Blog Top Society - Karla Cruz

SESI/SENAI de Blumenau lança programa de qualificação profissional para o setor metalmecânico

24/04/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5476_post_1578.jpg
Com o objetivo de atender as demandas de capacitação do segmento de metalmecânica, o Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico (SIMMMEB) firmou parceria com o SESI/SENAI Blumenau, entidade da FIESC, para a implementação do curso Operador de Máquinas e Ferramentas, que teve sua aula inaugural com a presença de empresários nesta sexta-feira (23). O curso é uma das ações de um projeto estruturado com a participação de empresas da região do Vale do Itajaí.
 
A área da capacitação oferece inúmeras oportunidades de trabalho, principalmente, no segmento industrial, responsável por grande parte dos empregos no estado de Santa Catarina. Para a gerente executiva SESI/SENAI Vale do Itajaí, Silvia De Pieri Oliveira, o curso é uma oportunidade para as empresas da região obterem mão de obra qualificada. “Hoje, o SIMMMEB levanta como ponto crítico para o crescimento e expansão do setor a escassez de mão de obra qualificada. Diante desse panorama, as empresas que desejam continuar sendo competitivas no mercado, precisam qualificar os seus trabalhadores, pensando nisso que lançamos o curso”, comenta.
 
Silvia ainda destaca que diante do panorama foi criado um grupo gestor por empresários do setor metal mecânico, vinculados ao SIMMMEB e uma equipe técnica do SENAI que trabalharam a trilha do setor, e a partir disso também foi envolvido um comitê técnico com as indústrias para avaliar toda a ementa do curso. “A opção dessa primeira turma de Operador de Máquinas e Ferramentas é que os alunos possam viver a experiência e se aprimorar profissionalmente dentro das 168 horas de curso, que será realizado nas sextas-feiras, durante o período de trabalho do profissional. Posteriormente, mais dois módulos para o metal mecânico serão divulgados em breve”, informou.
 
Todo o processo de divulgação e mobilização das empresas do setor foi feito pelo SIMMMEB junto as indústrias. “A procura foi tão expressiva, que nós tivemos a inscrição para essa turma esgotada em tempo recorde, e inclusive, com lista de espera. O curso traz tanto a parte teórica como também a parte ‘mão na massa’, aliando a teoria com a prática. Praticamente 100% dos alunos já trabalham na área, o que permite conciliar muito o aprendizado do curso com o dia a dia da empresa”, informa a gerente executiva SESI/SENAI Vale do Itajaí.
 
O presidente do SIMMMEB, Dieter Claus Pfuetzenreiter, destaca que no período atual, de retomada e crescimento, as empresas do setor têm encontrado um cenário de forte demanda de profissionais. “Nós buscamos a parceria junto ao SENAI Blumenau para desenvolvermos cursos específicos para atender as demandas e a entidade formatou essa capacitação e resultou em treinamento muito interessante, dentro do conceito que já é conhecido do SENAI, que é amplamente reconhecido como uma entidade de suporte para capacitação técnica. Estamos muito satisfeitos e com uma alta expectativa para, inclusive, estender para novas capacitações em outras áreas também”, explica Pfuetzenreiter.
 
Para o aluno do curso Antonio Valderi Vaz Machado, há quase 16 anos fora da sala de aula, a expectativa para adquirir novos conhecimentos é grande. “Estava há algum tempo procurando uma capacitação nessa área, e quero ver se dou o meu melhor aqui dentro para sair bem qualificado para exercer a minha função na empresa onde trabalho”, comenta.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página