Blog Top Society - Karla Cruz

Exposição no Neumarkt celebra a união da Aliança Francesa e ICBA em Blumenau

18/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6630_post_5937.jpg
A exposição “Ensemble-Zusammen-Juntos”, que abre neste sábado (dia 21) no Neumarkt Shopping, marca a união da Aliança Francesa e do Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) em Blumenau. Além dos ideais de ensino e de difusão das línguas e culturas francesa e alemã, a partir deste mês as duas instituições culturais passam a compartilhar o espaço físico em uma mesma sede, na Rua Namy Deeke, no Centro.

A importante história e contribuição cultural das instituições para a cidade - a AF Blumenau tem 40 anos e o ICBA completa 54 anos em dezembro - será relembrada na exposição que celebra a parceria. A mostra será fundamentada em três bases - histórica, atual e futura - e vai apresentar por meio de painéis, fotografias e objetos a história e o desenvolvimento das duas instituições, bem como suas novidades.

img/topsocie_blog/6630_post_11010.jpg
img/topsocie_blog/6630_post_11345.jpg
De acordo com a gerente de Marketing do Neumarkt Shopping, Cíntia Tristão Pietrangelo, o shopping faz questão de participar de momentos importantes para a comunidade, como a união de duas instituições tradicionais de Blumenau. “O Neumarkt sempre teve esse espírito de incentivar a cultura e prestigiar iniciativas de empresas, instituições e entidades da cidade. Estamos muito contentes em receber a exposição e celebrar junto com a Aliança Francesa e o ICBA esta nova fase”, comenta. 

Diretor da AF Blumenau, Marcos Bertoldi destaca que desde a fundação da Alliance Française em Paris, há quase 140 anos, a instituição sempre manteve-se dinâmica e atenta aos movimentos históricos, culturais e sociais que, de certa forma, exigiram novos olhares, perspectivas e ações. "A parceria com o ICBA vem ao encontro dos valores e princípios da Aliança Francesa, dos quais o intercâmbio entre diferentes culturas é um dos principais fundamentos motivadores", afirma.

Para a diretora do ICBA Blumenau, Maria Cecília Quideroli, a parceria com a Aliança Francesa representa também mais um passo determinante nos novos caminhos que o ICBA pretende percorrer. “A população de Blumenau só tem a ganhar com a união das duas culturas em um único local”, destaca.
 
Proximidade entre França e Alemanha

Além do resgate histórico das instituições, o conteúdo da exposição vai mostrar ainda que a proximidade entre França e Alemanha não é apenas geográfica, mas envolve laços compartilhados de história, linguística e cultura. Essas características que ligam os dois países se refletem também na aproximação cada vez maior das relações diplomáticas entre as duas nações europeias. 

Outro destaque da mostra é uma atração tecnológica, a France eMotion. Criada pela Atout France em parceria com o Instituto Francês, a exposição internacional leva o espectador a uma jornada de realidade aumentada para conhecer a herança francesa no mundo da fotografia. Para ver as imagens ganharem vida durante a exposição basta fazer o download gratuito do aplicativo France eMotion, disponível no iOS e Android, permitir acesso à câmera e apontar para as fotografias.

Clássicos da música francesa e alemã

Em sintonia com a exposição foi criada também uma agenda musical com grandes nomes da música erudita alemã e francesa. “É sabido que a influência europeia na música ocidental é como um pilar onde todo o restante se apoia. Alemanha e França fazem parte dessa estrutura. Nossos pianistas vão executar algumas obras de compositores alemães e franceses, como Bach, Händel e Debussy, bem como temas de jazz, que tem uma carga francesa significativa na sua construção”, explica Carlos Schrubbe, diretor do Clube do Jazz de Santa Catarina e curador musical do Neumarkt.

Durante todo o mês, o público poderá conferir o repertório especial ao piano no Espaço NK Gourmet, no pavimento superior, próximo ao restaurante Las Leñas. As apresentações serão realizadas por diversos pianistas diariamente, das 12h30 às 14h40, e às segundas, terças, sextas, sábados e domingos à noite, a partir das 19h30. 

Agende-se
Exposição “Ensemble-Zusammen-Juntos”, da Aliança Francesa e ICBA
Abertura no sábado, dia 21. Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 31 de outubro
Neumarkt Shopping, próximo ao Las Leñas (pavimento superior)
Entrada gratuita

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página