Blog Top Society - Karla Cruz

Websérie Sob a Lua Cigana resgata a cultura e tradições dos ciganos

18/08/2021    Maristela Brites

img/topsocie_blog/6626_post_10196.jpg


Música, contos e poemas estão presentes nos quatro vídeos produzidos pelo Consonante Duo, em Florianópolis, que podem ser assistidos gratuitamente a partir de 24 de agosto

 

               Como uma maneira de resgatar as memórias, histórias, cultura e tradições dos povos ciganos, o Consonante Duo, formado pela contadora de histórias Lieza Neves e o músico Marcio Bicaco, lança a websérie “Sob a Lua Cigana”. Gravada em Florianópolis, a série em quatro episódios pode ser assistida, gratuitamente, a partir das 21h do dia 24 de agosto no Canal do YouTube do Consonante Duo (www.youtube.com/c/ConsonanteDuo). A classificação etária é livre.

A websérie conta com quatro vídeos de 15 minutos cada e apresentam música, contos e poemas autorais escritos após uma pesquisa sobre os ciganos. Cada episódio faz uma referência com as quatro fases da lua e com os quatro elementos da natureza. De acordo com Lieza, os vídeos apresentam duas linguagens artísticas principais e que são vivenciadas por esses povos, a palavra narrada oralmente e a música.

“Enquanto a primeira revela-se como principal forma de perpetuação de costumes e história do povo cigano, a segunda apresenta-se como um dos traços culturais mais marcantes dele”, explica Lieza.

Bicaco ressalta que a força da cultura cigana traz consigo uma proximidade com os sentimentos e sensações genuínas do ser humano, além do espírito coletivo e pela tradição da oralidade, que é muito particular das narrações de histórias populares.

“Os relatos ciganos nos provocam e fazem refletir sobre outras possibilidades de vivenciar relações, cotidiano, cultura, território, crenças e direitos, igualmente legítimos como os que foram estabelecidos como ‘norma social’”, destaca.

“Sob a Lua Cigana” é um projeto financiado com recurso público oriundo do Edital de apoio às Culturas 2020 promovido pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Além da divulgação gratuita dos quatro episódios, o Duo fará cinco encontros, de maneira online, quatro com turmas da rede municipal de Florianópolis e um será aberto ao público, no dia 1º de setembro. O objetivo é falar da temática e do processo de criação e pesquisa feitos para o projeto.

Participam do projeto: Lieza Neves, que além de ser a atriz/narradora das histórias, foi a responsável pela pesquisa, redação do roteiro, Marcio Bicaco, que atua como músico percussionista, Rodrigo de Freitas na produção dos vídeos - Covil Filmes, e os artistas convidados: Iva Giracca (violino) e Roger Correa (acordeon). 

Os vídeos vão ser publicados de 24 a 27 de agosto e podem ser assistidos no Canal do YouTube (www.youtube.com/c/ConsonanteDuo).

 

Serviço: Lançamento websérie “Sob a Lua Cigana” do Consonante Duo

Data: 24 de agosto de 2021

Horário: 21h

Local: Canal do YouTube do Consonante Duo (www.youtube.com/c/ConsonanteDuo).

Classificação Livre

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página