Um lugar projetado
para promover uma experiência única, combinando inovação, tecnologia e
sustentabilidade. Essa é a proposta da Altenburg Experience, nova loja da
centenária catarinense que foi inaugurada nesta terça-feira (18), no Balneário
Shopping, em Balneário Camboriú, litoral norte de Santa Catarina.
Com 16
monomarcas distribuídas por todo o Brasil e a primeira franquia aberta em maio,
o novo projeto é considerado uma referência na jornada varejista da empresa,
com tecnologia de ponta e sete pontos de experiência do cliente.
“A ideia é irmos cada
vez mais além da exibição e da venda de produtos em nossas lojas. Queremos
criar uma conexão emocional com as pessoas, aproximando-as dos processos de
fabricação, da nossa missão e do nosso propósito”, ressalta Fabrício Juvêncio,
gerente de varejo da Altenburg.
Quem passa pelo
local, pode ser impactado – e surpreendido – de diferentes formas. De design
moderno e minimalista, o espaço recebeu recursos especiais de iluminação, que
são ativados a partir da interação do cliente em um totem de autosserviço,
sinalizando onde estão determinadas peças no ponto de venda (PDV). A iniciativa
faz parte da área “Lab”, em que os clientes podem personalizar o travesseiro
ideal conforme suas preferências e necessidades e já levá-lo para casa.
“Esse é um projeto
que tem o DNA da Altenburg e é calcado na premissa do bem dormir. Além dos
nossos mais de 50 tipos de travesseiros, o cliente pode ali criar o seu próprio
travesseiro, atendendo às suas especificidades e preferências”, explica
Fabrício Juvêncio.
Sustentabilidade:
compromisso da Altenburg com o futuro
Na Altenburg
Experience, a empresa demonstra, na prática, como a responsabilidade
socioambiental faz parte do DNA do negócio. O tema pode ser encontrado em
iniciativas que vão desde a comunicação clara sobre o processo de reutilização
das fibras até a existência de um ponto de coleta de edredons e travesseiros
usados.
O gerente de marcas
da Altenburg, Otávio Correa de Arruda, envolvido desde a idealização até a
execução da loja modelo, comenta:
“Para nós, inovação e
sustentabilidade são temas que caminham juntos. Seja na criação de novos
produtos, abertura de lojas ou realização de iniciativas de marketing,
otimizamos recursos e potencializamos resultados.”
Esse espaço destinado
para recolha dos itens foi totalmente customizado e pensando na logística
reversa e na otimização da cadeia produtiva.
“Os produtos serão
transformados, reinseridos no mercado e toda a renda será revertida para
projetos socioambientais”, pontua o gerente de marcas da Altenburg.
Dados recentes da
Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) revelam que apenas 1% dos
têxteis descartados no país são reciclados, evidenciando a urgência de
iniciativas como a da companhia. Tiago Altenburg, presidente, destaca o
significado desta inauguração.
“A Altenburg
Experience é uma loja que servirá de modelo para nós e nossos franqueados. Ela
representa a integração perfeita entre experiência do cliente, sustentabilidade
e inovação, já que o bem-estar que defendemos não se limita aos nossos
produtos”, enfatiza.
Arquitetura e
tecnologia conectadas
A Altenburg
Experience é um projeto que traduz a essência da marca. Com espaços sensoriais,
ela conduz o cliente para uma jornada individualizada de compra.
Iluminação,
ambientação, tons que acolhem, um laboratório e uma assistente virtual que, com
auxílio de inteligência artificial, apresenta os benefícios do produto e ajuda
o consumidor a descobrir sua melhor escolha, deixam o espaço totalmente
diferenciado.
“São atributos que
reforçam a construção do bem dormir e enfatizam a qualidade dos nossos
produtos”, ressalta Fabrício Juvêncio.
Para ampliar a
experiência do cliente com a marca, o gerente de varejo explica que foram
criados novos pontos de conexão.
“Além da tecnologia
investida, que se baseia em um complexo estudo de comportamento humano e de
arquitetura voltada ao bem-estar, criamos um projeto que pudesse promover
aconchego e estimular a sensação de tranquilidade nos ambientes. Sabemos que os
seres humanos são seres adaptáveis, por isso, o ambiente influencia em seus
comportamentos. Nossos sentidos são como sensores que acionam conforme a
distribuição de um ambiente, suas cores, seu cheiro, os ruídos existentes no
local… Estes são os principais gatilhos que despertam na gente as primeiras
sensações, sejam positivas ou negativas”, analisa o gerente de varejo da
Altenburg.
A valorização do
bem-estar é cada vez mais uma commodite nos dias de hoje. Segundo o relatório
Felicidade Mundial, patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e
feito pelo Gallup World Poll, entre os variados fatores que podem interferir na
definição, um ponto de destaque nos países do topo do ranking é a valorização
do bem-estar. No último ano, o Brasil subiu cinco posições no relatório,
estando na 44ª colocação entre os 143 participantes. Entre os países da América
do Sul, os brasileiros só ficam atrás do Uruguai (26) e do Chile (38).
Sobre a
Altenburg
A Altenburg é uma
empresa catarinense fundada há 102 anos, em Blumenau, atuante no segmento de
cama, banho e decoração para casa. A marca é líder na produção de travesseiros
na América Latina, com a fabricação de 1,3 milhão de unidades por mês.
A empresa gera mais
de 2 mil empregos diretos e está presente com seus produtos em mais de 10 mil
pontos de venda em todos os estados brasileiros, além de países da América
Latina. Para dar conta dessa produção, conta com quatro unidades fabris: duas
em Blumenau, uma em Sergipe e outra no Paraguai.