Blog Top Society - Karla Cruz

Frio e home office aumentam casos de Olho Seco

27/08/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/6726_post_1724.jpg
Irritação, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, secura e ardor. Esses são alguns dos sintomas da Síndrome do Olho Seco, anomalia que ocorre quando as lágrimas não são capazes de fornecer lubrificação adequada para os olhos. Entre as causas estão: uso frequente dos smartphones e computadores, vento e ar condicionado, e até mesmo algumas doenças sistêmicas e autoimunes, como, Síndrome de Sjögren e artrite reumatoide.

Dr. Gabriel de Almeida Ferreira, oftalmologista e especialista em olho seco do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do Grupo Opty, explica a importância de prestar atenção na doença. “A lágrima, formada por água, muco e gordura, é importantíssima para enxergar bem e para lubrificar os olhos. Os sintomas podem ser leves ou intensos e o tratamento efetivo depende do diagnóstico correto por trás dessa síndrome. Quando não diagnosticado e tratado corretamente, o olho seco pode provocar inflamação na córnea e até predispor a infecções”, comenta o médico. 

O uso da máscara também pode influenciar na síndrome, isso porque o vapor da respiração pode ajudar no ressecamento. “O uso da máscara é imprescindível no momento que estamos vivendo, por isso, é importante também fazer boas escolhas, como por exemplo, usar máscaras com boa vedação, para evitar que o vapor vá diretamente para os olhos”, explica o médico.

img/topsocie_blog/6726_post_11842.jpg
 
Tratamento 
No caso de o problema ser a inflamação das pálpebras, o tratamento é focado nela, com o objetivo de melhorar a qualidade da lágrima. Já em casos de reumatismo, o tratamento é específico para esta doença. Existem diversos tratamentos que vão desde uso de colírios de lágrima artificial até uso de antibióticos. “Dependendo do caso, os colírios lubrificantes podem ser suficientes, mas muitas vezes precisamos associar anti-inflamatórios e antibióticos”, destaca o especialista. Porém vale destacar, que a automedicação é sempre perigosa. “Ao menor sinal de alteração ou desconforto, é importante procurar um oftalmologista para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento seja correto”, comenta o Dr. Gabriel.  

Segundo o médico, outras medidas também ajudam a estimular a produção e melhorar a qualidade da lagrima. “Beba bastante água e inclua fontes de ácidos graxos na alimentação, como semente de linhaça, óleo de peixes e amêndoas, além de frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas A e E”. Já para as atividades no computador, a recomendação é fazer pausas de 5 minutos a cada hora de trabalho e piscar voluntariamente. Também evite que o fluxo do ar condicionado fique direcionado ao seu rosto, pois o vento e o frio podem piorar os sintomas.
 
Sobre o Opty
O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina. 

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.
 
Fonte: Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem – Informações à imprensa 
Harmonia Comunicação 
Mariana Woj – marianawoj@gmail.com



Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página