Blog Top Society - Karla Cruz

Orquestra da Furb traz apresentação de cordas para o Neumarkt Shopping

10/08/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6536_post_8990.jpg
O Neumarkt Shopping será palco nesta quarta-feira (dia 11) de duas apresentações da Orquestra da FURB, que retoma as atividades com um novo projeto chamado Intervenções Musicais. O formato de conjuntos de câmara, em que os instrumentistas se apresentam em grupos menores, foi pensado para este momento que exige maior distanciamento e eventos sem aglomeração. A orquestra se apresentará com um repertório especial e cerca de 15 músicos que executarão instrumentos do naipe de cordas, às 15h e às 16h, na Praça de Eventos.

Neste retorno ao trabalho presencial da orquestra - que possui atualmente 43 integrantes - , o maestro Roberto Rossbach optou por dividi-la em grupos menores. “Em razão da pandemia, estamos voltando gradativamente aos ensaios presenciais. E para possibilitar o distanciamento, formamos conjuntos de câmara e repertórios adaptados para este formato, em que os músicos se dividem em grupos menores e diferentes naipes tanto para os ensaios quanto para as apresentações”, explica.

O projeto Intervenções Musicais nasceu com esse intuito de levar música a espaços alternativos da cidade, com apresentações musicais em lugares mais abertos e que evitem a aglomeração de pessoas. “Nesta retomada é muito importante voltar a mostrar o trabalho da Orquestra da Furb e do Curso de Música, pois a maioria dos integrantes são alunos. E o projeto possibilita aos alunos fazer essas apresentações, que são uma excelente oportunidade de prática de conjunto na orquestra, e ao mesmo tempo levar música a diferentes públicos e de forma segura”, explica.

Na apresentação do Neumarkt, a Orquestra da FURB irá se apresentar com um grupo de 12 músicos e um quarteto de cordas - ambos compostos de viola, violinos e violoncelo - em dois horários diferentes: às 15h e às 16h. Segundo Rossbach, o repertório será diverso, com composições que vão do clássico à música popular, do período barroco até o século 20. "Teremos alguns elementos surpresa como uma peça africana e uma canção em homenagem ao centenário do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzola”, comenta o maestro.

Sobre a Orquestra da FURB

A Orquestra da FURB é um conjunto sinfônico clássico, que iniciou suas atividades em 1999, sob a regência do maestro emérito Frank Graf e consolidou-se como programa de extensão. Formada por dois segmentos a partir dos próprios integrantes do grande grupo – a Orquestra de Cordas e a FURB Jazz Band – que executam repertório específico como barroco e os estilos jazz, soul e bossa nova. É composta por estudantes do curso de Música e de outros cursos da universidade, profissionais e voluntários da comunidade, sob a regência e coordenação do professor Dr. Roberto Rossbach e assistência do regente Luiz Lenzi.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página