Período: de 18 de julho a 12 de setembro
Horário: de terça a sábado das 13h às 21h; domingos e feriados, das 13h às 19h
Local: ESPAÇO+UM (Rod.José Carlos Daux, SC-401, 6977) - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC)

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página