Blog Top Society - Karla Cruz

A importância da educação profissional qualificada

24/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5290_post_991.jpg
Muito se fala sobre o destino da educação no Brasil. Hoje em dia o mercado de trabalho está mais exigente e por consequência, busca profissionais com cursos técnicos, com aprendizado focado totalmente na função que será exercida. Dados do IBGE mostram que no Brasil, menos de 10% dos jovens optam por uma formação técnica, enquanto nos países desenvolvidos, a média é de 50%.
 
De acordo com Silvia De Pieri Oliveira, gerente executiva SESI/SENAI do Vale do Itajaí, entidades da FIESC, ter estudos e uma certificação segmentada é algo necessário para conseguir se destacar entre os concorrentes na disputa por uma vaga de emprego.
 
Silvia observa que o novo ensino médio é uma grande oportunidade para a valorização da formação profissional dos jovens e para um desenvolvimento inclusivo do país. A falta de profissionais capacitados foi inclusive um dos temas do último Fórum Econômico Mundial, realizado anualmente em Davos, na Suíça, reunindo a cúpula das maiores empresas globais, governantes das grandes potências e pensadores. Na ocasião, divulgou-se que metade de todos os empregados no mundo precisará de requalificação até por volta de 2025, e esse número não inclui os desempregados.
 
Vantagens e benefícios dos cursos técnicos
 
Para quem quer entrar no mercado de trabalho, a educação técnica é o melhor caminho para conseguir o primeiro emprego. “Principalmente em tempos de pandemia ter uma especialização se torna um diferencial importante”, ressalta Silvia.
 
“O curso técnico é uma grande chance dos adolescentes se prepararem para o mercado. São cursos de nível médio que proporcionam ao estudante um acesso rápido ao mercado de trabalho. Isso porque conseguem unir conhecimento teórico e prático em uma única dinâmica, facilitando ainda mais o entendimento do aluno e o ajudando bastante em sua escolha profissional”, afirma a gerente do SESI/SENAI.
 
Silvia ainda comenta que os cursos técnicos são formas de capacitação que oferecem tecnologias de ponta como ferramentas de estudo, deixando o aluno ainda mais atualizado sobre o mercado contemporâneo.
 
Outra questão importante é sobre o tema “life long educacion”, educação ao longo da vida, estamos sempre aprendendo, precisamos nos atualizar e aprimorar nossas competências. O curso técnico faz parte deste investimento na carreira, ter conhecimento da teoria e prática e assim ser mais assertivo na sua escolha da graduação. Silvia complementa “Precisamos planejar a sucessão técnica em nossas indústrias, os mais bem preparados estarão prontos para novos desafios nas suas carreiras, além de assegurar a sua permanência no mercado de trabalho”.
 
O SESI/SENAI Vale do Itajaí está com matrículas abertas para os cursos: Eletrotécnica (Timbó), Administração (Blumenau e Timbó), Edificações (Blumenau) e Desenvolvimento de Sistemas (Blumenau). As inscrições são por ordem de chegada.
 
Modalidade de ensino
 
O SESI/SENAI oferece também cursos rápidos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação direcionados para a formação profissional em diversas áreas de atuação. As áreas de cursos de curtas duração oferecidas pelo SESI/SENAI são: Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão Empresarial, Metalmecânica, Segurança, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário. São cursos focados em necessidades específicas de mercado, e uma forma rápida de capacitação.
 
Mais informação e inscrições em: https://cursos.sesisenai.org.br/
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página