Blog Top Society - Karla Cruz

Hospital de Olhos Sadalla apresenta lente especial que corrige a miopia enquanto a pessoa dorme

14/04/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/5414_post_8769.jpg


A tecnologia está nos deixando míopes. O uso intensivo de celulares e computadores tem sido apontado como uma das principais causas de aumento do número de pessoas com esse problema de visão no mundo. Até então, nos consultórios oftalmológicos as correções comumente indicadas para tratar a miopia são o uso de óculos, lentes de contato e cirurgias refrativas. Mas um tratamento que permite a correção visual enquanto o paciente dorme começa a ganhar espaço: a ortoceratologia. A técnica consiste na adaptação de lentes de contato rígidas gás permeáveis, com a finalidade de alterar o formato da córnea do paciente, corrigindo assim temporariamente a miopia.
Segundo a Dra. Patricia Yoneda, oftalmologista do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, empresa do grupo Opty, o Sadalla é um dos primeiros hospitais a disponibilizar essa lente em Santa Catarina. “Enquanto o paciente dorme, as lentes modulam a córnea, fazendo com que ela mude seu formato, corrigindo o grau dos óculos. O resultado é a correção temporária da miopia e o paciente tem a liberdade de enxergar sem óculos durante o dia”, explica a especialista. 
A técnica também é uma alternativa para quem quer se ver livre dos óculos ou das lentes de contato convencionais, mas não tem indicação para uma cirurgia refrativa corretiva.

Constância 
Ao contrário da cirurgia, que tem um resultado mais duradouro, a lente é um método reversível. Isso quer dizer que, se a pessoa parar de usá-la, sua córnea voltará a ter o formato e grau que tinha antes do início do tratamento após alguns dias ou semanas. 
img/topsocie_blog/5414_post_14971.jpg

Alternativa para crianças e adolescentes
A lente também tem sido uma alternativa para o tratamento de crianças que começam a desenvolver a miopia ainda muito pequenas.
Existem diversos estudos que evidenciam uma menor progressão da miopia em usuários de lentes de ortoceratologia. Muitos países da Europa e EUA indicam essas lentes para o controle da miopia. No Brasil, essas lentes são aprovadas pela Anvisa, porém apenas com o propósito de tratamento momentâneo da miopia e não para sua evolução. Pessoas que trabalham em ambientes com muito pó, profissões que por diversos motivos dificultam o uso de óculos ou lentes de contato ou praticantes de esportes aquáticos são outros exemplos de indicações para esse tipo de tratamento.
“O Departamento de Lentes de Contato do Hospital Sadalla Amin Ghanem tem como objetivo a constante atualização para sempre apresentar as melhores e mais modernas opções de lentes de contato para os nossos pacientes”, conclui a oftalmologista.



Fonte: Mariana Woj - Jornalista
Foto: Divulgação 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página