Blog Top Society - Karla Cruz

Frio e o coração: infartos aumentam 30% com as baixas temperaturas e triplicam com menos de 14°C

12/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6564_post_421.jpg
As cenas de neve e geadas registradas há alguns dias revelam: o frio chegou a Santa Catarina e novos períodos com temperaturas baixas devem ser registrados nas próximas semanas. E o frio intenso traz preocupações também com a saúde do coração. De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, no inverno o número de infartos no Brasil cresce 30%. De acordo com uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), quando o termômetro registra menos de 14°C, eles acontecem três vezes mais. 

O cardiologista Felipe Barbosa Amaral, da Cardioprime, explica que, por conta do frio, acontece uma contração dos vasos sanguíneos nas extremidades do corpo, sobrecarregando o coração. “A vasocontração é uma reação do organismo para tentar manter a temperatura corporal. Quem já tem alguma condição cardiovascular precisa ficar atento aos sintomas e aqueles que fazem seus tratamentos devem manter ainda mais a disciplina nos cuidados com medicamentos, por exemplo”, comenta. 

As condições respiratórias, como gripes e resfriados, também contribuem com essa sobrecarga. Por isso, o cardiologista reforça a importância da vacinação contra a gripe disponível na rede pública de saúde. Manter-se bem agasalhado e com alimentação balanceada são questões importantes. A prática de atividades físicas regulares durante todo o ano também é uma forma de prevenção.

Por conta da pandemia, há também um aumento no número de pessoas que demoram a procurar os hospitais por medo de contágio. De acordo com Felipe, este é outro risco. “Ao sentir dor ou desconforto no peito ou nos braços, dificuldade para respirar, tontura ou ter sensação de desmaio, é preciso procurar ajuda imediatamente”, destaca. 

Sobre a Cardioprime

Fundada em 1992, a Cardioprime é um dos centros mais avançados em atendimento cardiológico do Sul do Brasil. São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologista e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção. 

A clínica é responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, onde também está localizada a clínica e o Centro de Hemodinâmica. Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.med.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página