O mercado náutico segue em expansão,
mesmo com a pandemia. No ano passado o número de barcos vendidos cresceu 20% em
relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira dos
Construtores de Barcos (Acobar). Como reflexo dessa alta, a venda de produtos
para embarcações também teve um aumento. Em 2020, a Catarina Náutica, empresa
especializada do setor, vendeu 30% mais que em 2019. Para esse ano a empresa
projeta um faturamento maior de 20%.
O crescimento nas vendas estimulou a
empresa a investir em expansão, tanto que recente foi inaugurado, na cidade de
Itajaí/SC, sua nova loja considerada o maior shopping náutico do sul do país.
Parte dos recursos da expansão foram direcionados para levar informações sobre
o setor para diversos públicos ligados à náutica.
“O crescimento da náutica está diretamente
relacionado a maior profissionalização do setor. Por isso, investimos na
criação de uma websérie que, além de apresentar a Catarina Náutica, sua equipe,
produtos e instalações, é voltada tanto aos donos de barcos, para a tripulação,
bem como para profissionais que atuam na parte de manutenção”, explica o
diretor da Catarina Náutica, Roberto Deschamps.
A websérie recebeu o nome de “O mar nos
une” e apresenta depoimentos de personalidades náuticas, como o velejador
Vilfredo Schurmann, que participa do primeiro vídeo da série e fala sobre
produtos utilizados em sua embarcação durante as suas viagens pelo mundo.
A produção conta também com a
participação de representantes de grandes marcas de peças e insumos do setor,
como Bruno Neves, da Inter Coatings, e o diretor da Tubolit, Leonardo
Sadcovitz, que fazem um paralelo entre a evolução do setor e dos produtos
utilizados nos barcos.
Outro destaque da websérie é a
entrevista do diretor da Marina Itajaí, que é uma das maiores marinas do sul do
Brasil, Carlos Gayoso de Oliveira. Entre os assuntos, ele fala sobre a
expectativa para a próxima edição da The Ocean Race, que será realizada em 2023
e os reflexos gerados ao setor. “Vai ser a maior Vila da Regata de todo o
mundo. Será um evento como Itajaí nunca viu”, comenta o diretor da Marina.
A websérie foi dividida em quatro
episódios e está disponível no Youtube, no canal Catarina Náutica.
A primeira temporada foi finalizada
recentemente, com 4 episódios. Para a próxima temporada, a Catarina Náutica
planeja entrevistas para divulgar ainda mais a cultura náutica de Itajaí, Santa
Catarina e do Brasil. “Já estamos em
negociação com o Presidente da ANI – Associação Náutica de Itajaí, onde o
objetivo será divulgar os projetos sociais de remo e vela, além do curso de
Construção Naval, onde o aluno tem a oportunidade de construir seu próprio
veleiro de madeira”, explica Roberto Deschamps. A segunda temporada da websérie
O Mar nos Une tem previsão para iniciar no segundo semestre de 2021.
Assista a websérie através dos links abaixo
Episódio 1: Evolução dos produtos
náuticos
O diretor da Tubolit, consagrada marca
de resinas e massas epóxi, fala sobre a evolução do setor e se emociona junto
com o capitão da Família Schurmann ao relembrar a trajetória do fundador da
Catarina Náutica (in memorian). Assista no link: https://youtu.be/XFWJsq30_-s
Episódio 2: Eventos náuticos e expansão
do setor
O entrevistado desta vez foi o diretor
da Marina Itajaí Carlos Gayoso de Oliveira que fala sobre a trajetória da
Marina Itajaí e a expectativa para grandes eventos. Assista no link: https://youtu.be/fApi-BSE9vw
Episódio 3: Desafios e superações
Neste episódio, você embarca nas
histórias de Bruno Neves, da Inter Coatings,
e Roberto Deschamps, da Catarina Náutica, que relembram como a profissão
dos pais influenciou nas empresas que eles trabalham atualmente. Assista no link: https://youtu.be/XlFqBg973vM
Episódio 4: Inauguração do shopping
náutico
Encerrando a primeira temporada, este
episódio é marcado por emoção e alegria com a inauguração do maior shopping
náutico do sul do país, a Catarina Náutica em Itajaí. Conheça as pessoas que
desenvolveram o projeto, e os colaboradores que hoje fazem parte desta empresa
que é referência no setor. Assista no link: https://youtu.be/fPY7-RrOFdM
Sobre a Catarina Náutica
Há 7 anos, a Catarina Náutica atua com
venda de suprimentos náuticos no mercado brasileiro. Através da matriz
localizada na região central de Itajaí, polo náutico de Santa Catarina, atua
com venda direta e distribuição de produtos nos segmentos de manutenção e
construção náutica, esporte e lazer, atracação e ancoragem, salvatagem e
segurança, vida a bordo, entre outros. Além de 4 revendedoras parcerias no
litoral, é representante exclusiva em Santa Catarina de renomadas marcas
mundiais como: Sika, Tubolit, Tintas
Vinci, International Paint e Sikkens. Através do e-commerce também realiza
venda nacional de mais de 3 mil itens como: caiaques, boias infantis,
acessórios e moda náutica, além de produtos para reparo e construção de barcos.