Blog Top Society - Karla Cruz

Chega a Jaraguá novo equipamento para detectar o câncer de mama

19/03/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5252_post_3033.jpg
A mamografia é uma grande aliada na saúde das mulheres e começa a fazer parte da vida feminina, principalmente após os 40 anos. Com o passar dos anos, esse exame passou a ser visto pelas mulheres com bons olhos, porque além do diagnóstico precoce, a evolução da tecnologia trouxe mais conforto às pacientes na hora do exame.
 
Pioneiro na região de Jaraguá do Sul, mais uma vez o Centro de Imagem inovou.  Nesta quinta-feira (18) o Centro de Imagem 2, que integra o Complexo do Hospital Jaraguá, recebeu um mamógrafo que oferece uma tecnologia inédita para a região.  O objetivo é proporcionar diagnósticos ainda mais precisos e seguros, além de aumentar o conforto durante a execução do exame. 
 
“Durante a mamografia é a própria paciente quem define a compressão que poderá ser exercida sobre as mamas, isso é possível porque o aparelho possui Design Comfort. Essa tecnologia ajudará principalmente as mulheres que apresentam queixas de dor durante o exame”, explica a gerente do Centro de Imagem, Rose Catarina Corezzolla.
 
Comparado aos equipamentos de mamografia disponíveis no mercado, o modelo adquirido (GE Healthcare/Pristina Seno Ires) também emite 50% menos radiação durante a execução do exame, de acordo com Rose Catarina. “Esta é uma preocupação comum para as mulheres que têm alguma alteração na tireóide, mas agora elas ficarão tranquilas, porque o índice de radiação emitida por este mamógrafo é quase o mesmo encontrado em ambientes comuns”, ressalta a profissional.
 
A nova aquisição triplicará a capacidade de realização de mamografias no Centro de Imagem do Hospital Jaraguá. O responsável técnico do serviço no Centro de Imagem 2, o médico radiologista Gustavo Gonçalves Piacente, explica que o novo aparelho também reduzirá o tempo de análise dos dados, permitindo um diagnóstico mais rápido e acurado, com imagens mais precisas. 
 
“Este mamógrafo trará ainda mais precisão no diagnóstico do câncer de mama, aumentando as chances de detectar a doença nas fases iniciais e ampliando  as chances de cura”, destaca Piacente.
 
O investimento no mamógrafo foi de quase um milhão de reais. Em alguns dias, a novidade já estará disponível para a realização de exames. “O aparelho será instalado e passará por um período normal de testes de funcionamento e de qualidade de imagens. Em seguida, toda a equipe responsável pela operação, passará por um treinamento oferecido pela fabricante”, conta Rose Catarina.
 
Mamografia deve ser feita mesmo durante a pandemia
 
Todos os anos, o câncer de mama afeta milhares de  mulheres no Brasil. Dados do Atlas de Mortalidade por Câncer mostram que só no ano de 2019, mais de 18 mil mulheres perderam a luta contra o câncer de mama, uma estatística que reforça a importância do diagnóstico precoce.
 
No entanto, recentemente, a Fundação do Câncer divulgou um estudo - baseado em dados do SUS-Sistema Único de Saúde - apontando uma queda de 84% no volume de mamografias realizadas durante o ano de 2020. A diminuição, de acordo com especialistas, é reflexo da pandemia que levou muitas mulheres a deixarem de fazer os seus exames de rotina. Um fator que contribui para o diagnóstico tardio da doença e reduz as suas chances de cura.
 
“O exame de mamografia permite identificar o câncer de mama antes do surgimento de sintomas identificados durante a palpação ou pela percepção de alteração das mamas. Por esse motivo, é um procedimento considerado eficaz para a redução da mortalidade por câncer de mama”, reforça Piacente.
 
Um levantamento internacional, divulgado pelo Global Cancer Observatory, mostrou que em 2020 o câncer de mama foi a doença oncológica mais incidente na população mundial. Respondeu por 11,7% dos novos casos de câncer registrados no período, um total de 2,26 milhões de diagnósticos.
 
Imagem: Divulgação/ GE Healthcare
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página